Eliminatórias da Copa

Acusado de cuspir em Messi marca golaço de bicicleta, e Paraguai vence Argentina

Antonio Sanabria anota pintura e ajuda seleção albirroja a virar para cima dos hermanos, em Assunção

Nem Messi e nem Lautaro Martínez. Quem roubou a cena no Paraguai x Argentina desta quinta-feira (14) foi Antonio Sanabria. Com um golaço de bicicleta, digno de Prêmio Puskás, o atacante ajudou a seleção albirroja a vencer os atuais campeões mundiais por 2 a 1, de virada, no Defensores del Chaco.

Dos seis tentos do Paraguai nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, quatro foram marcados por Sanabria. Protagonista absoluto do time comandado por Gustavo Alfaro. Protagonismo esse, inclusive, que não se limita a bolas nas redes dos adversários. O jogador de 28 anos, além de artilheiro, também costuma ser polêmico.

Prova disso foi o que aconteceu há pouco mais de um ano, em outubro de 2023, quando Argentina e Paraguai se enfrentaram no Monumental de Núñez, pela terceira rodada das Eliminatórias.

Naquela partida, vencida pelos hermanos por 1 a 0, Sanabria foi acusado de cuspir em Messi.

Relembre a cusparada de Sanabria em Messi

Já na reta final do triunfo argentino sobre os paraguaios em Buenos Aires, Sanabria, após uma discussão, cuspiu na direção de Messi, que estava de costas. O lance causou revolta nacional e ganhou as páginas dos principais jornais esportivos do país.

A lamentável cena ocorreu precisamente aos 34 minutos do segundo tempo, quando Messi sofreu falta do lateral-esquerdo paraguaio Espinoza perto do meio-campo. Próximo do incidente, Sanabria se estranhou com o craque argentino e soltou uma cusparada, que foi exibida minutos depois pela transmissão.

Questionado sobre a atitude do adversário, o camisa 10 colocou panos quentes no episódio e garantiu não ter visto o que aconteceu.

— A verdade é que eu não vi. Eles me disseram lá no vestiário que um menino tinha me cuspido. Eu não sei nem quem é o menino. Eu não vi. Eu vi isso porque eles me disseram, me mostraram depois, mas eu também não quero dar nenhuma importância. Prefiro não falar, senão ele vai sair e falar por todos os lados e vai se tornar conhecido.

Como foi Paraguai 2 x 1 Argentina pelas Eliminatórias?

Foi um início de jogo disputado e marcado pelo equilíbrio em Assunção. Mas a Argentina, quase sempre letal em seus ataques, precisou de uma estocada para abrir o placar. Lançado por Enzo Fernández nas costas da defesa paraguaia, Lautaro Martínez invadiu a área, chutou cruzado e venceu Gatito Fernández.

A vantagem albiceleste, no entanto, durou pouco. Aos 19 minutos, Velázquez cruzou da direita e achou Antonio Sanabria que, de primeira, acertou uma linda bicicleta para empatar a partida. Pelo que ambas as seleções apresentaram no primeiro tempo, o 1 a 1 parcial ficou de bom tamanho.

Na volta do intervalo, com um minuto no relógio, os paraguaios tomaram a dianteira no marcador. Em cobrança de falta pela esquerda, Diego Gómez despejou bola na área, Alderete surgiu na segunda trave e testou consciente, cruzado, no canto de Dibu Martínez.

Foi o suficiente para garantir a vitória. A Argentina bem que tentou uma reação, porém, sem sucesso. Três pontos importantes, que levaram o Paraguai, sexto colocado, a 16 — quatro a mais em relação à Bolívia — primeira seleção fora da zona de classificação.

Próximos jogos de Paraguai e Argentina

O Paraguai volta a campo na próxima terça-feira (19), para enfrentar a Bolívia, fora de casa, pela 12ª rodada das Eliminatórias. A bola rola a partir das 17h (horário de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto.

No mesmo dia, só que às 21h (horário de Brasília), a Argentina recebe o Peru, em La Bombonera, também pela 12ª rodada.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo