Eliminatórias da Copa

‘Nunca terei noite melhor na minha vida’: Herói da Irlanda faz impossível por vaga na Copa

Troy Parrott carregou sua seleção na Data Fifa de novembro e garantiu milagre no Grupo F das Eliminatórias Europeias

Enquanto Portugal garantiu uma classificação tranquila à Copa do Mundo de 2026, o outro jogo do Grupo F das Eliminatórias Europeias proporcionou uma das melhores histórias do futebol de seleções dos últimos anos — e tudo graças a Troy Parrott.

Neste domingo (16), a Irlanda venceu a Hungria por 3 a 2, de virada, no Estádio Ferenc Puskas, em Budapeste, pela última rodada da chave. No confronto direto por uma vaga na repescagem da Uefa para o Mundial, apenas a vitória garantia a 2ª posição para a equipe de Heimir Hallgrímsson.

Ciente do drama, o centroavante do AZ colocou a partida debaixo do braço ao marcar os três gols de sua seleção. Aliás, o triunfo veio no último lance da partida, aos 50 minutos do 2º tempo. Caoimhin Kelleher mandou um balão para a grande área, cuja bola foi desviada por Liam Sacles.

Parrott, de frente para o gol, não perdoou e balançou as redes para levar os irlandeses à loucura. Não é para menos, já que a seleção agora tem a chance de voltar à Copa do Mundo, cuja última participação foi em 2002, quando foi eliminada nas oitavas de final para a Espanha, nos pênaltis.

Troy Parrott carrega Irlanda para repescagem

Antes do hat-trick contra os húngaros, o atacante do AZ Alkmaar já tinha feito a diferença para a seleção irlandesa na última quinta-feira (13), quando marcou os dois gols do triunfo sobre Portugal, no Aviva Stadium, em Dublin, pela penúltima rodada das Eliminatórias.

Em entrevista à “RTÉ Sport” após o milagre em Budapeste, Troy Parrott se emocionou ao classificar o momento como “um conto de fadas”. Em meio às lágrimas, o camisa 7 da Irlanda valorizou a classificação histórica aos playoffs europeus.

— São lágrimas de alegria… que noite, que noite. É por isto que amamos o futebol, porque coisas como essa podem acontecer. Adoro o meu país, por isso (a repescagem) significa tudo para mim — começou Parrott.

O centroavante da seleção revelou que essa era “a primeira vez que chorava em anos”. Ainda incrédulo com o feito irlandês, Troy Parrott relembrou que, após a partida contra os portugueses, afirmou estar vivendo “um sonho”.

— Mas o que aconteceu esta noite… acho que nunca terei uma noite melhor em toda a minha vida! — concluiu o atacante do AZ.

O primeiro gol de Parrott no jogo contra a Hungria foi de pênalti. Mesmo com 23 anos, o centroavante mostrou personalidade ao declarar que prefere “ter essa pressão” sobre si a transferir o momento decisivo para outro jogador.

Cria das categorias de base do Tottenham, Troy Parrott não teve sucesso no futebol inglês, onde acumulou empréstimos por Millwall, Ipswich Town, MK Dons e Preston North End. Em 2023, se mudou para os Países Baixos para defender as cores do Excelsior.

Após bom início na Eredivisie, o atacante irlandês chamou a atenção do AZ em 2023/24. Nesta temporada, Parrott tem 13 gols em 14 partidas pelo clube de Alkmaar.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Playoffs da Uefa para últimas vagas na Copa do Mundo

Ao todo, 16 seleções europeias jogarão a repescagem para a Copa do Mundo. Dessas, 12 países — incluindo a Irlanda — se garantem via Eliminatórias. As demais quatro vagas são preenchidas via Nations League, com as melhores equipes do torneio que tenham ficado fora da 1ª ou 2ª posição do qualificatório da Uefa.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, com o troféu da Copa do Mundo (Foto: Imago)
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, com o troféu da Copa do Mundo (Foto: Imago)

Nos playoffs, as seleções serão divididas em quatro grupos de quatro participantes, com semifinais e finais definidas em jogo único. O vencedor de cada chave garante vaga no Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá.

Os confrontos serão definidos em sorteio da Uefa na próxima quinta-feira (20). Os países do pote 1 têm como adversários equipes do pote 4. Já os representantes dos potes 2 e 3 se enfrentam. Os três primeiros potes são referentes às Eliminatórias, enquanto o último traz os times da Liga das Nações.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo