ConcacafEliminatórias da Copa

Trinidad e Tobago empata com Bahamas e está eliminado; São Cristóvão e Neves avança à próxima fase

Empate sem gols com a seleção bahamense elimina a seleção trinitina, que foi à Copa pela última vez em 2006, na Alemanha

As Eliminatórias da Copa seguem firmes na Concacaf e já temos uma seleção que já foi a um Mundial eliminada. Na rodada que aconteceu neste sábado, Trinidad e Tobago, que jogou a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, não tem mais chances de ir ao Catar em 2022, a uma rodada do fim da primeira fase.

Um empate em 0 a 0 com Bahamas fez os trinitinos serem eliminados na primeira fase das Eliminatórias da América do Norte e Central. O mais surpreendente é que classificou a pequena seleção de São Cristóvão e Neves, que terminou em primeiro no Grupo F, com nove pontos. Trinidad e Tobago tem dois empates e só uma vitória.

O empate deixou Trinidad e Tobago a cinco pontos de São Cristóvão e Neves, a uma rodada do fim desta fase. Bahamas não tinha feito nenhum ponto até a partida deste sábado, com três derrotas em três jogos. Guiana e Porto Rico, outras seleções do grupo, também estão eliminadas. Os jogadores de Bahamas comemoraram muito o pontinho suado.

Todos os outros favoritos passaram. O Panamá, que foi à Copa 2018 na Rússia, venceu de forma absolutamente tranquila a seleção de Anguila por 13 a 0. Para se classificar à próxima fase, o time precisa apenas não perder da República Dominicana na próxima terça-feira, data da última rodada desta fase.

O Haiti foi outro a golear de forma categórica. Venceu por impressionantes 10 a 0 as Ilhas Turks e Caicos. Está em primeiro no Grupo E, mas com o mesmo número de pontos da Nicarágua. Os haitianos estão em vantagem no saldo de gols, mas a terça-feira promete: haverá um confronto direto entre os dois para definir quem avança.

Curaçao está em situação similar. O time venceu as Ilhas Virgens Britânicas por 8 a 0 e está com a mesma pontuação da Guatemala, que também fez 10 a 0 em São Vicente e Granadinas. As duas seleções fazem confronto direto na próxima terça-feira, em Willemstad. Quem vencer, leva. O saldo de gols de ambos é igual, mas Curaçao tem um gol a mais marcado.

O Canadá foi outro que ficou um passo mais perto de avançar à próxima fase. Em março, venceu as Ilhas Cayman por 11 a 0, batendo um recorde. Venceu Aruba por 7 a 0, o que mantém os canadenses à frente de Suriname na disputa por vaga no saldo de gols. As duas seleções também se enfrentam na última rodada, em um confronto direto para saber quem avança.

Outra goleada saiu com El Salvador, que fez 7 a 0 nas Ilhas Virgens Americanas. Os salvadorenhos estão à frente de Antigua e Barbuda no saldo de gols, já que ambos têm sete pontos. E também irão se enfrentar na rodada final, na terça-feira.

Os seis classificados avançam à segunda fase das Eliminatórias da Copa e se enfrentam em playoffs, com jogos de ida e volta. Os vencedores avançam à fase final, se juntando aos já previamente classificados por ranking, México, Honduras, Jamaica e Costa Rica. Essa fase começa em setembro.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo