Eliminatórias da Copa

Xodó de Tuchel marca golaço e sonha em retomar auge que teve com alemão no Chelsea

Sem dificuldades, Inglaterra bateu Letônia por 3 a 0 pelas Eliminatórias para a Copa

Frente a uma frágil Letônia, a Inglaterra teve tarefa fácil em Wembley e bateu o rival por 3 a 0 pela 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 nesta segunda-feira (24). A segunda vitória da era Thomas Tuchel ficou marcada pelo retorno de um jogador após quase três anos sem ser titular na seleção inglesa.

Reece James, lateral-direito do Chelsea, começou sua primeira partida pelos Três Leões desde setembro de 2022 — no período, ele fez dois jogos como reserva, incluindo a vitória sobre a Âlbania na última sexta (21).

E nada melhor para o retorno do jogador que viveu o auge da carreira com o técnico alemão, entre 2021 e 2022, com um golaço de falta que abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Uma cobrança perfeita, por cima da barreira e sem chances para o goleiro letão Krisjanis Zviedris.

— Faz muito tempo [desde o último jogo pela seleção inglesa], tive dois anos frustrantes. Estou muito feliz por ser convocado pelo meu país novamente. Vi a barreira e senti que poderia mandar por cima. Fiquei um pouco surpreso que ela tenha acertado a rede. As ideias de Thomas Tuchel são claras. Temos um objetivo e ele começa esta semana até a Copa do Mundo — disse o atleta de 25 anos à emissora “ITV”.

Além do gol, ele teve boa participação ofensiva na direita (defensivamente não foi exigido pela fraqueza adversária).

Reece James contra Letônia:

  • 90 minutos jogados
  • 1 gol
  • 118 ações com a bola
  • 96 passes certos de 97 tentados (99% de eficácia)
  • 1 passe decisivo
  • 2 lançamentos certos (100%)
  • 2 cruzamentos certos (66%)

Campeão da Champions League 2021 como titular com Tuchel, James fez as duas temporadas com mais partidas na carreira justamente quando o agora técnico da Inglaterra esteve em Stamford Brigde.

O lateral, após a demissão de Tuchel em setembro de 2022, sofreu 11 lesões (especialmente no joelho e na coxa), ficou no departamento médico por 470 dias e foi desfalque por 85 jogos, segundo dados do site “Transfermarkt”.

Desde então, James não passou de 30 jogos em uma temporada. Inclusive, na atual, ficou mais vezes fora (22) do que dentro de campo (14).

As últimas temporadas de Reece James no Chelsea:

  • 2021/22 (meia temporada com Tuchel): 47 jogos, 1 gol e 5 assistências
  • 2021/22 (com Tuchel toda temporada): 40 jogos, 6 gols e 10 assistências
  • 2022/23 (Tuchel demitido após um mês): 24 jogos, 2 gols e 2 assistências
  • 2023/24: 11 jogos e 2 assistências
  • 2024/25: 14 jogos, 2 gols e 1 assistência

Foi apenas a quinta vez que James atuou por 90 minutos em 2024/25. Não é certo que os problemas físicos do defensor acabaram, mas receber a confiança do técnico que melhor o potencializou na carreira deve ajudar a manter o sonho de uma condição melhor do que passa há quase três anos.

— Eu conheço Reece e a qualidade que o garoto tem é incrível. Ele tem todo o direito de estar orgulhoso e feliz com sua performance. Ele está em excelente forma. Ele parece afiado, em forma e a qualidade não pode deixar dúvidas — celebrou Tuchel, também à “ITV”.

Inglaterra domina 1º tempo marcado por golaço de James

Um bombardeio de finalizações do mandante aconteceu por quase toda a etapa inicial. Foram 17 chutes contra dois da Letônia. Faltou, no entanto, algo mais claro. Muitos chutes foram para fora, quase sempre em bola parada ou cruzamentos do lado do campo.

Antes do golaço de James, a oportunidade mais próxima das redes veio dos pés do zagueiro Ezri Konsa, que mandou uma bomba da pequena área e Zviedris brilhou ao defender.

Mas, antes mesmo dessa chance, o visitante teve uma rara chance que quase terminou em gol. Aos 17, o mesmo Konsa vacilou ao não conseguir proteger a bola para Pickford encaixar, Gutkovskis aproveitou a sobra e quase empurrou para as redes — a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Bellingham e James comemoram gol da seleção inglesa
Bellingham e James comemoram gol da seleção inglesa (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Seleção de Tuchel mantém o ritmo

Ainda mais dominante, os Três Leões continuaram a criar e ampliaram a vitória. Kane mandou uma batida rente à trave que antecedeu seu gol, aos 22, quando Rice cruzou rasteiro e ficou fácil para o atacante do Bayern de Munique completar para as redes.

Do banco de reservas saiu Eze, que marcou um golaço com meia hora. O ponta dançou na esquerda, deixou dois para trás e chutou com desvio para as redes. Rogers quase fez o seu em finalização parecida com a de Kane que foi para fora.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo