Seleção Brasileira pode dar a Raphinha cereja do bolo em sua reta final mágica de 2024
Mesmo jogando fora de sua posição natural, jogador do Barcelona é o principal ativo de Dorival Junior nesta Data Fifa
É provável que nem o próprio Raphinha pudesse imaginar um momento tão especial como o vivido por ele na reta do ano de 2024.
Escanteado por Xavi no Barcelona, o brasileiro foi alvo de diversos rumores sobre sua saída do clube catalão e até mesmo teve sua presença na Seleção Brasileira contestada no início do ano.
A troca de comando no clube blaugrana, no entanto, parece ter sido a virada de chave para que Raphinha recuperasse seu futebol e ganhasse uma injeção de motivação. Atualmente, o jogador é peça fundamental para Flick e mostrou que seu protagonismo pode se estender ao time comandado por Dorival Júnior.
São 12 gols e 10 assistências em 17 jogos no clube espanhol nesta temporada, média de mais de uma participação direta em gol por jogo. Pelo Brasil, Raphinha marcou quatro gols em dez jogos e pode terminar o ano como artilheiro da equipe treinada por Dorival Junior.
Contra a Venezuela na última quinta-feira (14), o camisa dez anotou um belo gol de falta para abrir o placar do duelo, que terminou empatado por 1 a 1.
Com o gol diante dos venezuelanos, Raphinha ultrapassou Endrick e Rodrygo, ambos com três gols. Com a ausência da dupla do Real Madrid (Endrick por opção e Rodrygo por lesão), Raphinha tem tudo para fechar o ano como o goleador da amarelinha.
Vinicius Júnior e Igor Jesus, que devem atuar ao lado de Raphinha no ataque diante do Uruguai nesta terça-feira (19), em Salvador, possuem dois e um gol, respectivamente.
Raphinha sacrificou posição no ataque para se tornar decisivo
Raphinha soma três gols nos últimos dois jogos na seleção brasileira e sua fase excepcional passa, em parte, pela mudança de posição que fez na temporada.
Antes, o jogador atuava na ponta, geralmente na direita, para aproveitar a força de sua perna canhota afiada. Assim que Flick chegou ao Barcelona, o brasileiro passou a atuar mais centralizado.
Seja construindo o jogo ou mesmo pisando na área, jogar por dentro deu mais liberdade para Raphinha se movimentar em campo.
Com isso, o brasileiro toca mais vezes na bola, consegue se aproximar melhor de seus companheiros para triangular e principalmente finalizar para o gol.
Em sua nova faixa de campo, Raphinha tem se mostrado mais versátil. Controla o jogo, mas pisa muito na área também. Tanto na Seleção Brasileira como no Barcelona, ele realiza o importante trabalho de quebrar linhas defensivas com certa facilidade.
Artilheiros da seleção em 2024
Jogador | Gols |
---|---|
Raphinha | 4 |
Endrick e Rodrygo | 3 |
Andreas Pereira, Luiz Henrique, Lucas Paquetá e Vinicius Jr. | 2 |
Gabriel Martinelli, Igor Jesus e Savinho | 1 |
Próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa 2026*
- Brasil x Uruguai – terça-feira (19/11) – 21h45 (horário de Brasília);
- Brasil x Colômbia – quinta-feira 20/03/2025 – horário a confirmar;
- Argentina x Brasil – terça-feira 25/03/2025 – horário a confirmar;
- Equador x Brasil – quarta-feira 04/06/2025 – horário a confirmar;
- Brasil x Paraguai – segunda-feira (09/06/2025)-horário a confirmar;
- Brasil x Chile – terça-feira (09/09/2025) – horário a confirmar;
- Bolívia x Brasil – domingo (14/09/2025) – horário a confirmar.
*Os horários e datas dos jogos do Brasil em 2025 podem sofrer alterações