Um mapa interativo com todos os 79 gols do recorde de Neymar pela Seleção
Neymar ultrapassou Pelé como maior artilheiro da história da Seleção e preparamos um mapa com a localização de todos os tentos

A história dos grandes craques da seleção brasileira quase sempre é contada através de títulos. Muitas lendas possuem troféus, sobretudo Copas do Mundo, para definir sua grandeza com a camisa amarela. Nem todos, porém, conseguem ser realmente felizes nessa caminhada. E a qualificação de Neymar não é tão grande porque seus maiores feitos acabam limitados ao ouro olímpico de 2016 e à Copa das Confederações de 2013. Em termos de números, porém, o camisa 10 conseguiu um feito que nem Ronaldo ou Romário alcançaram. Que nem Pelé atingiu, afinal. A artilharia histórica da Seleção é o maior respaldo para Neymar com a Canarinho.
Nesta sexta, Neymar deu o soco no ar para celebrar o gol 78, que o colocou um tento acima de Pelé, e ainda faria o tento de número 79 contra a Bolívia no Mangueirão. Cabe dizer, contudo, que a conta do Rei é um pouco maior. Os 77 gols que Neymar superou foram anotados contra outras seleções. Pegando também amistosos contra clubes e combinados regionais, há mais 22 gols de Pelé que acabam não contabilizados nos cálculos oficiais da Fifa. A CBF, particularmente, conta 95 desses 99. Eram outros tempos e, no contexto, esses tentos do Atleta do Século são tão ou mais importantes que os anotados contra as equipes nacionais. Entretanto, na padronização internacional, o número geralmente considerado é o que Neymar superou.
Os gols de Neymar se concentram em amistosos. Foram 46 gols em 70 partidas do tipo com a Seleção – incluindo aqui o Superclássico das Américas contra a Argentina. Sua média em Eliminatórias é excelente, com 16 gols em 25 partidas, mesmo entrando só agora em sua terceira edição do qualificatório. Tem ainda cinco gols em Copas América e quatro em Copas das Confederações. E guardou oito tentos em 13 aparições em Copas do Mundo – um número também considerável, mas não tão notado quando falta um título na competição.
Aos 31 anos, Neymar tem totais condições de atingir uma estatística ainda mais fantástica pela Seleção. Quem sabe, atingindo a marca centenária que só Cristiano Ronaldo, Ali Daei e Lionel Messi conseguiram até hoje. A partida contra a Bolívia retratou como o camisa 10 ainda pode sobrar dentro de campo, especialmente contra adversários mais frágeis. O grande ponto de interrogação sobre sua carreira é a maneira como a transferência para o Al-Hilal impactará em suas condições e no ritmo de jogo. Em teoria, estará numa liga de nível mais baixo. Porém, tal mudança poderá ajudar o camisa 10 a se preservar fisicamente e ainda apresentar seu talento periodicamente com a seleção brasileira. São respostas que o atacante precisará dar a cada partida.
Por sua idade, Neymar tem ao menos um ciclo de Copa do Mundo pela frente. Poderá anotar mais gols pelas Eliminatórias e terá uma nova chance de conquistar a Copa América, também uma lacuna em sua carreira pela Seleção, quando era desfalque no título de 2019. O Mundial, de qualquer maneira, é o que marca o rito de passagem aos maiores da Seleção. O camisa 10 deve ter pelo menos mais uma tentativa. Quem sabe, para tornar esse número impressionante de 79 gols em 125 partidas ainda mais memorável. A honra de conseguir ultrapassar Pelé, mesmo que o Rei tenha uma média maior e jogasse com menos frequência, é única.
O mapa dos gols de Neymar pela Seleção
Abaixo, preparamos um mapa com os 79 gols de Neymar pela Seleção. Os gols estão localizados conforme os estádios em que foram marcados. Além disso, no painel à esquerda, os tentos estão organizados conforme a competição em que saíram. Para ver com mais detalhes, clique na seta para baixo, que serão exibidos também todos os adversários contra os quais os gols aconteceram. Clicando no nome dos times, há uma pequena ficha sobre cada um dos tentos. Caso você opte por visualizar através do mapa, é preciso aumentar o zoom para diferenciar alguns marcadores que estão sobrepostos. Além do mapa, confira também a lista de gols abaixo.