Eliminatórias da Copa

James Rodríguez vive ‘montanha-russa’ e ajuda Colômbia a quebrar tabu contra Argentina

Em reedição da final da Copa América, colombianos se vingam e sobem na tabela das Eliminatórias

Além de reeditar a final da Copa América 2024, o jogo entre Colômbia x Argentina desta terça-feira (10) trazia um outro ingrediente interessante. Os Cafeteiros, mandantes da partida no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, não venciam a albiceleste há mais de cinco anos. Tabu incômodo, que finalmente foi quebrado.

Com James Rodríguez protagonista na partida, a Colômbia derrotou a Argentina por 2 a 1 e assumiu, ao menos de maneira provisória, a vice-liderança das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Apesar do revés, os hermanos seguem na ponta da tabela, com 18 pontos.

James viveu uma verdadeira ‘montanha-russa' de emoções em Barranquilla. O camisa 10 colombiano errou feio no gol argentino. No entanto, se redimiu ao, de pênalti, desempatar o jogo. Antes disso tudo, ele havia descolado assistência perfeita para o gol de Yerson Mosquera.

Como citado, mais do que se vingar da derrota na decisão da Copa América, a seleção colombiana tinha a missão de colocar ponto final num jejum indigesto.

A última vitória dos Cafeteiros sobre os argentinos havia sido em junho de 2019. Desde então, quatro encontros, com dois empates e dois triunfos da albiceleste.

Argentina perde oportunidade de igualar marca histórica

A excelente fase da seleção argentina não se restringe aos jogos em casa. Pelo contrário. O time de Lionel Scaloni venceu as três primeiras partidas que disputou como visitante na atual edição das Eliminatórias. A sequência, todavia, foi interrompida nesta terça.

Caso batesse a Colômbia, a equipe albiceleste igualaria a maior sequência com 100% de aproveitamento na disputa, alcançada entre os anos de 1997 e 2000. Na ocasião, os hermanos venceram quatro jogos seguidos como visitantes.

Ancelotti e… quem? 🤔🇦🇷

Treinador da Argentina, Scaloni surpreende ao apontar suas inspirações na profissão

trivela.com.br/america-do-s…

[image or embed]

— Trivela (@trivela.com.br) September 8, 2024 at 9:17 PM

Como foi Colômbia x Argentina pelas Eliminatórias

Definitivamente não foi um 1º tempo vistoso em Barranquilla. Passes lentos, marcações encaixadas e defesas se sobressaindo sobre os ataques: Colômbia e Argentina fizeram jogo equilibrado e morno na etapa inicial.

Jogando em casa, os colombianos tomaram a iniciativa e controlaram a posse bola. A albiceleste, por sua vez, adotou postura mais reativa. Com bloco médio baixo, o time de Lionel Scaloni fechava bem os espaços e praticamente não sofria na defesa. Até que o toque diferenciado de James Rodríguez resolveu aparecer.

Aos 24 minutos, o ex-São Paulo cobrou escanteio curto, recebeu de Arias e cruzou na cabeça de Yerson Mosquera. Livre de marcação, o jovem zagueiro testou consciente e abriu o placar para os donos da casa. Erro tático e falta de atenção dos hermanos no lance.

A Argentina não queria interromper sua invencibilidade — que já durava 12 jogos. Por isso, adiantou as linhas, aumentou o volume ofensivo e pressionou o adversário. No início do 2º tempo, em erro de James Rodríguez na saída de bola, Nico González arrancou em velocidade, invadiu a área e tocou na saída de Vargas: 1 a 1.

A alegria dos visitantes, entretanto, durou pouco. Com sete minutos no relógio, Muñoz foi calçado por Otamendi na área e o VAR denunciou o lance. Após checagem no monitor, o árbitro marcou pênalti. James Rodríguez cobrou no alto, com perfeição, e recolocou a Colômbia em vantagem.

Próximos jogos de Colômbia e Argentina

Colômbia

  • Bolívia x Colômbia — Eliminatórias — 10/10
  • Colômbia x Chile — Eliminatórias — 15/10

Argentina

  • Venezuela x Argentina — Eliminatórias — 10/10
  • Argentina x Bolívia — Eliminatórias — 15/10
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo