Eliminatórias da Copa

Dorival Jr. já tem primeiro problema do ano a mais de um mês da próxima Data Fifa

Em março, Brasil terá dois confrontos duros pela Eliminatórias: Colômbia (em casa) e Argentina (fora)

Em março, a seleção brasileira entrará em campo pela primeira vez em 2025 para a sequência das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Entretanto, Dorival Júnior pode ter problemas em sua convocação, já que um de seus atacantes se lesionou.

Trata-se de Gabriel Martinelli, que se machucou na última quarta-feira (5), na derrota do Arsenal para o Newcastle por 2 a 0, no St James' Park, pelo jogo de volta da semifinal da Copa da Liga Inglesa. E o jogador de 23 anos ficará mais de um mês no departamento médico.

Segundo o inglês “The Athletic”, o problema muscular pode fazer com que Martinelli perca até o jogo contra o Chelsea, no dia 16 de março, pela Premier League. Quatro dias depois, a Amarelinha entra em campo para enfrentar a Colômbia, no Mané Garrincha, em Brasília.

Inicialmente, é certo que o atacante dos Gunners não jogue mais em fevereiro, sendo desfalque contra Leicester, West Ham e Nottingham Forest. Antes dos Blues, o Arsenal ainda encara o Manchester United no dia 9 de março.

Para piorar, a partida de ida das oitavas de final da Champions League estão marcadas para os dias 5 e 6 de março, enquanto a volta acontece na semana seguinte. O Arsenal aguarda o resultado dos playoffs para conhecer seu adversário.

Fato é que Gabriel Martinelli terá pouco tempo para recuperar seu ritmo de jogo antes da próxima convocação da seleção brasileira. A comissão técnica da Amarelinha está na Europa para avaliar jogadores que podem ganhar uma chance na lista final.

Martinelli busca seu espaço na seleção brasileira

Gabriel Martinelli se machucou e preocupa Arsenal (Foto: Imago)
Gabriel Martinelli se machucou e preocupa Arsenal (Foto: Imago)

Convocado por Tite para o Mundial de 2022, Martinelli busca seu espaço com Dorival na seleção brasileira para jogar o torneio nos Estados Unidos, México e Canadá. E o atacante do Arsenal tem sido frequentemente chamado pela Amarelinha.

Nas Eliminatórias para 2026, Gabriel Martinelli jogou seis dos 12 jogos da seleção brasileira — sendo dois como titular. Com a recente grave lesão no joelho de Neymar, o treinador realizou diversas mudanças no sistema ofensivo da Amarelinha.

E o atacante brasileiro tem feito sua parte no Arsenal, se consolidando como um dos homens de confiança de Mikel Arteta nesta temporada. Antes da lesão, Martinelli acumulou números importantes em participações em gols nos Gunners.

Gabriel Martinelli pelo Arsenal em 2024/25

  • Jogos: 35
  • Gols: 7
  • Assistências: 4
  • Minutos em campo: 2378 — média de 68 por partida

Contra os Magpies, o atacante dos Gunners precisou ser substituído ainda antes do intervalo após sentir o incômodo muscular na coxa. E o brasileiro não é a única baixa do Arsenal e (potencialmente) da seleção brasileira.

Gabriel Jesus rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em janeiro e não joga mais nesta temporada. O centroavante vinha em alta nos Gunners após um período de oscilação e tinha voltado ao radar da Amarelinha.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo