Gabriel Jesus, ‘polêmica’ com Arsenal e Neymar: médico da Seleção explica casos em coletiva
Rodrigo Lasmar dá entrevista na Granja Comary, comenta sobre preparação da Seleção Brasileira e coloca panos quentes em atrito com o Arsenal
Mais uma Data Fifa se aproxima, e a Seleção Brasileira vive a expectativa de voltar a campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. A Canarinho enfrenta Colômbia e Argentina, quinta-feira (16) e terça-feira (21) respectivamente. Nesta segunda-feira (13), Rodrigo Lasmar, chefe do departamento médico da Amarelinha, concedeu entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e comentou sobre a presença de Gabriel Jesus no plantel.
Apesar das alegações do Arsenal a respeito da recuperação de uma lesão muscular na coxa do atacante, a Seleção Brasileira reafirmou, através de Rodrigo Lasmar, que conta com o jogador para esta Data Fifa. Gabriel Jesus será avaliado, mas dificilmente terá condições de enfrentar a Colômbia. A expectativa é que ele fique à disposição de Fernando Diniz no clássico diante da Argentina.
– Nós estamos acompanhando a situação do jogador (Gabriel Jesus) desde que ele se lesionou, temos mantido contato com o departamento médico do clube (Arsenal) e com o próprio atleta. Sabemos que ele vem se recuperando de uma lesão muscular na região posterior da coxa direita. Ele já iniciou o trabalho de adaptação no campo. Mas o fato de trazermos o jogador é por uma filosofia do Diniz. Ele gosta de ter o grupo todo, gosta de ter os jogadores perto, acompanhar o que vem acontecendo com ele -, disse Rodrigo, antes de concluir sobre o tema:
– O jogador ainda não chegou, então eu ainda não avaliei para passar uma posição mais detalhada. Mas assim que ele chegar, vai passar por todas as nossas avaliações e nós vamos dar prosseguimento nessa fase final de reabilitação dele. Não estamos com nenhuma decisão sobre quando ele vai jogar, mas é importante tê-lo próximo. Ele se mostrou disposto a vir, querendo (defender a Seleção), isso é uma coisa que valorizamos bastante.
Gabriel Martinelli e a primeira ‘polêmica' com o Arsenal
Na convocação para os jogos do mês de outubro, Fernando Diniz não convocou Gabriel Martinelli pelo fato do Arsenal ter comunicado à Seleção que o jogador estava lesionado. Contudo, o prazo de recuperação o permitira estar na lista, tanto que o atacante participou do clássico dos Gunners contra o Tottenham antes da Data Fifa. A situação gerou incômodo entre o clube inglês e a entidade máxima do futebol brasileiro. Questionado sobre tal polêmica, Rodrigo Lasmar colocou panos quentes.
– São situação bem distintas (Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus). São jogadores diferentes, momentos diferentes. Na ocasião do Martinelli, quando ocorreu a nossa convocação, nós tivemos a informação de que ele não teria as condições de jogar por um tempo muito longo, o que naquele momento o tiraria dos confrontos. Posteriormente, ficamos sabendo que o jogador respondeu muito bem nessa reta final de readaptação, e o clube optou por colocá-lo em campo.
– Quando a gente fala de lesão muscular, ela tem um tempo estimado de recuperação, mas isso varia muito, para mais ou para menos. Isso pode acontecer. E foi o que aconteceu no caso do Martinelli. Eles tiveram a oportunidade de ver o jogador recuperado antes da hora e contaram com ele mesmo em uma previsão inicial de um retorno mais prolongado. Da mesma maneira, nós estamos valendo desse raciocínio com o Gabriel Jesus, de termos o jogador antes do tempo previsto (de recuperação).
Como anda a recuperação de Neymar?
Em outubro, durante a derrota do Brasil para o Uruguai, fora de casa, Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. O atacante deixou o gramado chorando e teve de passar por cirurgia. Segundo Rodrigo Lasmar, o quadro de recuperação do jogador vem progredindo bem, apesar do estágio inicial e da gravidade da contusão.
– O Neymar vem se recuperando muito bem. Ontem eu estive com ele, fizemos uma nova avaliação pós-operatória já prevista. Ele vem se recuperando muito bem, claro que em uma fase muito inicial. Ele teve uma lesão grave e complexa do joelho, rompeu o ligamento, teve lesões no menisco que precisaram ser suturadas. Então, baseado nisso, ele precisa ficar um tempo sem poder pisar. Ele vai passar por um processo de reabilitação lento, demorado, mas, até agora, vem respondendo muito bem. Estamos muito satisfeitos.
Preparação Colômbia x Brasil
A partir das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (16), o Brasil encara a Colômbia, em Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias. A preparação da Canarinho para o confronto foi dissecada por Lasmar, que rasgou elogios ao esforço da CBF na logística da partida.
– Nesse momento, nós desenhamos um planejamento para que tivéssemos as melhores condições possíveis para esse jogo. A CBF não mediu esforços, providenciou um avião que vai proporcionar aos jogadores uma qualidade muito grande. São seis horas e meia de voo, mas é um avião que dá um conforto, para que eles possam ir descansando e, principalmente, voltar logo depois do jogo descansando. São aviões com poltronas executivas, onde eles podem se recuperar por se tratar de um voo longo. Priorizamos a preparação aqui na Granja, onde nós temos a melhor estrutura possível. Nós treinamos aqui, ganhamos essa qualidade, viajamos direto para Barranquilla. Então tudo isso com o objetivo de dar a melhor condição para os jogadores.
Confira a lista dos convocados:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR), Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)