Eliminatórias da Copa

Catar nas Eliminatórias da Europa? Quase: país fará amistosos com times do Grupo A

Houve quem dissesse que o Catar irá jogar as Eliminatórias da Copa 2022 na Europa. Bom, claro que isso não é verdade, mas há uma razão para dizerem isso: o país que será sede da próxima Copa do Mundo acertou fazer amistosos contra os times do Grupo A, Portugal, Irlanda, Sérvia, Luxemburgo e Azerbaijão. Como são cinco times, sempre um deles folgará na rodada e será este que enfrentará o Catar, em amistoso.

LEIA TAMBÉM: Fifa sorteia grupos das Eliminatórias da Copa 2022 na Europa

Foi uma forma encontrada pelo país asiático de ter jogos para se preparar para a Copa do Mundo. Como país-sede, está previamente classificado. Precisa fazer amistosos para se preparar para o torneio e tentar não fazer feio naquela que será a sua primeira Copa do Mundo. Por isso, fará esses amistosos, entre 24 de março a 14 de novembro de 2021.

A seleção catariana joga as Eliminatórias da Copa na Ásia, mas não pensando na Copa: é porque a mesma competição serve tanto para a classificação ao Mundial quanto para a Copa da Ásia, a ser disputada em 2023. A Copa da Ásia, aliás, vai ser disputada menos de um ano depois da Copa, do dia 9 de junho a 9 de julho, com 24 seleções. O torneio está marcado para ser realizado na China.

Por isso, o Catar conseguiu um acordo para jogar contra todos os times do Grupo A nos momentos que eles estiverem de folga da rodada, de forma a aproveitar as datas. Isso faz com que o Catar tenha condições de jogar com times de diferentes níveis e com um calendário fixo, sempre com jogos na própria Europa, o que facilita para os times daquele continente.

É algo similar ao que fez a França nas Eliminatórias da Eurocopa 2016, quando foi sede e previamente classificada. Foi colocada como um participante sombra de um dos grupos, de modo a ter um calendário de amistosos para se preparar para o torneio.

O Catar virou arroz de festa do futebol de seleções, já que disputou como convidado, a Copa América de 2019 e foi convidado também para disputar a edição 2020, adiada para 2021. Foi convidado também para participar da Copa Ouro, a ser realizada também em 2021. Será uma maratona para os catarianos: a Copa América será disputada de 11 de junho a 10 de julho; em seguida, a Copa Ouro começa no dia 10 de julho e vai até 1º de agosto.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo