A Fifa sorteou os grupos das Eliminatórias da Copa na Europa. O caminho para o Catar está definido para todas as seleções da Uefa, com os favoritos em situação relativamente confortável. Desta vez, todos os campeões do mundo foram cabeças de chave, de acordo com o ranking da Fifa, o que as distribuiu em grupos diferentes.

LEIA TAMBÉM: A Fifa sorteou os grupos das Eliminatórias na África e já se sabe que camisas pesadas ficarão pelo caminho

Em 2018, por exemplo, Espanha e Itália caíram no mesmo grupo. Espanhóis garantiram vaga na Rússia, enquanto os italianos ficaram pelo caminho na repescagem contra a Suécia. Desta vez, temos grupos com os favoritos mais bem distribuídos, além de outros sem campeões do mundo bem mais abertos.

Os times estão divididos em 10 grupos. Os cabeças de chave foram as 10 seleções europeias mais bem colocadas no ranking da Fifa: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Holanda. Os jogos desta fase acontecem de março a novembro de 2021. Todos os campeões dos grupos garantem vaga na Copa do Mundo 2022. Os 10 segundos colocados vão para a repescagem.

Além dos 10 segundos colocados, entram na disputa também duas seleções que ganharam seus grupos na Liga das Nações e não conquistaram nem uma vaga direta para a Copa, nem vaga para a repescagem. Os 12 times se enfrentam em um jogo único, em duas rodadas, disputadas em março de 2022. Três seleções sobreviventes desse mata-mata maluco vão à Copa, que será no fim daquele ano.

Veja todos os grupos:

Grupo A
Portugal
Sérvia
Irlanda
Luxemburgo
Azerbaijão

Grupo B
Espanha
Suécia
Grécia
Geórgia
Kosovo

Grupo C
Itália
Suíça
Irlanda do Norte
Bulgária
Lituânia

Grupo D
França
Ucrânia
Finlândia
Bósnia
Cazaquistão

Grupo E
Bélgica
Gales
República Tcheca
Belarus
Estônia

Grupo F
Dinamarca
Áustria
Escócia
Israel
Ilhas Faroe
Moldávia

Grupo G
Holanda
Turquia
Noruega
Montenegro
Letônia
Gibraltar

Grupo H
Croácia
Eslováquia
Rússia
Eslovênia
Chipre
Malta

Grupo I
Inglaterra
Polônia
Hungria
Albânia
Andorra
San Marino

Grupo J
Alemanha
Romênia
Islândia
Macedônia do Norte
Armênia
Liechtenstein