Eliminatórias da Copa

O que o Brasil precisa fazer para se classificar para a Copa do Mundo

Seleção terá quatro jogos pela frente para buscar a vaga no Mundial que acontece ano que vem

Faltando quatro rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira ainda não tem a vaga garantida na disputa da competição. 

Na quarta posição na tabela de classificação, com 21 pontos, a Canarinho ainda luta para conquistar a vaga para o torneio que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá, e sabe da importância de vencer os próximos confrontos para conseguir a vaga o mais rápido possível.

Nesta quinta-feira (5), o Brasil, agora comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, terá um desafio contra o Equador, em Guayaquil. Vice-líder com 23 pontos, La Tricolor vive grande momento.

Depois, o selecionado brasileiro recebe o Paraguai, na Neo Química Arena, no dia 10 de junho. A Albirroja ocupa a quinta posição, com 21 pontos, o mesmo que o Brasil, mas fica atrás pelo saldo de gols.

Com duelos complicados pela frente e precisando dar uma resposta ao torcedor após a dura derrota para a Argentina por 4 a 1 na última rodada, o que a Seleção precisa para se classificar para a Copa do Mundo de 2026?

Seleção brasileira quer dar volta por cima

O novo técnico da seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, olha taça da Copa do Mundo na sede da CBF
O novo técnico da seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, olha taça da Copa do Mundo na sede da CBF (Foto: @rafaelribeirorio l CBF)

A única seleção da América do Sul classificada até o momento é a líder das Eliminatórias, a Argentina. Com 31 pontos, a Albiceleste buscará o quarto título de sua história, defendendo a alcunha de atual campeã mundial pela taça conquistada em 2022. 

Com isso, restam cinco vagas sul-americanas direta e uma que fica pendente da disputa da repescagem. Atualmente, em ordem, Equador, Uruguai, Brasil, Paraguai e Colômbia estão se classificando diretamente, enquanto a Venezuela disputaria os playoffs.

Faltando quatro jogos para serem disputados, ainda restam 12 pontos em disputa. O Brasil pode chegar até os 33. A Colômbia, sexta colocada e última seleção com vaga direta, tem 20 de pontuação e pode alcançar os 32. Já a Venezuela, equipe que atualmente disputaria a repescagem, tem 15 pontos e, no máximo, bate os 27.

Com isso, caso o Brasil vença os próximos quatro confrontos, estará classificado direto para a Copa do Mundo de 2026 sem depender de nenhum outro resultado. Para garantir ao menos a vaga na repescagem precisaria somar duas vitórias, já que a Bolívia, em oitavo, só chega no máximo aos 26 pontos.

Além dos jogos contra Equador e Paraguai, a Canarinho ainda enfrenta o Chile e a seleção boliviana nas duas últimas rodadas, que acontecerão na Data Fifa de setembro, com data ainda a definir. Os dois selecionados adversários correm por fora na classificação.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Veja os cenários de classificação direta ou à repescagem do Brasil

  • Vence os quatro jogos restantes: Chega aos 33 pontos e consegue classificação direta.
  • Vence dois jogos e perde dois jogos: Chega aos 27 pontos e dependeria dos resultados de outras seleções. No pior dos cenários, disputaria os playoffs.
  • Vence dois jogos e empata dois: Chega aos 29 pontos, e consegue classificação direta. 
  • Vence três jogos e perde um: Chega aos 30 pontos e consegue classificação direta. 
  • Vence três jogos e empata um: Chega aos 31 pontos e consegue classificação direta.
  • Vence um jogo e perde três: Chega aos 24 pontos e dependeria do resultado de outras seleções, podendo ficar de fora da Copa do Mundo.
  • Vence um jogo e empata três: Chega aos 27 pontos e dependeria dos resultados de outras seleções. No pior dos cenários, disputaria os playoffs.
  • Empata os quatro jogos restantes: Chega aos 25 pontos e dependeria do resultado de outras seleções, podendo ficar de fora da Copa do Mundo.
  • Perde os quatro jogos restantes: Permanece com 21 pontos e terá chances remotas de classificação.

Equador e Brasil se enfrentam nesta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Essa partida marcará a estreia de Ancelotti no comando da seleção brasileira. 

Depois, a Canarinho recebe o Paraguai, na terça-feira (10), às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, fechando a 16ª rodada das Eliminatórias.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.
Botão Voltar ao topo