Austrália faz doações para esforços humanitários em Gaza antes de jogo com a Palestina
Duelo pelas Eliminatórias da Copa acontecerá no Kuwait, já que os palestinos não podem atuar em seu território
A seleção australiana fará uma doação para esforços humanitários em Gaza, como um ato simbólico, enquanto se preparam para enfrentar a seleção da Palestina na próxima terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa na Ásia. O jogo será realizado no Kuwait, já que os palestinos não podem mandar o jogo em seu território em meio à guerra contra Israel.
Originalmente, o jogo entre Palestina x Austrália estava previsto para Ramala, capital administrativa da Palestina. O futebol na Palestina tenta sobreviver em meio ao conflito. A mudança do local da partida oficialmente só aconteceu na última semana, como uma óbvia preocupação com a segurança dos jogadores e torcedores em meio a um conflito. O time não consegue jogar em casa há algum tempo: a última vez que isso aconteceu foi em duelo com a Arábia Saudita, em 2019.
A ideia da doação partiu dos jogadores, que doarão um valor que será igualado pela Federação Australiana de Futebol, a Football Australia. Será passada para a organização não-governamental Oxfam por via da Associação de Jogadores Profissionais da Austrália. Será uma quantia de cinco dígitos, que sairá do valor que os atletas da seleção recebem a cada jogo.
Os australianos começaram bem as Eliminatórias da Copa vencendo Bangladesh por 7 a 0. Todos os favoritos na Ásia venceram na estreia da segunda fase das Eliminatórias, incluindo Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, além da própria Austrália.
Conflito “horrendo” e foco no futebol
O técnico da Austrália, Graham Arnold, falou sobre a situação após a estreia do time contra Bangladesh emMelbourne, e disse que o conflito é horrível, mas que está fora do controle dos australianos.
“O que temos controle é sobre o nosso desempenho e jogar contra a Palestina, ir até lá e fazer o nosso trabalho pela Austrália”, afirmou o treinador. “Temos muita empatia por todo mundo pelo que está acontecendo, é um jogo de futebol e isso traz muita alegria para todos”.
O zagueiro Harry Souttar também comentou sobre o duelo e disse que os jogadores tentariam se manter profissionais. “Obviamente, sabemos o que está acontecendo para os dois lados. É horrendo. Não ficarei de pé aqui e dar uma posição política, mas tudo que posso dizer que é iremos focar unicamente no jogo e em nada mais”.
A Palestina estreou contra o Líbano, em um jogo que foi deslocado para os Emirados Árabes porque os libaneses também não puderam mandar seu jogo em casa. Houve um minuto de silêncio para homenagear as milhares de pessoas mortas no conflito.
“Sabemos que a Palestina estarão à altura, sabemos que eles estarão jogando por muito mais do que futebol. Mas estaremos lá para conseguir um resultado e fazer o nosso trabalho. Seremos profissionais e vamos buscar a vitória”, disse Souttar.
A viagem para o Kuwait é bem longa para a Austrália. Para evitar mais tempo perdido com conexões, a Austrália fretou um avião direto para o Kuwait, no sábado. O voo direto poupa seis horas de viagem e o técnico Graham Arnold espera que isso ajude na preparação do time para a partida na terça-feira. “Teremos um dia de folga aqui (esta sexta) para estarmos com a família e amigos e no dia seguinte vamos para o avião para viajar”, disse o técnico.
Fretar o voo é uma mudança de estratégia da Austrália, que sofreu nas últimas Eliminatórias com essas viagens. “Você aprende algumas coisas sobre os seres humanos todos os dias, a diferença e o que os motiva. Se permanecer rígido por onde comecei, algumas coisas não irão funcionar”.
Palestina e Austrália se enfrentam na terça-feira (21), Às 11h (horário de Brasília). Austrália e Palestina estão no Grupo I das Eliminatórias da Copa na Ásia, junto com Líbano e Bangladesh. Os dois primeiros colocados avançam à próxima fase.