Copa do Mundo

Egito, Arábia Saudita e Grécia planejam candidatura para sediar a Copa 2030

Candidatura reuniria três continentes diferentes para sediar a Copa 2030, mas concorrência é pesada contra europeus e sul-americanos

Egito, Arábia Saudita e Grécia planejar se unir para uma candidatura conjunta para concorrer a ser sede da Copa 2030, segundo o jornal egípcio Akhbar Elyom. Seria a primeira candidatura envolvendo três continentes diferentes: África, Ásia e Europa. Neste momento, as duas candidaturas que pretendem concorrer é a Sul-Americana, que envolve Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, e a Ibérica, com Portugal e Espanha.

O Ministro da Juventude e dos Esportes do Egito, Ashraf Sobhi, junto com o príncipe Abdulaziz bin Turki Al-Faisal, discutiram os arranjos finais para a candidatura na Fifa com dirigentes gregos no começo deste mês de agosto.

“Nós buscamos organizar a Copa do Mundo da Fifa e estamos todos estudando bem a ideia de enviar a inscrição para sediar em 2030, assim não repetimos o que aconteceu em 2010”, afirmou Sobhi, que se refere a uma fracassada candidatura egípcia para sediar a Copa de 2010. Naquela ocasião, o país gastou US$ 7 milhões para concorrer com África do Sul e Marrocos e não conseguiu um voto sequer. A edição de 2010 só permitia que países africanos se candidatassem para receber a Copa, em uma iniciativa de rodízio de continentes promovida pela Fifa na época.

Ainda não foi esclarecido como os três países pretendem sediar o evento em conjunto, ainda que estejam em reuniões próximos. O Egito, no norte da África, está separado da Grécia pelo Mar Mediterrâneo. Atenas, capital grega, está a cerca de 2 horas de avião de Cairo, no Egito. Cairo, por sua vez, está a 2h30 de avião de Riad, capital da Arábia Saudita.

Os três países receberam eventos esportivos recentemente. O Egito sediou a Copa Africana de Nações e também a versão sub-23 do torneio. A Arábia Saudita sediou diversos eventos de boxe, além de receber, desde 2021, um Grande Prêmio de Fórmula 1. A Grécia sedia eventos internacionais desde 2004, quando foi palco da Olimpíada. Em 2021, sediou o torneio de Pólo Aquático da FINA.

A Copa 2030 será a segunda a ter 48 equipes. A primeira será em 2026, quando Estados Unidos, México e Canadá sediarão o torneio em três países pela primeira vez. Em 2022, o torneio será realizado pela primeira vez no Oriente Médio.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo