Cuidado com Mascherano, o líder da alcateia de lobos

Como você definiria Javier Mascherano? Muitos o consideram um jogador violento, outros um cabeça de bagre, outros ainda como um excelente volante, muitos o consideram um grande líder. Cabeça de bagre ele tem mostrado nesta Copa que passa longe. É um dos melhores jogadores da Copa, com papel fundamental para levar os argentinos à final. Bastian Schweinsteiger, volante e um dos principais jogadores da Alemanha, finalista da Copa e adversária da Argentina, define o camisa 14 dos albicelestes de outra forma: o líder de uma alcateia de lobos. E a definição parece precisa.
LEIA TAMBÉM: Como volante, Mascherano é um dos melhores da Copa
Mascherano é o principal jogador de marcação no meio-campo da Argentina. Mascherano é o terceiro jogador que mais recuperou bolas nesta Copa, com 42, duas a menos que o seu companheiro de seleção, o zagueiro Ezequiel Garay, e de outro zagueiro, Stefan De Vrij, da Holanda, que tem 45. Essa é a sua principal função, mas não é a única.
Ele também é o jogador que mais fez passes na Copa, 552, 23 a mais que o segundo colocado, Philipp Lahm, da Alemanha – algo que tem a ver com o fato do alemão ter sido deslocado do meio-campo para a lateral. Mascherano é o primeiro jogador da saída de bola argentina. Não é o passe de qualidade, o passe que deixará o companheiro na cara do gol, mas é quem começa as jogadas e isso também é importante.
A Alemanha sabe disso. Por isso, Schweinsteiger fez muitos elogios não só aos argentinos, mas ao volante, especificamente. “Temos que manter a tranquilidade e a paciência. A Argentina tem jogadores excelentes, merece estar na final, com jogadores de nível mundial, como Messi Di María, Agüero, Mascherano, que é líder de uma alcateia de lobos. Vi contra a Holanda como impediram que Robben marcasse um gol. Se percebe a atitude que têm e como defendem o seu país”, afirmou o camisa 7 da Alemanha.
O jogador disse que eles não sentem pressão. “Nós estamos ansiosos. Há uma grande expectativa e alegria. Nós não temos nenhuma pressão”, disse o meia. “Nós temos muitos jogadores entre os 23 convocados que jogaram finais importantes e nós sabemos como lidar com isso”, afirmou ainda o jogador do Bayern de Munique.
“Nós temos Miroslav Klose, que jogou a final em 2002. Outros jogadores disputaram finais com seus clubes e tiveram desempenhos fantásticos. Nós temos que pensar sobre o trabalho que temos para fazer. Quando o árbitro apitar, temos que nos concentrar no que torna fortes”, analisou ainda o jogador. “Todo o resto em torno do jogo, que pode levá-lo, mas temos informações para mantê-lo à distância. Sua cabeça deve ser clara e se concentrar apenas no futebol”, declarou.
A Argentina certamente estará muito concentrada também, não só por sua característica, mas também depois de assistir à demolição do Brasil na Copa. Afinal, não foi qualquer coisa. E Schweinsteiger sabe que o líder dos lobos, Mascherano, tem sido fundamental. Sabe que os alemães terão que evitá-lo quando estiverem com a bola e pressioná-lo quando ele estiver com ela. E é bom tomar cuidado. Afinal, lobos costumam ser fatais quando acuados.
VEJA TAMBÉM:
– Quem é quem: Argentina