[Copa 2014, um ano] Jara, o da dedada no Cavani, já fez parte do momento mais tuitado da história
Para celebrar o primeiro aniversário do Mundial 2014, vamos retomar um dos lemas da Copa. Depois do “Não vai ter Copa”, do “Vai ter Copa, sim” e do “Devia ter Copa todo ano”, é a vez de gritar “Volta, Copa!”. A cada dia, uma retrospectiva do que ocorreu há um ano. Só para alimentarmos nossa saudade.
VOLTA, COPA: Confira a retrospectiva dia a dia do que rolou na Copa das Copas
O folclore
Ele já foi enxotado da concentração e sua seleção já está eliminada, mas Luis Suárez continua sendo um dos personagens da Copa. Transformou ponto de ônibus em atração turística no Rio de Janeiro e Tom Brady, que não quer arranjar problema com Gisele Bündchen e torceu pelo Brasil.
Ainda no universo latino-americano, tivemos aparição dos discurso inflamado de Jorge Luis Pinto para motivar sua seleção a contrariar todas as previsões e seguir na Copa do Mundo.
E uma pergunta começava a ecoar pelas torcidas de todo o mundo: quem diabo é esse Galvão que os brasileiros tanto falam?
Bola rolando
O México parece fadado a só chegar às quartas de final nas Copas em que ele próprio for o organizador. Contra a Holanda, os mexicanos faziam um bom jogo e venciam por 1 a 0. Acabaram recuando demais nos minutos finais, Ochoa fez algumas defesas salvadoras, mas não resistiu: um gol no final e outro nos acréscimos deram a vitória aos laranjas. Mas com requintes de crueldade, pois o gol da virada veio em um pênalti mandrakíssimo em Robben (veja abaixo).
Obs.: Esse resultado deixou a redação da Trivela de luto pela despedida de Miguel Herrera, técnico mais carisma da Copa do Mundo.
Depois, foi a vez de a Concacaf se vingar da Europa. A Costa Rica seguiu como maior surpresa da Copa, eliminando a Grécia nos pênaltis. Os centro-americanos abriram o marcador do Braian Ruiz, mas sofreram um empate no último minuto. Keylor Navas foi o homem do jogo, com grandes defesas com bola rolando e uma intervenção decisiva na disputa de pênaltis.
Vídeos do dia
Eis o pênalti de Rafa Márquez em Robben nos acréscimos de Holanda x México. E aí, os mexicanos têm razão de reclamar até hoje do árbitro?
Enquanto isso, na Trivela
A Grécia foi eliminada, mas deixou uma mensagem legal. Com a crise no país, os investimentos caíram muito em várias áreas. No futebol também. Assim, os jogadores abriram mão de todo o prêmio que deviam receber pela participação no Mundial para poder financiar a construção de um centro de treinamento para a seleção e para as categorias de base.
Ainda sobre Brasil x Chile, mostramos como o cornetamos a atuação de Thiago Silva como líder da Seleção.
Ah, e você precisa ver essa galeria de nosso fotógrafo Jorge Rodrigues Jorge para o golaço de James Rodríguez contra o Uruguai.