Copa do Mundo

Benzema está fora da estreia da França e situação é incerta para o resto da Copa, segundo L’Equipe

Se recuperando de lesão, Benzema voltou a treinar neste sábado e sofreu nova lesão que o tira da estreia dos Bleus na Copa do Mundo do Catar; sua presença em outros jogos é incerta

* Atualizado às 20h30: A federação francesa confirmou o corte de Benzema. Para ler a nota atualizada sobre o assunto, clique aqui.

A França teve uma nova notícia ruim neste sábado, a três dias da sua estreia na Copa do Mundo 2022, contra a Austrália. O atacante Karim Benzema voltou a treinar com o grupo neste sábado, mas sofreu uma nova lesão que o deixará fora, no mínimo, da estreia do time no torneio. Há o temor que a sua lesão o afaste do resto da Copa e ele precise ser cortado.

Segundo informou o jornal L’Equipe, o atacante sentiu uma dor muscular forte na coxa esquerda, uma área diferente da dor que vinha sentindo pela lesão que o impediu de treinar e jogar nos últimos tempos. Foi feita uma ressonância magnética neste sábado para determinar o grau da lesão e o tempo de afastamento.

A expectativa inicial pelos exames feitos é que ele perca o primeiro jogo, mas possa jogar o resto do torneio. Caso precise ser cortado, a França pode fazer isso até no máximo a segunda-feira, um dia antes da estreia, data limite para que seja convocado outro jogador para o seu lugar. Uma decisão difícil para o técnico Didier Deschamps, que certamente ele espera não ter que fazer.

Karim Benzema é uma das grandes histórias da atual Copa do Mundo. Jogou a Copa de 2014, quando era um dos destaques daquela seleção, eliminada nas quartas de final pela campeã Alemanha. Em 2016, foi acusado de participar de um escândalo de chantagem envolvendo uma sex tape do companheiro Mathieu Valbuena e ficou anos longe da seleção francesa, até retornar em 2021, quando esteve na campanha do time na Eurocopa, eliminada nas oitavas de final pela Suíça, e na conquista do título da Liga das Nações, em seguida.

Após perder a Copa de 2018 por estar afastado da seleção enquanto respondia ao processo, Benzema volta por cima em 2022. O atacante chega como o vencedor da Bola de Ouro, o primeiro francês a vencer desde o craque Zinedine Zidane. A dupla com Kylian Mbappé no ataque dos Bleus é das mais talentosas do mundo e gera uma expectativa imensa em relação à capacidade dos franceses de defender o título, apesar dos questionamentos sofridos por Didier Deschamps em relação a como o time tem jogado (falamos mais sobre a França no Guia Trivela da Copa 2022).

A lesão é um baque para o jogador e para o elenco. Olivier Giroud é um jogador tarimbado e que foi importante na conquista do título em 2018, mesmo sem ter feito um gol sequer. Ainda assim, Benzema é um grande salto de qualidade no ataque do time. Ver o vencedor da Bola de Ouro na Copa é uma das grandes atrações do torneio.

A França está no Grupo D da Copa do Mundo, do qual é cabeça de chave, e tem ainda Dinamarca, Tunísia e Austrália. A estreia é nesta terça-feira, dia 22, às 16h contra a Austrália. No dia 26, os franceses enfrentam a Dinamarca às 13h. Os Bleus fecham a primeira fase contra a Tunísia, no dia 30, às 12h. Confira mais na tabela da Copa.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo