Copa do Mundo 2026

Argentina e Messi saem do fundo do poço contra o Egito para mostrar que podem competir com favoritas

Seleção vira confronto das oitavas de final depois de sofrer com marcação egípcia; nas quartas, enfrenta vencedor do confronto entre Suíça e Colômbia

O caminho facilitado da Argentina na semifinal não tem se concretizado em campo. Depois de passar com facilidade pela fase de grupos, a atual campeã mundial voltou a sofrer nas oitavas de final, contra o Egito. Mesmo com a classificação, os últimos resultados da equipe de Lionel Scaloni se mostra ainda dependente de Lionel Messi e em um nível abaixo de outras favoritas na Copa do Mundo — especialmente em comparação com a França.

A Argentina, no entanto, tem garra. Mesmo que esteja sofrendo contra adversários mais fracos, como são os casos de Cabo Verde e Egito no mata-mata, a atual campeã mundial mostra que, na vontade, pode competir contra qualquer outra seleção do mundo. A vitória por 3 a 2 nesta terça-feira (7), no Estádio de Atlanta, na Geórgia, sela a primeira virada argentina em uma Copa do Mundo depois de sair perdendo no primeiro tempo.

Messi no topo

Messi no topo

Quem são os maiores artilheiros da história das Copas do Mundo?

Leia →

Messi desperdiçou um pênalti ainda no primeiro tempo e mostrou dificuldades para superar a linha de marcação do Egito. E mesmo assim, terminou a partida com um gol e uma assistência, e com participação nos três gols marcados pela Argentina nos últimos 15 minutos da partida.

Na próxima fase, a Argentina enfrenta o vencedor do duelo entre Suíça e Colômbia, que se enfrentam ainda nesta terça-feira pelas oitavas de final. A seleção, que busca o tetracampeonato, volta a campo no próximo sábado (11), no Estádio de Kansas City, no Missouri — onde estreou nesta Copa do Mundo.

Argentina sofre diante de proposta do Egito na Copa do Mundo

O Egito foi a campo com uma proposta clara: povoar o meio-campo e destruir o jogo da seleção argentina. Com duas linhas de quatro jogadores, na defesa e na faixa central, a seleção egípcia incomodou Lionel Messi e companhia, que se destaca pelo jogo no corredor central, e conduziu a partida de acordo com seus interesses.

Na maioria do tempo, a equipe optou por não ter a posse de bola, para forçar a Argentina a romper este ferrolho para criar suas jogadas. Além do pênalti desperdiçado por Messi, ainda na primeira etapa, a seleção tricampeã mundial pouco criou para justificar uma classificação para as quartas de final.

Mohamed Salah em Egito x Argentina na Copa do Mundo
Mohamed Salah em Egito x Argentina na Copa do Mundo. Foto: IMAGO / APL

O Egito, por sua vez, cumpriu com aquilo que se propôs. Foi a primeira a se lançar ao ataque e marcar, com Yasser Ibrahim, aos 15 minutos do primeiro tempo. Depois de Mostafa Shobeir defender a cobrança de pênalti de Messi, e com o derretimento da Argentina em campo, os egípcios apostaram no contra-ataque para selar a classificação.

Dois lances selaram a ida do Egito às quartas de final. Mostafa Ziko foi às redes duas vezes no segundo tempo, com jogadas em velocidade do Egito. Na primeira, o lance foi anulado por falta sobre Lisandro Martínez na origem; na segunda, a seleção egípcia encontrou novamente o centroavante, que se posicionou livre para marcar o segundo depois de cruzamento de Haissem Hassan.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Argentina e Messi se recuperam na garra para avançar

Mesmo com o 2 a 0 no placar, a Argentina mantinha controle no último terço do campo, cercando a área do Egito. Após a pausa para hidratação, seleção albiceleste foi para o “tudo ou nada” para evitar uma eliminação precoce, nas oitavas de final. Em uma partida pouco criativa, precisou da estrela do camisa 10 para sair das cordas contra o Egito.

Das três partidas até aqui como titular, Messi teve sua atuação menos brilhante contra o Egito. Além do pênalti desperdiçado, o atacante não conseguiu se desvencilhar da defesa montada pela seleção egípcia. Ainda assim, sem o artilheiro da Copa do Mundo, a Argentina não teria conseguido chegar à virada no segundo tempo.

Lionel Messi em Argentina x Egito na Copa do Mundo
Lionel Messi em Argentina x Egito na Copa do Mundo. Foto: IMAGO / Brazil Photo Press

Messi caiu pela ponta-direita para servir o cruzamento para Cuti Romero marcar o primeiro gol argentino em Atlanta, aos 34 minutos; quatro minutos, finalizou “com ódio”, no abafa da campeã mundial, para igualar o marcador. E nos acréscimos do segundo tempo, puxou o contra-ataque — respondendo com as mesmas armas do Egito — para Enzo Fernández selar a classificação às quartas de final.

Com o oitavo gol marcado nesta terça-feira, se isola na artilharia da Copa do Mundo, com um gol à frente de Erling Haaland e Kylian Mbappé, vice-líderes na corrida pela chuteira de ouro. Também se torna, com sua primeira assistência neste Mundial, no maior garçom da história das Copas, com nove passes para gol;

Argentina está atrás de favoritas pelo título da Copa do Mundo

O desempenho da Argentina, apesar da euforia em Atlanta, mostra que a seleção ainda está atrás de outras favoritas. A França, por exemplo, não mostrou dificuldades contra outras equipes na fase de grupos e no mata-mata, contra Suécia e Paraguai. Na vitória magra das oitavas de final, ainda que teve problemas para furar o bloqueio sul-americano, não foi ameaçada em nenhum momento da partida.

Pelo chaveamento, a Argentina pode enfrentar Noruega ou Inglaterra em uma eventual semifinal. A seleção inglesa, assim como os argentino, tem dependência em suas duas estrelas: Harry Kane e Jude Bellingham, artilheiros do English Team na Copa do Mundo.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo