Copa do Mundo: Alajbegovic confirma papel de esperança do futuro da Bósnia-Herzegovina
Equipe precisava da vitória para seguir viva no Mundial
A Bósnia-Herzegovina superou o Catar em uma vitória por 3 a 1 que encaminhou a classificação para a fase de mata-mata da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. O líder da equipe é Edin Dzeko, de 40 anos, símbolo histórico do futebol do país e que anotou um gol na partida, mas outro nome chamou atenção.
Kerim Alajbegovic, de 18 anos, mostrou que é o futuro da seleção bósnia. O garoto anotou um belo gol para abrir o placar. Aos 28 minutos, fugiu da marcação e bateu da entrada da área, em um chute certeiro no ângulo esquerdo de Mahmud Abunada.
A boa atuação foi importante para os bónios saírem de campo com a vitória. Ele ainda acertou seis de nove dribles e venceu dez de 17 duelos, segundo a plataforma de estatísticas “Sofascore”.
:quality(65):no_upscale()/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2FICONSPORT_368996_0051-scaled.jpg)
O cara da nova geração da Bósnia-Herzegovina
Nascido em Colônia, na Alemanha, ele é formado nas categorias de base do Bayer Leverkusen, mas está com a seleção da Bósnia desde o sub-15. Deu seus primeiros passos no próprio Colônia, mas subiu de patamar e acertou com os Aspirinas.
Depois, foi negociado com o Salzburg, onde teve chances no time principal. Na última temporada, foram 13 gols e quatro assistências em 44 jogos. O Bayer Leverkusen exerceu a cláusula de recompra que tinha ao vender o jogador para o Salzburg e agora vai tê-lo de volta.
Dono de boa técnica, ele se movimenta bem e tem ótimo passe. Ele gosta de atuar aberto pela esquerda, podendo cortar para dentro. Foi assim que saiu o gol contra o Catar. Sua primeira oportunidade na seleção é recente. Em agosto de 2025, foi peça importante na campanha de repescagem com atuações decisivas. Deu a assistência para Dzeko marcar diante do País de Gales. Ele ficou confortável no papel de coadjuvante, mesmo que ainda oscile, algo normal para a idade.
A Bósnia agora foca no duelo do mata-mata da Copa do Mundo 2026. Ainda não se sabe qual será o adversário dos Dragões, mas a seleção já fez história. Na experiência de Edin Dzeko e na juventude do habilidoso Alajbegovic, os bósnios se permitem sonhar com o presente e também com o futuro.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2FICONSPORT_368996_0092-scaled.jpg)