ConcacafMéxicoMLS

Leagues Cup é reformulada e terá todos os clubes da MLS e Liga MX em torneio ao estilo da Copa do Mundo

Em formato de Copa do Mundo, todos os 47 clubes das duas ligas participarão de um torneio que valerá três vagas na Concachampions

A MLS e a Liga MX anunciaram uma reformulação da Leagues Cup, torneio que reúne clubes das duas ligas, a partir de 2023. O torneio, que tem atualmente oito clubes, passará a ter todos os times das duas ligas e um formato de Copa do Mundo, totalizando 47 clubes, com fase de grupos e jogos eliminatórios. É mais um passo na colaboração intensa entre as duas ligas, as principais da Concacaf, que deu o aval para o torneio.

LEIA TAMBÉM: Os mexicanos reinarão na Concachampions por mais um ano, com a final entre América e Monterrey

A competição dará ainda três vagas à Champions League da Concacaf, a conhecida Concachampions, e é esperado que distribua uma grande premiação em dinheiro. Serão 29 clubes da MLS e os 18 da Liga MX, que interromperão a temporada regular por um mês para competir no torneio. A edição de 2022 ainda será no formato atual, com oito clubes, e as novidades só entram em vigor em 2023.

A reformulação da Leagues Cup é mais um sinal de grande cooperação entre a MLS e a Liga MX, uma tentativa de uma tornar a outra mais forte. Os dois países, Estados Unidos e México, sediarão a Copa do Mundo de 2026, que ainda terá o Canadá. A mudança na Leagues Cup foi aprovada pela Concacaf, que teve acesso previamente para validar inclusive as vagas à sua competição que seriam oferecidas. Será uma competição oficial da Champions League da Concacaf, com o campeão garantindo vaga nas oitavas de final do torneio diretamente. Os dois outros classificados entram na primeira fase da Concachampions.

A edição 2021 do torneio terá a sua final disputada nesta quarta-feira, 22 de setembro, entre Seattle Sounders e León no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A Leagues Cup existe desde 2019, quando o Cruz Azul se consagrou campeão em uma final caseira com o Tigres. Em 2020, o torneio não foi disputado, cancelado por causa da pandemia de COVID-19.

Cooperação pensando na Copa 2026

“A nova Leagues Cup com todos os clubes da MLS e Liga MX competirão em um torneio intenso, ao longo de um mês e ao estilo da Copa do Mundo irá estabelecer novos padrões para o que é possível entre nossas duas ligas e mostrar ainda mais nossos jogadores e clubes à audiência global”, disse Don Garber em comunicado.

“Há muitos e muitos anos temos pensado em como capturar o interesse e paixão em torno da rivalidade futebolística entre Estados Unidos e México. Agora, estamos autenticando e transformando em uma competição oficial da Concacaf. Porque, em última análise, nossa confederação reconhece que aumentar o interesse e o valor da competição de clubes entre nossas duas ligas só vai ajudar o esporte a crescer nesta região. E isso é uma prioridade importante para todos os interessados no futebol da América do Norte, à medida que nos preparamos para a Copa do Mundo de 2026”, disse Don Garber, comissionário da MLS, em entrevista à ESPN.

“O que queríamos, em conjunto, era aumentar a abrangência de nossos times nos Estados Unidos, considerando que temos 60 milhões de torcedores aqui. Então, para nós, era muito importante expandir a presença de todos os times, não apenas os grandes times ou os times médios. Queríamos crescer em termos de presença e também queremos crescer juntamente com a MLS, considerando que eles têm um modelo de governança sólida, eles têm um modelo comercial muito sólido. E sabemos que juntos podemos gerar mais desenvolvimento para o futebol na região”, afirmou Mikel Arriola, executivo presidente a Liga MX, também à ESPN.

Aumento do calendário resolvido com paralisação

O aumento do número de clubes aumenta também as datas para a realização da Leagues Cup. As duas ligas serão paralisadas para a realização do torneio, o que não é um problema para a Liga MX, já que a janela da disputa do torneio será em julho e agosto.

O início da liga mexicana será adiado – por lá, a temporada é disputada de agosto a junho, com os torneios Apertura no segundo semestre e o Clausura no segundo. Segundo Arriola, o executivo da lixa mexicana, a Copa MX não será mais disputada.

Para os times da MLS, porém, será preciso um pouco mais de ajuste. A temporada da liga vai de março até dezembro e a US Open Cup continuará sendo disputada. Alguns clubes terão que lidar também com a disputa da Champions League da Concacaf, assim como os mexicanos.

“Sentimos que resolvemos isso fazendo uma pausa no nosso calendário e priorizando esta competição em particular, como algo que se destaca em nossas respectivas temporadas regulares”, disse Garber em relação ao acúmulo de jogos pelo aumento do torneio.

“Temos uma temporada incrivelmente longo e há muitas competições que são disputadas nas nossas temporadas. Então, para criar algo que adicione um novo elemento empolgante, acredito que isso mostra que somos inovadores e estamos tentando ser criativos e assumindo alguns riscos durante um tempo realmente importante no desenvolvimento e evolução do esporte”, declarou ainda o dirigente.

Reformulação também da Champions League da Concacaf

A Leagues Cup é parte do processo de reformulação da Concacaf para a sua principal competição. Atualmente, a Concachampions tem 16 clubes e é disputada em formato de jogos eliminatórios de ida e volta. Em fevereiro, a Concacaf tinha anunciado um aumento gigantesco da competição parta 50 clubes a partir de 2023, o que foi alvo de severas críticas. Agora, a entidade reviu a expansão e o torneio foi reduzido: terá 27 clubes e continuará em formato eliminatório.

A Leagues Cup passa a fazer parte oficialmente da Concacaf. Serão 18 clubes da América do Norte, sendo cinco representantes da MLS, em vagas conquistadas pela liga, e um sexto time classificado pela US Open Cup. A Liga MX terá seis clubes e haverá outras três vagas para clubes canadenses. Outras três vagas serão dadas para os melhores colocados da nova Leagues Cup. Seis clubes da América Central irão direto para as oitavas de final. Três clubes caribenhos terão vagas no torneio, com o vencedor da Copa do Caribe com vaga direta nas oitavas de final.

Historicamente, os times da Liga MX dominam da competição e venceram 17 das 19 edições disputadas desde 2002, quando a competição voltou a ter jogos em ida e volta. Em todos os 51 duelos entre clubes da MLS e da Liga MX, só em nove os da MLS venceram.

LEIA TAMBÉM: Concachampions: História

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo