Brasil

Pressão alta e substituto na mira: Os últimos momentos de Zubeldía no São Paulo

O treinador, que pediu demissão do Tricolor, convive com cobranças e vaias nos MorumBIS praticamente desde o início da temporada

Luis Zubeldía está de saída do São Paulo. O treinador comunicou à diretoria do clube o seu pedido de demissão na manhã desta segunda-feira (16). As partes agora alinham os detalhes para oficializar o fim do acordo.

O Tricolor, inclusive, já tem um favorito para assumir o cargo: Hernán Crespo. O argentino está livre no mercado, e a diretoria acredita que as negociações pelo retorno do treinador ao clube não devem ser demorada.

Crespo foi campeão paulista pelo São Paulo em 2021 e tem boa relação com os dirigentes do clube. O nome dele, inclusive, já esteve em pauta no início do ano, em um dos tantos momentos de pressão sobre Luis Zubeldía.

Hernán Crespo no Morumbi, quando ainda à frente do São Paulo
Hernán Crespo no Morumbi, quando ainda à frente do São Paulo (Foto: Icon Sport)

Demissão de Zubeldia deve resolver alguns problemas no São Paulo

O pedido de demissão de Luis Zubeldía traz pontos positivos ao São Paulo. A começar pela questão financeira.

Como a decisão de romper o contrato passou pelo treinador, o clube fica livre de arcar com a multa rescisória de três salários. A tendência é de que as partes entrem em um acordo para encerrar o vínculo.

Além disso, Zubeldía deixa o clube em meio ao período de duas semanas de férias dos jogadores. O elenco se reapresentará no dia 26 de junho já sob o comando do novo treinador — provavelmente, Hernán Crespo.

De quebra, a saída de Zubeldía aplaca um pouco da pressão da torcida sobre o clube. O treinador convive com cobranças e vaias nos MorumBIS praticamente desde o início da temporada.

Zubeldía pelo São Paulo

  • 85 jogos
  • 38 vitórias
  • 27 empates
  • 20 derrotas
  • Aproveitamento: 55,2%

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

São Paulo não pensava em saída de Zubeldía

Agora, o fato é que a diretoria do São Paulo não contava com a saída do treinador. Ainda na última quinta-feira (12), após a derrota por 3 a 1 para o Vasco, a reportagem da Trivela ouviu que poderia “cravar” a permanência do argentino no clube.

A diretoria são-paulina sempre bancou o treinador, sob o argumento de que o técnico conseguiu “sobreviver” na Copa Libertadores e na Copa do Brasil em meio a muitos desfalques. Desta vez, porém, a pressão falou mais alto, e Luis Zubeldía pediu para deixar o clube.

O argentino assumiu o time em abril de 2024 com vínculo até dezembro de 2025. Ele conduziu o grupo à segunda melhor campanha geral no torneio continental neste ano — atrás apenas do Palmeiras — com quatro vitórias e dois empates na fase de grupos, além de se classificar às oitavas da Copa do Brasil para encarar o Athletico-PR.

No entanto, o desempenho no Campeonato Brasileiro ficou abaixo do esperado. O São Paulo teve dificuldades de se impor mesmo em partidas dentro de casa e, em 12 jogos, registrou duas vitórias, seis empates e quatro derrotas, que totalizam 12 pontos conquistados. A equipe está em 14º na tabela.

O jogo derradeiro de Zubeldía foi a derrota para o Vasco em pleno MorumBIS por 3 a 1 no último dia 12 de junho.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo