Pressão alta e substituto na mira: Os últimos momentos de Zubeldía no São Paulo
O treinador, que pediu demissão do Tricolor, convive com cobranças e vaias nos MorumBIS praticamente desde o início da temporada

Luis Zubeldía está de saída do São Paulo. O treinador comunicou à diretoria do clube o seu pedido de demissão na manhã desta segunda-feira (16). As partes agora alinham os detalhes para oficializar o fim do acordo.
O Tricolor, inclusive, já tem um favorito para assumir o cargo: Hernán Crespo. O argentino está livre no mercado, e a diretoria acredita que as negociações pelo retorno do treinador ao clube não devem ser demorada.
Crespo foi campeão paulista pelo São Paulo em 2021 e tem boa relação com os dirigentes do clube. O nome dele, inclusive, já esteve em pauta no início do ano, em um dos tantos momentos de pressão sobre Luis Zubeldía.

Demissão de Zubeldia deve resolver alguns problemas no São Paulo
O pedido de demissão de Luis Zubeldía traz pontos positivos ao São Paulo. A começar pela questão financeira.
Como a decisão de romper o contrato passou pelo treinador, o clube fica livre de arcar com a multa rescisória de três salários. A tendência é de que as partes entrem em um acordo para encerrar o vínculo.
Além disso, Zubeldía deixa o clube em meio ao período de duas semanas de férias dos jogadores. O elenco se reapresentará no dia 26 de junho já sob o comando do novo treinador — provavelmente, Hernán Crespo.
De quebra, a saída de Zubeldía aplaca um pouco da pressão da torcida sobre o clube. O treinador convive com cobranças e vaias nos MorumBIS praticamente desde o início da temporada.
Zubeldía pelo São Paulo
- 85 jogos
- 38 vitórias
- 27 empates
- 20 derrotas
- Aproveitamento: 55,2%
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
São Paulo não pensava em saída de Zubeldía
Agora, o fato é que a diretoria do São Paulo não contava com a saída do treinador. Ainda na última quinta-feira (12), após a derrota por 3 a 1 para o Vasco, a reportagem da Trivela ouviu que poderia “cravar” a permanência do argentino no clube.
A diretoria são-paulina sempre bancou o treinador, sob o argumento de que o técnico conseguiu “sobreviver” na Copa Libertadores e na Copa do Brasil em meio a muitos desfalques. Desta vez, porém, a pressão falou mais alto, e Luis Zubeldía pediu para deixar o clube.
O argentino assumiu o time em abril de 2024 com vínculo até dezembro de 2025. Ele conduziu o grupo à segunda melhor campanha geral no torneio continental neste ano — atrás apenas do Palmeiras — com quatro vitórias e dois empates na fase de grupos, além de se classificar às oitavas da Copa do Brasil para encarar o Athletico-PR.
No entanto, o desempenho no Campeonato Brasileiro ficou abaixo do esperado. O São Paulo teve dificuldades de se impor mesmo em partidas dentro de casa e, em 12 jogos, registrou duas vitórias, seis empates e quatro derrotas, que totalizam 12 pontos conquistados. A equipe está em 14º na tabela.
O jogo derradeiro de Zubeldía foi a derrota para o Vasco em pleno MorumBIS por 3 a 1 no último dia 12 de junho.