Brasil

Depois de Zanocelo, Estoril atravessa Arouca e fica perto de tirar João Basso do Santos

Arouca iniciou conversas com o jogador de 27 anos na semana passada, e agora tem um rival na negociação

O empréstimo do zagueiro João Basso, do Santos, para o Arouca, de Portugal, pode ter subido no telhado. Segundo apuração da Trivela, o Estoril pode atravessar o rival da região do Porto e fechar por empréstimo com o jogador. Conforme as informações obtidas pelo site, as tratativas para a transferência do defensor até junho deste ano estão avançadas. Em razão da iminente negociação, o técnico Fábio Carille não tem relacionado Basso para os compromissos do Santos no Campeonato Paulista.

Basso, que foi contatado pelo Peixe em agosto do ano passado, deseja se transferir, pois sabe que terá a oportunidade de atuar com regularidade em Portugal, enquanto no Santos terá que brigar por chances em um setor onde Carille conta com a experiência de Gil e a qualidade de Joaquim.

Assim que o acerto for sacramentado, Basso vestirá a camisa do Estoril pela segunda vez na carreira.

Jogador do Santos estava no radar do Arouca

O Arouca iniciou as conversas com João Basso na semana passada, também interessado em um empréstimo com condição de compra. A diretoria estava analisando o negócio, que colocaria fim à dívida de compra do jogador e recuperaria o investimento feito.

Ainda não se sabe quais as condições de empréstimo proposto pelo Estoril. Na última semana, o time português acertou o empréstimo do volante Vinícius Zanocelo até o fim de 2024 com opção de compra.

O Estoril está em 15º lugar no Campeonato Português, com 17 pontos, brigando para não entrar na zona de rebaixamento. O primeiro no Z-4 é o Rio Ave, que soma 16. Para efeito de comparação, o Sporting lidera a competição com 49.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Arouca perdoaria parcela atrasada pelo Santos

O Arouca procurou o Santos disposto a levar João Basso por empréstimo de quatro meses – até o término da atual temporada – com opção de compra, caso o zagueiro reencontre os bons momentos vividos no clube.

Nas conversas iniciais para as condições da opção de compra, o Arouca se propôs a fazer negócio pelo mesmo valor que o Santos se comprometeu a pagar ao tirá-lo do clube português – em agosto de 2023, o Peixe viabilizou a compra de Basso por 2,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 13 milhões na cotação da época) com pagamentos em quatro parcelas.

Uma delas, no entanto, que precisava ser quitada em novembro do ano passado, está em aberto. Com o empréstimo, o Arouca abriria mão de tal pendência.

Basso iniciou o ano fora dos planos do Santos

Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Santos iniciou o seu planejamento para 2024 com Basso fora dos planos. O zagueiro foi colocado para treinar separadamente nos primeiros dias de trabalho, mas voltou atrás em 10 de janeiro após o atleta reduzir os seus vencimentos.

Apesar disso, o jogador viu o técnico Carille iniciar a temporada com Joaquim e Gil formando a dupla de zaga na vitória alvinegra sobre o Botafogo-SP, por 1 a 0, no último sábado (20), em compromisso válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

História de João Basso em Portugal e no Arouca

A primeira experiência de Basso em Portugal foi com a camisa do Estoril. Ainda muito jovem, o defensor não teve sequência e, sem espaço, acabou se transferindo, em 2019, para o Arouca. À época, a equipe disputava a terceira divisão do Campeonato Português.

Ao longo da sua primeira passagem pelo clube, Basso ajudou o Arouca a conquistar o acesso à primeira divisão de Portugal e à fase preliminar da Conference League. Além de capitão do time, Basso conquistou o carinho da torcida do Arouca por seus números. Em 133 partidas, ele marcou 19 gols, deu duas assistências, recebeu 28 cartões amarelos e nenhum vermelho.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo