Brasil

Xerife de volta: Atlético-MG anuncia Junior Alonso, o zagueiro que Milito precisava

Junior Alonso vai para a sua terceira passagem no Atlético e será comandado por Milito, que sonhava com um zagueiro como ele

O Atlético-MG anunciou nesta quarta-feira (10) a contratação do zagueiro Junior Alonso junto ao Krasnodar, da Rússia. O paraguaio volta ao Galo após dois anos. Um dos melhores do time na mágica temporada de 2021, o defensor retorna com status de titular, sendo a peça que Gabriel Milito precisa para seu esquema.

Junior Alonso assina custou por volta de R$ 7 milhões, e assina com o Atlético-MG até o fim de 2026. Mesmo zagueiro, ele vestirá a camisa 8 do Atlético, livre desde a saída de Edenilson.

Junior Alonso chegou ao Atlético em 2020, a pedido de Jorge Sampaoli. No clube, rapidamente se adaptou e se tornou um dos líderes do elenco. Titular, ajudou o time nas campanhas dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, sendo titular absoluto.

Em 2022, ele foi vendido ao Krasnodar, da Rússia por R$ 47 milhões. No entanto, nem dois meses depois da venda, retornou ao Galo devido ao conflito russo com a Ucrânia. Esse retorno dele não foi tão bom quanto 2021, mas não apagou o que ele já tinha feito.

Nas últimas duas temporadas, atuou pelo Krasnodar tendo sido titular absoluto nessa que acabou recentemente. Com ele, a equipe russa ficou a um ponto do inédito título nacional, que foi para o Zenit.

Agora, aos 31 anos, retorna para o clube em que mais foi feliz. Desde que saiu em 2022, Alonso nunca escondeu seu carinho pelo Atlético. Sempre postando em suas redes sociais assistindo aos jogos do clube. Neste ano, além disso, demonstrava com curtidas o desejo de retornar ao Galo, cumprido agora com o novo acerto.

Carinho máximo da torcida

Dentre os jogadores que se tornaram ídolos por conta das campanhas em 2021, Alonso é um dos mais queridos com sobra. Além da qualidade, o estilo do zagueiro chamou atenção do torcedor. A cara sempre fechada, de “zagueiro raiz” conquistou o torcedor, que viu essa expressão se transformar em risadas, cabelo descolorido e até o tradicional óculos Juliet no paraguaio após as conquistas dos títulos nacionais.

Todo o estilo do descontraído Alonso após os títulos do Atlético em 2021 (Lucas Figueiredo/CBF)

Alonso é o que Milito quer e precisa para o time

Junior Alonso é um zagueiro canhoto que tem ótima saída de bola, exatamente o que o técnico Gabriel Milito quer e precisa para o Atlético. Com o argentino, o time presa muito pela posse da bola e a construção das jogadas acontece desde os zagueiros, que precisam de qualidade.

Com Alonso, Milito ganha não só mais qualidade na saída de bola, mas também algo que ele não tinha de forma alguma: um zagueiro canhoto. Na construção da jogada, é notório como é mais complicado (ou menos fácil) para os zagueiros destros iniciarem as jogadas pela esquerda. Por isso o paraguaio é visto como uma peça para facilitar a saída de bola.

Além disso, Alonso também atua como lateral-esquerdo, função que, no momento, o Atlético só tem Guilherme Arana, já que Rubens, o reserva dele, está lesionado. O paraguaio então pode ser o substituto de Arana quando preciso, ou mesmo ser um jogador que habilita o lateral a focar ainda mais na parte ofensivo, se preocupando menos com a defesa.

Alonso é o segundo reforço para a defesa do Atlético anunciado. O outro foi Lyanco, já apresentado pelo Galo nesta semana e treinando com o time para jogar quando disponível. Todos os reforços (inclui-se Bernard também), poderão atuar pelo Galo a partir da próxima rodada.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo