Brasil

[Vídeo] Torcidas em chamas: o Nordeste incendiou com cinco clássicos neste domingo

Os campeonatos estaduais possuem os seus diversos problemas, sobretudo pela maneira como são tratados – atendendo puramente aos interesses dos dirigentes e ignorando as demandas dos demais envolvidos com o futebol. Ainda assim, há inúmeros episódios de paixão nas arquibancadas, apesar do despeito com o qual os torcedores costumam ser tratados. E o Nordeste pulsou neste domingo repleto de clássicos pela região. Cinco dos nove estaduais nordestinos contaram com confrontos cheios de rivalidade. Infelizmente, alguns episódios de violência foram registrados, com tumultos registrados em Recife, Maceió e Campina Grande. De qualquer maneira, a festa prevaleceu entre a maioria.

VEJA TAMBÉM: O estadual que ninguém viu por protesto é o mesmo que lotou o estádio em Rio Grande

O clássico de maior torcida aconteceu na Ilha do Retiro, pela quarta rodada do hexagonal do Pernambucano. Pegando embalo na temporada, o Sport bateu o Santa Cruz de virada por 2 a 1. Os corais começaram em vantagem logo aos nove minutos, com Grafite, mas Luiz Antonio e Túlio de Melo garantiram a comemoração dos rubro-negros nas arquibancadas. Já outra vitória marcante aconteceu em Campina Grande, onde o Campinense se impôs sobre o Treze por 2 a 0. Rodrigão anotou ambos os tentos da Raposa.

Em Alagoas, diante da euforia no Estádio Rei Pelé, CSA e CRB ficaram no empate por 1 a 1. Bocão deixou os alvirrubros em vantagem, mas Luis Soares  buscou a igualdade para os alviazuis aos 30 do segundo tempo – e ajudou a dar coro a sua torcida, que fez um mosaico provocando os rivais com a frase “Cadê você?”, em alusão ao baixo comparecimento do público rival e à diferença de nove títulos a mais no Alagoano.

VEJA TAMBÉM: Tradição, emoção, rivalidade: Oito razões que tornam o Nordestão 2016 imperdível

Recém-promovido na Série D, o River se impôs sobre o Flamengo pelo Piauiense. Em cobrança de falta no canto do goleiro, Alex Santos definiu a vitória por 1 a 0. Por fim, o Moto Club deu o troco no Sampaio Corrêa pelo primeiro clássico do ano no Maranhense. Se a Bolívia Querida vencera o encontro anterior por 1 a 0, desta vez os rubro-negros deram o troco com o triunfo por 2 a 1. Tety balançou as redes duas vezes, decidindo contra os rivais aos 35 do segundo tempo.

Abaixo, uma seleção de vídeos que contemplam ao menos um pouco da festa das torcidas em cada um dos clássicos nordestinos deste domingo. Infelizmente, nem todas as torcidas tinham vídeos disponíveis na rede até a tarde desta segunda. A foto que abre o post é da torcida do River no Rivengo – de Emanuele Madeira, no site oficial do clube. Confira os vídeos:

Sport 2×1 Santa Cruz

CSA 1×1 CRB

Treze 0x2 Campinense

River 1×0 Flamengo


Sampaio Corrêa 1×2 Moto Club

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo