Brasil

Após liderar recuperação histórica do Vasco, Ramon Díaz renova contrato por mais dois anos

Ao lado de Alexandre Mattos, Ramon Díaz e Emiliano Díaz, seu filho e auxiliar, devem anunciar reforços para o Vasco nos próximos dias

É oficial! Ramon Díaz e seu auxiliar, Emiliano Diaz, que também é filho do treinador, renovaram seus vínculos com o Vasco da Gama por mais dois anos, com possibilidade de renovação por mais dois. Após algumas semanas de negociação, a confirmação da extensão do vínculo da Comissão Técnica foi confirmada em um post publicado pelo próprio Cruzmaltino na manhã desta quinta-feira (28) no X (antigo Twitter). Portanto, os profissionais irão atuar ao lado de Alexandre Mattos, novo Diretor de Futebol do Clube, na montagem do elenco para a próxima temporada.

Inclusive, a expectativa é a de que o Vasco da Gama anuncie de forma oficial o nome de alguns reforços para 2024 nos próximos dias. O trabalho de observação e contratação de novos atletas vai passar pelo crivo de Ramon e Emiliano, além da participação de Mattos. A ideia da diretoria vascaína é montar um time competitivo para fazer uma temporada melhor, diferente do que foi em 2023. Este ano o Vasco ficou fora das finais do Campeonato Carioca, foi eliminado da Copa do Brasil para o ABC e por pouco não foi rebaixado novamente para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Com a chegada de Ramon Díaz e seu filho ao comando técnico do Vasco, o Gigante da Colina apresentou um futebol muito mais aguerrido e consistente. O treinador assumiu o time no dia 23 de julho, na derrota para o Athletico Paranaense por 2 x 0. A primeira vitória no comando do Cruzmaltino aconteceu em seu 3º jogo comandando a equipe, quando o time carioca bateu o Grêmio pelo placar de 1 x 0 em São Januário no dia seis de agosto.

Em 24 jogos, Ramón Díaz conquistou dez vitórias, seis empates e oito derrotas, conseguindo livrar o time do rebaixamento no Brasileirão na última rodada, quando bateu o Red Bull Bragantino em casa por 2 x 1 e contou com o tropeço do Santos diante do Fortaleza na Vila Belmiro, também por 2 x 1, para permanecer na elite do futebol brasileiro.

“Fico” de Ramón Díaz é o primeiro passo para fazer Vasco competitivo em 2024

Ramón Díaz caiu nas graças da torcida do Vasco por conta da forma como conseguiu fazer o time jogar. Sem perspectivas ou padrão de jogo definido com o antecessor Maurício Barbieri, coube ao argentino de 64 anos entender como poderia fazer o grupo de jogadores que tinha em mãos jogar melhor para enfim sair da zona de rebaixamento e terminar o ano de 2023 na primeira divisão do futebol brasileiro.

O estilo motivador e estratégico de “Don” Ramón foi fundamental para que a equipe acreditasse que poderia permanecer na Série A até o último momento. O meme com a frase do técnico “No vas a bajar” foi um lema utilizado nos vestiários e que conduziu o time em meio a tantas dificuldades.

Além disso, o desempenho de alguns jogadores individualmente também foi de extrema importância para que o Vasco conquistasse a permanência na elite do futebol brasileiro. Gabriel Pec foi um motor no meio-campo ao lado de Andrey. Nas laterais, Pumita Rodríguez, embora tivesse feito um primeiro semestre melhor, teve sua importância na campanha do time no Campeonato Brasileiro, assim como Lucas Piton, titular da lateral-esquerda durante praticamente todo o campeonato.

Outros dois nomes de destaque na arrancada do Gigante da Colina para fugir do rebaixamento foram Dimitri Payet, francês que dominou o meio-campo vascaíno e com sua experiência soube controlar as ações em campo e também fora dele e Pablo Vegetti, artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, o argentino de 35 anos disputou 21 jogos e balançou as redes em dez oportunidades. Outros nomes como Paulinho e Serginho, autores dos gols contra o Red Bull Bragantino na última rodada, tem a sua importância simbólica também.

A vinda de Don Ramón potencializou o desempenho de algumas peças do Vasco e trouxe um padrão de jogo ao time. Ao lado de seu filho e de Alexandre Mattos, conhecido por conseguir garimpar peças no mercado, a tendência é de que com as escolhas certas, o Gigante da Colina possa fazer uma temporada melhor, mais tranquila e quem sabe se classificando para competições internacionais. A renovação com o treinador foi o primeiro presente para a apaixonada torcida vascaína e o primeiro passo para o sucesso do time em 2024.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo