Brasil

Vasco renova o contrato de Lucas Piton e tenta se blindar do interesse de clubes do exterior

Valoriza no mercado e um dos destaques do clube desde a última temporada, lateral-esquerdo Lucas Piton teve o contrato renovado pelo Vasco e sonha com seleção brasileira

O Vasco se antecipou ao possível interesse de clubes do exterior e acertou a renovação de um dos principais destaques do time. Nesta quinta-feira (29), o Cruz-Maltino anunciou a extensão do vínculo do lateral-esquerdo Lucas Piton. O novo acordo é válido até dezembro de 2028. O antigo vínculo era até o fim de 2026.

Com a renovação de contrato, além de valorizar Lucas Piton, o Vasco também busca se blindar do possíveis investidas de clubes do exterior nas próximas janelas de transferências. No fim de 2023, o lateral-esquerdo chegou a ser sondado por clubes da Europa, mas não houve proposta oficial ao Vasco.

Vale lembrar que, em maio de 2023, Lucas Piton foi pré-convocado pela seleção da Itália, do técnico Roberto Mancini, para jogos válidos pela Liga das Nações. O lateral-esquerdo tem dupla nacionalidade e tem passaporte italiano desde 2021, o que lhe permite atuar pela Azurra. Ele acabou ficando fora da lista final daquela convocação, mas o fato chamou a atenção de clubes europeus – principalmente, italianos.

Em recente entrevista, no entanto, Lucas Piton disse ao “ge” que ainda sonha em defender a seleção brasileira. Na próxima sexta-feira (1), o técnico Dorival Júnior faz a sua primeira convocação e o lateral-esquerdo do Vasco é um dos cotados para a posição.

– Todo jogador tem o sonho de vestir a camisa da Seleção. Treino muito para receber essa oportunidade um dia. Sinto que estou cada vez mais pronto. Estar na Seleção será fruto do trabalho no Vasco. Quanto melhor estiver aqui mais perto eu estarei de ser convocado. Vou trabalhar bastante – afirmou Lucas Piton ao “ge”.

Lucas Piton é líder de assistências do Vasco

Revelado pelo Corinthians, Lucas Piton foi contratado no começo de 2022 por 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões, na cotação da época). E desde o começo da sua trajetória foi titular abosoluto do time. Ele disputou 49 jogos na última temporada, sendo 37 das 38 partidas do Campeonato Brasileiro. O lateral só ficou de fora de uma partida do Brasileirão por suspensão. Ele foi líder de assistências no time, com sete passes para gols, além de ter marcado um gol. Na atual temporada, Lucas Piton tem um gol e uma assistência em oito partidas.

Além disso, Lucas Piton chama a atenção pelo bom número de cruzamentos certos. De acordo com o Sofascore, Piton é o terceiro lateral-esquerdo com mais cruzamentos certos no mundo desde a sua estreia pelo Vasco. Foram 119, um incrível aproveitamento de 35% dos cruzamentos.

Vasco trabalha para manter nomes importantes

A renovação de Lucas Piton é a segunda do Vasco recentemente. Na última semana, o clube anunciou a extensão do contrato com o atacante Vegetti. Assim como o lateral-esquerdo, o argentino também atraiu o interesse de outros clubes – no caso, do Brasil. Dessa forma, o Cruz-Maltino também se antecipou e acertou a renovação do jogador.

Com contrato até o fim de 2024, o zagueiro e capitão Gary Medel é outro que deve entrar no radar do clube em breve para tratar sobre a renovação do vínculo. Aos 36 anos, o chileno é um dos destaques do time, não só pelo futebol, mas também pela liderança em campo.

Números de Lucas Piton no Vasco

  • Jogos: 57
  • Gols: 2
  • Assistências: 8
  • Cruzamentos certos: 119 (35% de acerto)
  • Cartões amarelos: 9
  • Cartões vermelhos: 0
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo