Medel chega ao Vasco após Pulgar e Vidal chancelarem futebol brasileiro
Mesmo atuando no rival Flamengo, companheiros de seleção do Chile foram fundamentais para vinda do novo reforço vascaíno
Depois de mais de dez anos na Europa, o volante Gary Medel chega ao Brasil para uma experiência nova. O experiente chileno vai reforçar o Vasco na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Apresentado na tarde desta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o jogador de 35 anos falou sobre a chegada ao clube e exaltou a força do futebol brasileiro dentro do cenário sul-americano.
– Obviamente, em comparação com a liga chilena, a liga brasileira está em um nível muito alto. O que quero para mim é estar uma competição muito competitiva, jogar com grandes jogadores e grandes equipes. Isso me leva a estar na seleção também, estar em alto nível. Obviamente o Vasco está em um momento complicado. Mas trabalhando e dando o melhor de cada um, a situação podem mudar. O clube é muito grande e merece estar em uma melhor posição. Trabalhando, estando bem mentalmente e com ajuda dos torcedores, vamos reverter essa situação – afirmou Gary Medel em entrevista coletiva.
Pulgar e Vidal deram ok ao futebol brasileiro
Antes de acertar com o Vasco, Medel conversou com Erick Pulgar, do Flamengo, e Arturo Vidal, do Athletico-PR, companheiros de seleção do Chile e que já atuam no Brasil. Assim, o volante revelou os que os chilenos o passaram sobre o futebol brasileiro.
– Sou muito amigo do Vidal e do Pulgar. Obviamente eles comentaram sobre o futebol brasileiro. Você tem que estar 100% em nível de competição. Se não estiver 100%, te comem vivo. Por isso vim sozinho para o Rio, sem a minha família, para estar 100% concentrado aqui e tratar de melhorar a situação do Vasco. Por isso estou aqui – disse o volante.
Medel oficialmente apresentado! ✔️ ?
Assista a transmissão completa na VascoTV! ?#VascoDaGama pic.twitter.com/8w7VG5PH6f
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 13, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quando Medel pode jogar pelo Vasco?
Gary Medel desembarcou no Rio de Janeiro na manhã do último sábado. Após passar por exames médicos, ele assinou o contrato, válido até o fim de 2024, e foi anunciado na última terça. Então, passou a treinar com o elenco no CT Moacyr Barbosa. Ele ainda não foi regularizado pelo Vasco, mas, como o time só volta a jogar no dia 23 de julho, contra o Athletico-PR, o novo técnico Ramón Diaz deve poder contar com o volante, que comentou sobre a possível estreia.
– Minha última partida foi em 20 de junho pela seleção chilena. Depois tive uns dias de férias. Mas venho treinando. Pouco a pouco vou melhorando fisicamente para estar em condições de jogar. E quero jogar – disse Medel, antes de completar sobre a última temporada no Bologna, da Itália.
– Em janeiro tive uma lesão, perdi algumas semanas. Perdi a titularidade. Para voltar a regularidade, tenho que competir, treinar bem e buscar o melhor para todos. Sobre a posição, chegou o treinador novo, estou a disposição dele. Se vai ser zagueiro, volante, não tenho dificuldade em qualquer posição. Sei estamos num momento complicado, mas estou à disposição.
Como foi a carreira de Medel na Europa?
Revelado pela Universidad Católica, do Chile, Medel se destacou pelo Boca Juniors, da Argentina, entre 2008 e 2011, quando foi vendido ao Sevilla, da Espanha. Na sequência, passou por Cardiff City, do País de Gales, Inter de Milão, da Itália, Besiktas, da Turquia, antes de chegar ao Bologna.
Medel teve mais destaque na Inter de Milão, onde atuou em 109 partidas durante três temporadas. Além disso, no Bologna, mais recentemente, também teve bons momentos. Na despedida do clube, após o fim da temporada 2022/23, o chileno foi homenageado nas redes sociais do clube.
Grazie Gary ❤️? @MedelPitbull #WeAreOne pic.twitter.com/AvzYK3r4Gl
— Bologna Fc 1909 (@Bolognafc1909) July 3, 2023
Clubes que Medel jogou antes do Vasco:
- Universidade Católica (CHI)
- Boca Juniors (ARG)
- Sevilla (ESP)
- Cardiff City (ENG)
- Internazionale (ITA)
- Besiktas (TUR)
- Bologna (ITA)



