Brasil

Planejamento do Vasco para 2024: ‘fico’ de Ramón Díaz desencadeia primeiros movimentos de Alexandre Mattos

Renovação de Ramón Díaz por mais dois anos sinaliza que a comissão técnica pode construir um projeto vencedor com a ajuda de Alexandre Mattos

Após um 2023 tenso, evitando o rebaixamento no Brasileirão na reta final do campeonato, o Vasco agora vislumbra a próxima temporada com bons olhos. Além da chegada de Alexandre Mattos para substituir Paulo Bracks como diretor esportivo, o Gigante da Colina confirmou na última quinta-feira (28) a permanência de Ramón Díaz por mais dois anos.

Símbolo da retoma cruz-maltina, o técnico agora trabalha ao lado de Mattos para colocar o planejamento do Vasco para 2024 em prática. E isso passa pela montagem do elenco. Além dos reforços, que devem chegar em peso devido ao perfil do dirigente, o Gigante da Colina também olha para seus jogadores para definir quem tem espaço para continuar à disposição na próxima temporada.

E apenas um dia depois do ‘fico' de Ramón, o Vasco já começou a anunciar quais atletas estão nos planos para o próximo ano. O primeiro comunicado cruz-maltino desta sexta-feira (29) confirmou a compra de Mateus Carvalho junto ao Náutico. O volante assinou um novo contrato com o Gigante da Colina até o dia 31 de dezembro de 2027.

Além disso, o Vasco acertou a renovação de Zé Gabriel por mais duas temporadas, até 2025. O volante terminou o ano como titular com o treinador argentino. Por último, o Gigante da Colina garantiu a compra em definitivo de Paulo Henrique junto ao Atlético-MG. O lateral-direito foi contratado por US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,7 milhões) e fechou um vínculo até 2027. A informação é do GE.

Ainda sem anúncio oficial, Praxedes também deve continuar no Vasco em 2024. Alexandre Mattos teve uma reunião com o Red Bull Bragantino para selar um novo empréstimo por mais um ano, com opção de compra ao término do contrato. O zagueiro Maicon renovou com o Gigante da Colina por mais uma temporada.

Ramón Díaz e Alexandre Mattos têm tudo para criar um projeto vencedor no Vasco

Díaz e Mattos têm tudo para criar um projeto vencedor no Vasco. O técnico já conhece o grupo e detém a confiança dos atletas, além de que terá tempo para implementar ainda mais sua filosofia de trabalho durante a pré-temporada, que será em Punta del Leste, no Uruguai. Mais do que isso, o argentino estará em conjunto com os dirigentes para selecionar as contratações para 2024.

Nesse ponto que entra a figura importante do diretor de futebol. Alexandre Mattos é conhecido por ser um dos profissionais brasileiros com mais experiência no mercado – tanto nacional, quanto estrangeiro. O dirigente foi um dos nomes dos bastidores que montou os elencos campeões de Cruzeiro e Palmeiras, além de deixar uma boa base no Atlético-MG e no Athletico-PR.

Ramón Díaz também opina sobre aqueles jogadores que podem ser dispensados pensando na próxima temporada. Sebástian Ferreira, Robson Bambu, Gabriel Dias, Alex Teixeira, Laranjeira e Riquelme são alguns desses exemplos. E a esperança é que reforços desembarquem em São Januário antes do início das atividades do Gigante da Colina no próximo ano.

Pensando em médio a longo prazo, o Vasco tomou uma decisão importante durante a negociação com o técnico. O Gigante da Colina estipulou metas no contrato de Ramón que, caso sejam atingidas, resultarão na extensão do vínculo por mais duas temporadas. Ou seja, o argentino pode ficar à frente da equipe cruz-maltina até 2027. E com a ajuda de Mattos, o futuro tende a ser brilhante.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo