Vasco volta a ser competitivo, mas agora é preciso mais – e isso passa pela necessidade de reforçar o elenco
Mesmo inferior tecnicamente, o Vasco fez um jogo muito disputado com o Flamengo, no domingo, e teve chances de vencer. Situação fez o auxiliar Emiliano Diaz ressaltar, mais uma vez, a necessidade do clube reforçar ainda mais o elenco vascaíno

O Vasco passou, em partes, no seu primeiro grande desafio de 2024. Mesmo sem a vitória no clássico com o Flamengo, no último domingo (4), o Cruz-Maltino deu bons sinais para o restante da temporada com o 0 a 0 “conquistado” no Maracanã, com direito a Léo Jardim defendendo pênalti de Gabigol nos minutos finais do jogo. Mas isso ainda não significa, é claro, que está tudo certo com o clube. E Emiliano Diaz ter feito mais uma cobrança por reforços ajuda a explicar a situação do Vasco.
Depois de dois amistosos durante a pré-temporada e cinco partidas contra clubes de menor investimento no Campeonato Carioca, o Vasco encarou o Flamengo, no último domingo, como o seu primeiro grande teste de 2024. E Cruz-Maltino foi bem nesse “desafio” contra Tite, Pedro, Everton Cebolinha, De La Cruz, Arrascaeta e companhia.
O Flamengo até teve mais volume de jogo, principalmente nos primeiros 20 minutos, mas sem conseguir ser efetivo. Com três zagueiros e dois volantes, o Vasco fechou bem a entrada da área e o Rubro-Negro só conseguiu ameaçar o gol de Léo Jardim em duas jogadas de bola aérea. Depois, o Cruz-Maltino conseguiu equilibrar o jogo e já não sofreu tanto, apesar do Flamengo continuar mais com a bola, mas apenas cercando a área vascaína.
Como Emiliano Diaz, auxiliar técnico e filho de Ramón Diaz, falou, o Vasco, de fato, teve as chances mais claras da última noite no Rio de Janeiro. Ambas com Vegetti, que, nas duas vezes, parou no zagueiro Léo Pereira. Na segunda, o argentino perdeu um gol incrível, com duas finalizações no mesmo Lance! Enquanto o Flamengo cercava a área do Vasco quando tinha a bola, o time de Ramón Diaz era mais objetivo e direto, buscando o gol adversário.
– A chance mais clara foi nossa. Eles tiveram imposição muito tempo, mas a situação mais clara foi do Vasco. Eles têm dois times, sai um melhor que o outo. Temos um time em construção, sabemos das limitações que temos, mas vamos competir com todo mundo, como fizemos ano passado, competimos com todos os grandes. Não vai ser diferente. Confiamos no time. Queríamos ganhar, mas não se pode – afirmou Emiliano Diaz após o empate com o Flamengo.
Vale ressaltar, é claro, que o Vasco não contava com o meio-campista Paulinho, titular absoluto do time que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ele vai precisar passar por cirurgia e só volta a jogar no fim da temporada. Além dele, neste domingo, o volante Jair sentiu dores no joelho esquerdo em uma dividida no começo da partida e precisou ser substituído. Assim, além de passar pela reconstrução do clube, o Vasco também passar pelo encaixe de novos nomes no time titular.
Assim como no segundo turno do último Campeonato Brasileiro, quando fez uma grande campanha de recuperação, o Vasco começou 2024 mostrando que pode competir contra qualquer adversário do futebol brasileiro. Com um time com muita disposição, treinado por Ramón Diaz, o Cruz-Maltino deu indícios que pode ter uma temporada menos complicada. Mas para isso, além de competir, o Vasco precisa reforçar ainda mais o atual elenco. No ataque, por exemplo, Vegetti, que vem jogando com uma fissura na costela e não está 100% desde o começo da temporada, não tem substituto a altura.

Emiliano Diaz reforça cobrança por mais contratações
Em recente entrevista, o técnico Ramón Diaz não escondeu o desejo de contar com mais reforços para o Vasco nesta temporada. Principalmente, para o setor ofensivo. No último domingo, o auxiliar Emiliano reforçou a necessidade de clube buscar mais jogadores no mercado e, inclusive, citou as posições que seriam prioritárias para o Cruz-Maltino neste momento.
– Sabemos que precisamos reforçar no meio-campo para frente, porque tivemos o Paulinho (lesionado)… Se Deus quiser o Jair não tem nada… Mas acreditamos muito no time que temos. Fez algo absurdo no ano passado, mas estamos “curtos”. Temos um bom elenco, mas precisamos de mais – disse Emiliano, antes de completar em outra resposta.
– Centroavante, volante e um extremo pela esquerda. Essas são as posições. Com a lesão do Paulinho, (as saídas de) Marlon e Pec, que não contávamos, temos que reforçar essa zona. Saíram jogadores importantes, temos que reforçar – finalizou o auxiliar técnico.
- João Victor (zagueiro)
- Robert Rojas (zagueiro/lateral-direito)
- David (atacante)
- Adson (atacante)
Além disso, o Vasco agora tem outros quatro jogadores com negociações avançadas para reforçaram o elenco de Ramón Diaz. O goleiro Keiller, ex-Internacional, e o lateral-esquerdo Victor Luís, que estava no Coritiba. Para o meio, o volante chileno Pablo Galdames já está acertado e, inclusive, foi ao Maracanã no último domingo. O Cruz-Maltino também tem negociações avançadas com Juan Sforza, jovem volante dos Newell's Old Boys, da Argentina, e que está com a seleção local na disputa do Pré-Olímpico, na Venezuela.