Brasil

Varela conta com apoio em duas frentes para se consolidar como titular do Flamengo

Titular em sete dos dez jogos do Flamengo em 2024, Varela constrói confiança interna com Tite e tenta se consolidar de vez no clube

A lateral direita é a posição que gera mais insegurança na torcida do Flamengo. Os rubro-negros reclamam da falta de opções desde o ano passado e, com a saída de Matheuzinho, apenas Wesley e Varela integram o setor para 2024. Apesar disso, o clima é de confiança com os dois jogadores, principalmente o uruguaio, que tem sido o titular no time de Tite neste início de temporada.

Varela começou os trabalhos em 2024 de maneira interessante, tendo participado de gols pela primeira vez desde que chegou ao clube. O clima de confiança será fundamental para que Varela possa se consolidar ainda mais como o nome da lateral direita. Afinal, para isso foi contratado.

Saída de Matheuzinho e falta de confiança de Wesley abrem caminho

O uruguaio iniciou o 2024 no 11 inicial como parte do planejamento de Tite. O treinador, e comissão técnica, deram a entender que utilizariam Varela entre os titulares desde o início da última temporada, quando o atleta começou os três jogos restantes para o fim do Campeonato Brasileiro. Nesta jornada, o camisa 2 esteve em campo em todas as partidas do Flamengo, com exceção daquelas disputadas enquanto a equipe fazia pré-temporada nos Estados Unidos.

Varela é uma das esperanças para a torcida do Flamengo em 2024 (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Além do planejamento interno do Flamengo, dois fatores colocaram Varela à frente da concorrência. O primeiro foi a perda de confiança de Wesley, titular em boa parte de 2023. O Garoto do Ninho caiu nas graças de Sampaoli e participou de praticamente toda a última temporada, mas perdeu fôlego com atuações ruins, que continuaram a aparecer na temporada seguinte.

O outro foi a saída de Matheuzinho para o Corinthians. Tite já havia frisado que o lateral perderia espaço em reuniões com o departamento de futebol, e, por isso, o Flamengo optou por negociá-lo. Dessa forma, o clube conta com apenas duas opções para o setor.

Um Varela cada vez mais consolidado

O mais importante para Varela, no entanto, foi o aumento da confiança. Tímido, ele chegou ao Flamengo sem conseguir mostrar serviço e já vinha recebendo críticas da torcida. O 2023, inclusive, foi bastante conturbado: o uruguaio teve duas lesões complicadas e chegou a brigar, fisicamente, com Gerson durante treino no Ninho do Urubu. Tudo mudou quando o Rubro-Negro anunciou Tite.

Com um perfil mais paizão, o novo comandante conseguiu reacender a chama de Varela, que se vê cada vez mais consolidado na lateral direita. Em contato com a Trivela, uma fonte revelou que não tinha visto o uruguaio tão empenhado nos treinamentos e engajado nas atividades com os companheiros. A resenha com os outros três conterrâneos, De La Cruz, Arrascaeta e Viña, sem dúvida, ajudou bastante no processo.

Varela viveu um 2023 conturbado, mas quer deixar tudo para trás em 2024 como titular (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

Uma pessoa próxima ao lateral também contou à reportagem que esse carinho é fundamental para que ele consiga exercer o seu melhor futebol. Segundo ela, Varela é um jogador que sente bastante o termômetro interno e da torcida, ou seja, é importante que o clima esteja tranquilo, como agora. É muito difícil de afirmar se vai durar até o fim do ano, ainda mais se tratando do Flamengo, mas o início de 2024 é animador.

— Tite dá muita confiança para o jogador, ele fala muito com o grupo. É muito importante também porque na hora do jogo você está mais preparado — disse Varela, em entrevista à FlaTV.

Braz e Spindel saem em defesa de Varela

Perguntados pela Trivela sobre a situação da lateral direita, durante a coletiva de apresentação de Matias Viña, Marcos Braz e Bruno Spindel reafirmaram a confiança, não apenas em Varela, mas em todo o elenco do Flamengo. Nomes fortes do departamento de futebol, os dirigentes analisaram possíveis movimentações do Rubro-Negro no mercado.

— (A confiança na lateral-direita) Não até o meio do ano, mas o ano todo. A gente confia no elenco. Nenhum atleta vai conseguir jogar sozinho, na sua posição todos os minutos de todos os jogos. Até dia 7 de março a gente vai tentar fazer uma qualificação no elenco. A gente confia muito no Tite, no elenco, a gente confia que o trabalho vai render frutos e que o Flamengo vai ter grandes conquistas nessa temporada. A gente precisa fazer um esforço para qualificar mais o elenco, são 80 jogos no ano, tem Copa América, data FIFA, lesões, suspensões… vamos fazer o esforço para trazer mais uma ou outra peça — comentou Spindel.

Os números e curiosidades de Varela em 2024

  • 8 jogos (7 como titular)
  • 522 minutos (65 por partida)
  • 2 participações em gol (1 gol e 1 assistência)
  • Primeiras participações em gol desde que chegou
  • Apenas um gol sofrido quando esteve em campo
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance! e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo