Brasil

Transfer ban pode frustrar planos de Carille por reforços no Santos

Carille já havia deixado claro que esperava a chegada de três reforços no Santos para o início da Série B

A iminente punição da Fifa ao Santos por conta da dívida com o Krasnodar, da Rússia, pode frustrar os planos do técnico Fábio Carille de receber mais três contratações para o início da Série B do Campeonato Brasileiro. Focado em ter um bom início na luta pelo acesso à elite do futebol nacional, o treinador alvinegro já havia revelado que esperava a chegada de um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante para atuar pelo lado direito do campo.

Quando o Santos será punido com o transfer ban?

No final do mês passado, o Santos foi notificado pela Fifa de que tinha 30 dias para entrar em acordo com o Krasnodar e quitar a pendência de aproximadamente US$ 3 milhões (R$ 14,8 milhões na cotação do dia). A dívida é referente à aquisição do peruano Cristian Cueva, em 2019.

Desde então, o Peixe buscou maneiras de convencer os russos a aceitarem tal pagamento parceladamente. Segundo apuração da Trivela, a intenção da diretoria era pagar tudo em dez parcelas, com a inclusão de algumas garantias de pagamento.

Isso, no entanto, não convenceu os europeus, que sequer aceitaram dar andamentos às tratativas.

O prazo estipulado pela Fifa para o acordo se encerrou nesta semana. Desta forma, a punição vai começar a valer a partir do momento em que o Krasnodar relatar a continuidade da dívida e a entidade informar a punição para a CBF.

Santos tem conversas avançadas por reforços?

Em recente entrevista, Carille, sonhando com o fortalecimento do elenco para a Série B e preocupado com a possível saída de jogadores, revelou que o Santos já tinha conversas adiantadas com atletas aprovados por ele.

— Alguns jogadores, claro que não vou falar o nome, não podem vir nesse momento. Já jogaram por outras equipes do Paulistão e teremos que esperar o Estadual terminar. Não posso cravar que está 100% certo, mas já tem conversas e observações em cima das nossas necessidades. Creio que vão chegar três peças bem pontuais para que a gente fique mais forte — falou o treinador.

Na oportunidade, Carille também explicou os motivos para receber as três peças.

— Só para ter uma ideia. Corremos o risco de perder o Joaquim a qualquer momento em uma negociação. O Jair, com a idade e potencial que tem, pode começar a servir a seleção de base. Então, é um setor que não podemos ficar descobertos. Tem a questão do lado direito do ataque com Pedrinho e Otero. No meio do ano tem Copa América e o Otero pode ir. Vamos ficar sem ele por um mês. Não podemos errar. Estamos muito de olho. Não é para agora, mas sim para abril. Então talvez um zagueiro e um atacante pela direita. Na lateral, vamos ver a resposta de Jorge, Dodô e Souza. Temos que ter bastante cuidado, mas devem chegar três peças — completou.

Até quando o Santos pode registrar novos jogadores?

Mesmo com o fechamento da janela de transferências, os clubes do futebol brasileiro poderão contratar jogadores que disputaram os campeonatos estaduais. Essas contratações poderão ser registradas entre os dias 1º e 19 de abril.

Caso nenhum atleta desembarque no CT Rei Pelé, o Peixe terá que esperar a abertura da segunda janela de transferências do ano, entre julho e setembro.

Quais são os jogos do Santos até a próxima janela?

  • 1ª rodada: 19, 20 ou 21 de abril – Santos x Paysandu – Vila Belmiro
  • 2ª rodada: 26, 27 ou 28 de abril – Avaí x Santos – Ressacada
  • 3ª rodada: 03, 04 ou 05 de maio – Santos x Guarani – Vila Belmiro
  • 4ª rodada: 10, 11 ou 12 de maio – Amazonas x Santos – Arena da Amazônia
  • 5ª rodada: 14 ou 15 de maio – Ponte Preta x Santos – Moisés Lucarelli
  • 6ª rodada: 17, 18 ou 19 de maio – Santos x Brusque – Vila Belmiro
  • 7ª rodada: 24, 25 ou 26 de maio – América-MG x Santos – Independência
  • 8ª rodada: 31 de maio 1º ou 2 de junho – Santos x Botafogo-SP – Vila Belmiro
  • 9ª rodada: 07, 08 ou 09 de junho – Novorizontino x Santos – Jorge Ismael de Biasi
  • 10ª rodada: 14, 15 ou 16 de junho – Operário x Santos – Germano Krüger
  • 11ª rodada: 18 ou 19 de junho – Santos x Goiás – Vila Belmiro
  • 12ª rodada: 21, 22 ou 23 de junho – Mirassol x Santos – José Maria Campos Maia
  • 13ª rodada: 28, 29 ou 30 de junho – Santos x Chapecoense – Vila Belmiro
  • 14ª rodada: 05, 06 ou 07 de julho – Ceará x Santos – Arena Castelão

A partir do dia 10 de julho a janela de transferências de meio de ano se abre e hipotéticas contratações, caso o Santos tenha resolvido a pendência com o Krasnodar, poderão ser inscritas para a sequência da Série B do Brasileirão.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo