Botafogo: Artur Jorge manda recado ao Atlético-MG antes de ‘final’ contra o Palmeiras
Artur Jorge relembrou confusão da última partida contra o Galo para criticar jogadores que enfrentará na decisão da Libertadores
O Botafogo iniciou uma das semanas mais importantes de sua centenária história nesta segunda-feira (25), quando embarca para São Paulo para enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, no Allianz Parque.
O Glorioso tem a mesma pontuação que o adversário paulista, mas tem uma vitória a menos e precisa vencer para retomar a ponta da tabela, perdida no último final de semana.
A partida decisiva pelo Brasileirão será quatro dias antes da final mais importante do século para o Fogo. Eles vão a Buenos Aires para disputar com o Atlético Mineiro a taça da Libertadores 2024 neste sábado (30).
No entanto, a decisão continental já teve um primeiro episódio antes mesmo de começar. Isso porque, na última semana, Galo e Botafogo se enfrentaram pelo Brasileirão e o empate por 0 a 0 rendeu muita polêmica, requentada hoje com a entrevista coletiva do técnico dos cariocas, Artur Jorge.
‘Não venham com lições de moral': técnico do Botafogo critica Everson, Hulk e Deyverson
O jogo, disputado na última quarta (20) no Independência vazio, foi quente desde o início, com discussões e fortes divididas. Ao apito final, as brigas chegaram ao auge com empurra empurra, discussões envolvendo Barboza, Luiz Henrique, Hulk e vários outros.
Após a partida, o goleiro Everton, do Atlético, disse que o Botafogo foi para o jogo para “arrumar confusão”. Por isso, Artur Jorge deu um recado ao arqueiro.
— O empate contra o Atlético Mineiro foi pouco para nós. Para o adversário provavelmente não, e eles tiveram a oportunidade de manifestar no final que não. […] O goleiro do Atlético-MG [Everson], no final [do jogo], veio falar que a equipe do Botafogo queria confusão e eu vou responder dizendo que inadmissível é que ele tenha chutado a bola na cara do Tiquinho. Isso é fazer confusão — iniciou as reclamações o técnico.
Na sequência, o português criticou as falas de Hulk contra Luiz Henrique, também ironizando a torcida declarada de Deyverson, do Galo, para que o Palmeiras termine como o campeão brasileiro.
— O Hulk no final falou sobre um jogador meu [Luiz Henrique], Hulk que eu muito respeito, mas se preocupou com as palavras de um jogador por ter dito alguma coisa ao adversário — disse, emendando:
— Acho que é de pior tom, quando um jogador da própria equipe [Deyverson] deseja que um rival [Palmeiras] seja campeão. […] O Atlético-MG foi campeão há três anos. Quando se tem jogadores dentro do elenco que estejam lutando pela equipe e que desejam que outros sejam campeões, alguma coisa está errada. Portanto, moralmente, para mim, não venham com lições de moral, nem pra mim, nem para meus jogadores — completou.
Artur Jorge diz que há ‘incentivo' para rivais tirarem pontos do Botafogo
A coletiva quente do treinador também teve acusações de supostos “investimentos” de rivais na luta pelo título brasileiro para que os adversários do Botafogo tirem pontos deles.
— Outros candidatos têm investindo muito em rivais nossos para que nos fizessem a vida mais difícil, nos roubassem pontos. Tenho ouvido muita coisa e nós do Botafogo estamos em posição de grande coerência em comportamento e desempenho. Começamos na terça a reta final para um desafio importante, mas não decisivo e vamos a ele — acusou.
Mesmo com os três empates seguidos e a perda da liderança, Jorge ainda está confiante e vê o time preparado para responder nos gramados.
— Estamos preparados para esse objetivo, para ir em busca de meta que temos, como outros, mas por nós ambicionados e estamos preparados para dar resposta com um Botafogo forte fisicamente, mentalmente, e preparado para lutar nesse jogo [Palmeiras] e nos três que faltam para chegar ao tão desejado título — disse.
A partida contra o Palmeiras acontece nesta terça, às 21h30 (horário de Brasília), enquanto a decisão da Libertadores, no sábado, inicia às 17h no Monumental de Núñez.
Os jogos restantes para o Botafogo em 2024:
- Palmeiras x Botafogo — 26/11, às 21h30 — 36ª rodada do Brasileirão
- Atlético Mineiro x Botafogo — 30/11, às 17h — Final da Libertadores
- Internacional x Botafogo — a definir — 37ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x São Paulo — a definir — 38ª rodada do Brasileirão