Mesmo após ação da CBF, Sport estuda medida no STJD por pênalti para o Palmeiras
Leão da Ilha entende que foi lesado pela atuação do árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo

O inconformismo do Sport com a arbitragem que conduziu o jogo com o Palmeiras, domingo (6), na Ilha do Retiro, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, está longe do fim.
De acordo com o apurado pela Trivela, a cúpula pernambucana estuda entrar com uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra os árbitros de campo e vídeo envolvidos na partida.
A diretoria do Leão da Ilha espera uma punição por parte do órgão à equipe de arbitragem que influenciou diretamente no resultado do jogo, assinalando duas penalidades para o Palmeiras, que venceu o compromisso por 2 a 1.
O segundo pênalti marcado a favor da equipe paulista, em cima de Raphael Veiga, se tornou um dos assuntos mais comentados da rodada, pois não houve qualquer infração sobre o meio-campista palmeirense dentro da área do Sport e indignou a torcida e os dirigentes pernambucanos.
Áudio do VAR do segundo pênalti do Palmeiras, em Raphael Veiga, na partida dontra o Sport.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 7, 2025
VAR (Rodrigo Nunes de Sá): "Ele vai tocar, mas ele não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de bola."
📽️: CBFpic.twitter.com/ePUWxIWSiW
Quem apitou o jogo entre Sport x Palmeiras?
O duelo na Ilha do Retiro teve a seguinte equipe de arbitragem:
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
- Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha
- Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
- VAR: Rodrigo Nunes de As (RJ)
A CBF anunciou o afastamento de todos eles na tarde desta segunda-feira (07), juntamente com as equipes de campo e vídeo que aturam no confronto entre Internacional 3 x 0 Cruzeiro, também válido pela segundada rodada do Campeonato Brasileiro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Qual representação o Sport estuda apresentar?
Ainda conforme as informações obtidas pela Trivela, o departamento jurídico do Sport estuda entrar com uma Notícia de Infração Disciplinar no STJD denunciando todos os profissionais listados acima.
Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), “qualquer pessoa natural ou jurídica poderá apresentar por escrito notícia de infração disciplinar desportiva à procuradoria”.
A partir de tal denúncia, a Procuradoria do STJD irá analisar a notícia de infração disciplinar e, entendendo que realmente houve uma infração desportiva por parte da arbitragem, o procurador oferecerá denúncia e o processo se iniciará.
Ainda segundo aquilo que a Trivela obteve de informações, o Sport não tem planos de pedir a anulação do jogo. A revolta seria toda contra a arbitragem de campo pela marcação e passividade da equipe do VAR, que não orientou a revisão do lance.
O sentimento na Ilha do Retiro é de “impunidade”.

Abaixo a nota oficial do Sport:
O Sport Club do Recife vem a público manifestar sua total e absoluta indignação diante da atuação desastrosa da equipe de arbitragem comandada pelo Sr. Bruno Arleu de Araújo, no confronto deste domingo (06), na Ilha do Retiro, contra o Palmeiras.
O Sport cobrará oficialmente respostas da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo.
O Clube exige da Comissão de Arbitragem da CBF providências imediatas e efetivas. A tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir.
O Sport Club do Recife seguirá firme e incansável na cobrança por melhorias na arbitragem brasileira, em defesa da transparência, da justiça esportiva e do respeito ao futebol.