Brasileirão Série B

Vila Nova faz segundo tempo de almanaque e só depende de si para (enfim) chegar à Série A

Após levar empate no final do primeiro tempo, Vila Nova se recupera na etapa complementar e conquista vitória crucial pensando em acesso

O Vila Nova deu um passo importantíssimo rumo à elite do futebol brasileiro neste sábado (18). No Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), a equipe goiana venceu o Ceará por 3 a 1, em jogo válido pela 37ª rodada da Série B, e assumiu a quarta colocação do certame. Juan Christian foi o herói do triunfo com dois gols marcados. Caio Dantas fez o outro tento do Vila, enquanto Bissoli, de pênalti, marcou para o Vozão.

Além da expressiva vitória em casa, o Vila Nova contou com os tropeços de Sport e Atlético-GO para ascender na tabela de classificação e entrar no G4 a uma rodada do fim da Série B. Superior na partida, os donos da casa dominaram o Ceará durante os 90 minutos e conquistaram merecidamente o triunfo em Goiânia.

Como foi a vitória do Vila Nova sobre o Ceará

Intenso e frenético. Assim podemos definir o primeiro tempo de Vila Nova x Ceará. Com um minuto de jogo, Marcelinho cobrou escanteio aberto, e a bola bateu no travessão após desvio de cabeça no meio do caminho. Os donos da casa insistiram e, no lance seguinte, abriram o placar. Acionado por Caio Dantas na ponta direita, Ronald despejou a bola no meio da área do Ceará. Na tentativa de afastar o perigo, Warley deixou a pelota no jeito para Juan Christian, que encheu o pé e não perdoou.

A resposta cearense veio aos 18′, dos pés de Erick Pulga. Depois de boa troca de passes da equipe alvinegra, o atacante chutou cruzado tirando tinta da trave do goleiro Dênis Júnior. Os visitantes mantiveram a pressão e foram recompensados por isso. Com 37′ no relógio, o VAR viu toque de mão do lateral Rodrigo Gelado na área e chamou o árbitro, que analisou o lance no monitor e apontou para marca da cal. Pênalti. Bissoli deslocou Dênis na cobrança e deixou tudo igual.

Decidido a vencer a partida e entrar no G4, o Vila Nova não tinha outra alternativa a não ser partir para cima no segundo tempo. E foi isso que os comandados de Lisca fizeram. Aos oito minutos, Igor Henrique fez bonita jogada individual pelo lado direito e acionou Ronald. O atacante cruzou, a defesa tirou parcialmente e a bola se ofereceu para Juan Christian, que bateu colocado e acertou o ângulo: 2 a 1.

Logo na sequência, os goianos ampliaram em lance parecido com o do segundo gol. Juan Christian chutou mais uma vez da ponta esquerda e, desta vez, Bruno Ferreira defendeu. Caio Dantas aproveitou o rebote para sacramentar a vitória no Onésio Brasileiro.

A situação do Ceará se complicou mais ainda aos 36′. Isso porque, o goleiro Bruno Ferreira saiu do gol e acabou expulso por fazer falta em Neto Pessoa. Como o técnico Vagner Mancin já tinha feito as cinco alterações, o atacante Saulo Mineiro teve de terminar a partida debaixo das traves.

Estatísticas de Vila Nova 3 x 1 Ceará – Série B 2023

  • Posse de bola: 52% x 48%
  • Chutes: 15 x 11
  • Chutes no gol: 7 x 5
  • Gols: Juan Christian 2′, 53′, Bissoli 40′ e Caio Dantas 55′

O que o Vila Nova precisa para conseguir o acesso?

Com a vitória na 37ª rodada, o Vila Nova chega aos 61 pontos. Como citado, o Tigrão assumiu o quarto lugar e deixou para trás o rival Atlético-GO no número de vitórias. Além disso, superou também o Sport na tabela de classificação. Para confirmar o acesso à Série A sem depender de outros resultados, o Vila precisa vencer o lanterna e já rebaixado ABC no próximo sábado (25), em Natal.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo