Brasileirão Série B

4 clubes e apenas 3 vagas: entenda o cenário da última rodada da Série B 2024

Corrida pelo acesso envolve Mirassol, Novorizontino, Ceará e Sport e promete grandes emoções no próximo domingo (24)

Nesta sexta-feira (22), três jogos abrem a 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, nenhum dos seis times que estarão em campo hoje tem alguma pretensão no campeonato. Os demais jogos, envolvendo clubes que miram a elite do futebol brasileiro, acontecem no próximo domingo (24).

Às 16h, CRB e Operário jogam em Maceió e Paysandu e Vila Nova jogam em Belém.

Goiás e Novorizontino, Guarani e Ceará, Sport e Santos, Mirassol e Chapecoense, América-MG e Brusque, jogam às 18h30.

O principal atrativo nesta última rodada da Série B é a luta de Sport, Mirassol, Novorizontino e Ceará por três vagas na primeira divisão do futebol brasileiro em 2025.

Entenda luta pelas últimas vagas na Série A 2025

Com 64 pontos, o Mirassol é o vice-líder da competição com 64 pontos e só depende de si para subir para a Série A pela primeira vez em sua história.

O time paulista recebe a Chapecoense no Estádio José Maria de Campos Maia. Caso empate, ou perca, o Mirassol terá de torcer contra Novorizontino, Ceará e Sport para se manter no G4.

Mirassol é o vice-líder da Série B e depende somente de Si para conquistar acesso inédito a Série A
Mirassol é o vice-líder da Série B e depende somente de si para conquistar acesso inédito a Série A. Foto: Imago

Logo atrás na classificação aparece o Novorizontino, com os mesmos 64 pontos, mesmo número de vitórias, mas um saldo inferior.

O Tigre do Vale visita o Goiás, que até ensaiou uma reação em busca do acesso nas últimas rodadas, mas não conseguirá subir este ano.

Com 17 vitórias, o Esmeraldino chegaria apenas a 18, somando 63 pontos. Mesma pontuação do Ceará, quarto colocado. No entanto, o Vozão tem 19 vitórias.

O Novorizontino também depende apenas de uma vitória para conquistar o acesso. Caso empate, terá de torcer contra o Sport, e contra o Ceará.

Falando em Ceará, o Alvinegro encara o já rebaixado Guarani. Se vencer o Bugre, não pode ser alcançado pelo Sport, e também voltará a primeira divisão em 2025.

O clube cearense vem de quatro vitórias nos últimos quatro jogos, sendo esta, uma arrancada vital no momento mais importante da competição.

O Ceará aproveitou tropeços do Sport e é mais um time que depende apenas de uma vitória para voltar a primeira divisão brasileira.

Sport tem caminho complicado para o acesso

Teoricamente, o Sport é o time que tem o caminho mais complicado na luta pelo acesso. O Leão da Ilha recebe o campeão da Série B Santos em casa e é o único candidato a subida que não depende de si.

Para conquistar o tão sonhado lugar na Série A, o Rubro-Negro terá de pontuar contra o Peixe e torcer por tropeços de seus concorrentes.

Sport terá de pontuar contra o Santos e torcer por tropeços dos concorrentes para sair da Série B
Sport terá de pontuar contra o Santos e torcer por tropeços dos concorrentes para sair da Série B. Foto: Imago

A única possibilidade de acesso do time pernambucano é pontuando, seja ganhando do Santos, ou mesmo empatando.

O Sport pode subir com um empate, desde que o Ceará perca seu jogo diante do lanterna Guarani.

Decepções da Série B entram em campo nesta sexta

O Coritiba, uma das decepções desta temporada, recebe o Botafogo-SP às 19h (horário de Brasília) com a missão de encerrar a temporada dignamente.

A rebaixada Ponte Preta visita o Avaí na Ressacada em Florianópolis às 20h, já pensando no planejamento da próxima temporada.

A Macaca acabou rebaixada na última rodada após a goleada sofrida por 4 a 0 diante do Sport em pleno Moisés Lucarelli e uma combinação de resultados na sequência da 37ª jornada. Entre eles, a derrota do Santos para o CRB, que permaneceu na Série B.

Outro time paulista já rebaixado que joga nesta sexta-feira é o Ituano. O Galo de Itu recebe o Amazonas no Novelli Junior, às 21h30.

Jogos da 38ª rodada da Série B 2024

– Sexta-feira 22/11

  • Coritiba x Botafogo-SP – Couto Pereira – 19h
  • Avaí x Ponte Preta – Ressacada – 20h
  • Ituano x Amazonas – Novelli Junior – 21h30

– Domingo 24/11

  • CRB x Operário – Rei Pelé – 16h
  • Paysandu x Vila Nova – Mangueirão – 16h
  • Goiás x Novorizontino – Serrinha – 18h30
  • Guarani x Ceará – Brinco de Ouro da Princesa – 18h30
  • Sport x Santos – Ilha do Retiro – 18h30
  • Mirassol x Chapecoense – 18h30
  • América-MG x Brusque – 18h30
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo