Saída de Enderson Moreira a uma rodada do fim da Série B escancara encruzilhada que o Sport se meteu
Em comum acordo, Sport anuncia rompimento de vínculo com Enderson Moreira após derrota para o Vitória
Enderson Moreira não aguentou a pressão e deixou o comando do Sport. Com isso, o clube rubro-negro chegará à última e decisiva rodada da Série B sem técnico. O desligamento do profissional de 52 anos de idade ocorreu após a derrota da equipe pernambucana para o Vitória, no último sábado (18), em Salvador. Antes do martelo ser batido sobre a demissão, o próprio treinador chegou a admitir, em coletiva pós-jogo, que seu ciclo no Sport deveria ter se encerrado antes.
– O Sport anuncia, em comum acordo, a saída do treinador Enderson Moreira. Também deixam o Clube os auxiliares Luís Flores e Aílton Serafim e o preparador físico Gerson Rocha. A diretora rubro-negra agradece o trabalho dos profissionais e deseja sucesso nos projetos futuros -, diz o comunicado do Sport.
A declaração de Enderson após a dura derrota em Salvador
O jogo contra o Vitória, campeão da Série B com duas rodadas de antecedência, era de suma importância para o Sport na luta pelo acesso à elite do futebol brasileiro. O revés no Barradão fez o Rubro-Negro pernambucano estacionar nos 60 pontos e perder posições na tabela de classificação. Atual oitavo colocado do certame, o time ficou mais longe do G4 e não depende mais de si para alcançar seu objetivo na última rodada.
Cabisbaixo e visivelmente abatido, Enderson Moreira não escondeu a frustração pelo resultado adverso, que praticamente selou a permanência do Sport na Série B. O técnico expôs sua chateação com o péssimo momento do clube e, em tom de despedida, indicou que o tempo à frente da equipe terminou.
– A decepção é enorme. Eu não nasci Sport, mas eu aprendi a amar esse clube. Então, eu estou muito decepcionado. Nós fizemos um último terço de campeonato muito ruim, muito abaixo daquilo que a gente estava fazendo. Tivemos problemas, buscamos soluções, mas infelizmente o que a gente buscou não funcionou, não deu certo. É lamentável. É triste, decepcionante. (…) Momento muito triste para mim. Estou aqui (dando entrevista) muito pelo respeito que tenho pela torcida, pelo clube. Estou extremamente decepcionado -, afirmou Enderson, antes de admitir a saída iminente:
– Ali (em um post no Instagram) eu fui muito claro. A partir daquele momento eu já tinha falado que não haveria continuidade, independente de acesso ou não. A gente tem que entender ciclos. Eu acho que o ciclo do Enderson poderia ter sido encerrado um pouco antes, talvez no momento em que nós não estávamos conseguindo os resultados. Houve de alguma forma a tentativa da gente poder buscar. Eu busquei alternativas, eu vim com toda minha energia, toda força (…) Dentro daquele momento, na minha declaração, é muito claro que não há Enderson para 2024 no Sport.
A passagem de Enderson pelo Sport
Há exatamente um ano, no dia 18 de novembro de 2022, Enderson Moreira era contratado pelo Sport. De lá para cá, comandou o clube em 67 jogos, com 39 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, totalizando um aproveitamento de 66,2%. O início do treinador à frente do Rubro-Negro foi muito positivo. A equipe conquistou o Campeonato Pernambucano e chegou a ter o melhor ataque do Brasil.
Na Copa do Nordeste, o Sport de Enderson teve a melhor campanha geral, mas acabou derrotado na final, perdendo o título para o Ceará, nos pênaltis, dentro da Ilha do Retiro. Já na Copa do Brasil, o Rubro-Negro foi eliminado nas oitavas de final, diante do futuro campeão São Paulo, também nos pênaltis. No jogo de ida, disputado no Recife, o Tricolor venceu por 2 a 0. Na volta, um resultado histórico para o Sport, que em pleno Morumbi, triunfou por 3 a 1.
Na Série B, Enderson e o Sport viveram uma montanha russa de emoções. Após virar o primeiro turno dentro do G4 e a apenas dois pontos do líder Vitória, o time pernambucano despencou em rendimento no returno. Dentre os motivos que explicam tal queda, dois em especial chamam a atenção: a saída de Luciano Juba para o Bahia e a punição imposta ao lateral Igor Cariús, suspenso por 1 ano pelo STJD por envolvimento em manipulação de resultados.
Sport precisa de milagre para conquistar acesso
Para conquistar o acesso na rodada derradeira da Série B, o Sport não só vai precisar vencer o Sampaio Corrêa na Ilha do Retiro, bem como torcer contra quatro concorrentes, dos cinco que estão à sua frente atualmente (Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino e Mirassol). Só assim para o rubro-negro pernambucano retornar à elite do futebol nacional.
Como citado, o Sport tem 60 pontos e caiu para a oitava colocação. Vitória (72 pontos) e Criciúma (64 pontos) já garantiram o acesso. Os dois times que fecham o G4 no momento são Juventude, que ficou no 0 a 0 com a Ponte Preta e chegou aos 62 pontos; e o Vila Nova, que venceu o Ceará por 3 a 1 e foi a 61 pontos.