Brasileirão Série B

Eduardo Baptista explica sucesso do Novorizontino: direção enxuta e tática ‘anti ansiedade’

Trabalho de longo prazo de Eduardo Baptista consolida líder da Série B como candidato ao acesso

O Novorizontino lidera o Campeonato Brasileiro da Série B com 43 pontos, um a mais do que o Mirassol. Os dois clubes do interior de São Paulo são apontados como fortes candidatos ao acesso para a Série A em 2025.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

O que explica a fase excepcional do Tigre de Novo Horizonte em uma competição na qual briga com gigantes do futebol nacional como Santos, Coritiba, Sport, entre outros?

Em entrevista exclusiva à Trivela, o técnico Eduardo Baptista destacou os motivos que explicam o sucesso do time Auri negro tanto no cenário estadual, como nacional.

Novorizontino reconstruiu equipe após o Paulistão de 2024

Vice-campeão do Campeonato Paulista A2 em 2023, o Novorizontino surpreendeu no Paulistão deste ano. O Tigre chegou às semifinais da competição após eliminar o São Paulo em pleno Estádio do Morumbis.

 

 

Publicado por @brasileiraob
Ver no Threads

 

 

Na fase seguinte, o Novorizontino perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque e acabou eliminado da competição. A partir daí, o time sofreu baixas que reverberaram no começo da Série B.

Eduardo Baptista destacou que tais saídas causaram problemas para a equipe no começo da Série B. Nas primeiras cinco rodadas da Série B deste ano, o time perdeu três jogos e venceu dois.

“A gente tinha um time encaixado no Campeonato Paulista fomos semifinalistas e ao fim do estadual e início da série B, fazemos a venda do Rômulo. Do Rômulo, nós fazemos a venda do William Lepo [para o Vitória-BA], perdemos o Chico, o zagueiro para o Sport, então foram perdas de três jogadores titulares, de um time que estava encaixado, e nós não tivemos muito tempo para arrumar isso. Então a gente buscou esse encaixe, buscou esse acerto e assim que conseguimos corrigir, a equipe voltou no padrão que já vinha no Campeonato Paulista”, destacou Eduardo Baptista.

Eduardo Baptista valoriza organização da diretoria

Desde dezembro de 2023, o Novorizontino adotou o modelo de SAF para administração de seu futebol. Para Eduardo Baptista, uma das chaves para o sucesso recente da equipe é a organização da diretoria do clube em todos os processos.

O treinador afirmou que somente quatro pessoas tomam decisões importantes na agremiação, o que facilita e acelera processos importantes.

 Temos um presidente, um diretor-executivo, o Michel Alves, o presidente é o Janilson, nós temos um coordenador técnico que é o Luiz Carlos Goiano, e tem o treinador Eduardo Batista, essas quatro pessoas no que diz respeito à parte técnica, são que respondem. Então não tem um colegiado, não tem vários conselhos. Que acabam atrasando uma tomada de decisão que tem que ser rápida e isso facilita bastante o nosso trabalho.

Tigre adota um sistema de jogo pouco usual para o futebol brasileiro

Estudioso, Eduardo Baptista aproveita da estrutura que tem a sua disposição no Novorizontino para implantar suas ideias.

Adepto de um futebol agressivo, extremamente ofensivo, e de muita velocidade nas transições, o comandante revelou que gosta de acompanhar qualquer jogo de futebol.

“Acompanho futebol de todos os níveis, eu gosto de assistir a Champions League, como eu gosto de assistir a Copa Paulista, Série A2. Depois do Campeonato Paulista, a gente acompanha futebol em diversas, em diversos níveis, em diversos locais”, afirma o treinador à Trivela

Eduardo Baptista, então, implementou um sistema de jogo um pouco diferente no Novorizontino para resolver uma de suas angústias como treinador.

O comandante revelou que não gosta que suas equipes marquem em um bloco mais baixo em campo. Para isso, adotou o sistema 3-4-3 como base, o que, na visão do técnico, possibilita ao time manter a pressão constante ao adversário.

“A formatação desse sistema vem de uma ansiedade minha. Sou meio ansioso por natureza e não gosto de ficar esperando o adversário numa linha média baixa, gosto que minhas equipes sempre pressionem alto. Essa formação só traz resultados positivos se você tiver uma pressão alta, se a bola tiver pressionada a todo momento. Gosto do jogo direto, de povoar a área adversária e esse sistema, com o tempo, ele foi me mostrando que ele podia me dar tudo isso”, explica Eduardo Baptista.

Novorizontino aposta em jogo de alta transição para fazer sucesso na Série B
Novorizontino aposta em jogo de alta transição para fazer sucesso na Série B. Foto: Imago

O que falta para o acesso do Novorizontino?

Eduardo Baptista entende que uma diferença do Novorizontino da última temporada para esta é a questão mental.

No ano passado, a equipe estava dentro do G4 até os 35 minutos do segundo tempo da última rodada, mas uma combinação de resultados deixou o Novorizontino fora, por apenas um ponto.

O comandante revelou que saber controlar a ansiedade será fundamental neste momento da Série B. Para isso, o treinador evita fazer contas e pede foco total dos atletas no maior objetivo do clube.

Então agora é concentrar, tentar deixá-los bem preparados, tanto fisicamente como mentalmente para cada jogo, que agora são decisões, quanto mais a gente pontuar, mais rápido a gente vai chegando próximo do nosso objetivo.

O Novorizontino entra em campo pela 25ª rodada da Série B neste domingo (8), diante do Coritiba fora de casa. A partida acontece às 18h30 (horário de Brasília) no gramado do Estádio Couto Pereira.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo