Brasil

Muito mais do que Endrick: tudo o que você precisa saber sobre a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico

Estrela da Seleção Brasileira sub-23, Endrick não é o único nome para ficar de olho no Torneio Pré-Olímpico, que pode render mais um ouro

Nesta terça-feira (23), às 17h (horário de Brasília), a Seleção Brasileira sub-23 estreia no Torneio Pré-Olímpico diante da Bolívia sub-23, no Estadio Nacional Brígido Iriarte, na Venezuela, pela 2ª rodada do Grupo A. A equipe de Ramon Menezes é um dos 10 candidatos que brigam por duas vagas nos Jogos de Paris, que serão disputados na França entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

Atual bicampeão olímpico, o Brasil espera defender sua hegemonia no futebol. Para isso, a Amarelinha deposita suas fichas em Endrick, que é a grande estrela da Seleção Sub-23. O atacante tem sido destaque no Palmeiras e é esperado pelo Real Madrid após os Jogos de Paris. Contudo, o jogador de 17 anos não é o único nome para ficar de olho no Torneio Pré-Olímpico.

A Trivela traz tudo o que você precisa saber sobre a seleção brasileira antes da estreia no Pré-Olímpico.

Como funciona o Torneio Pré-Olímpico?

As 10 seleções sul-americanas sub-23, incluindo a Canarinho, foram divididas em dois grupos de cinco. O Brasil caiu na chave com Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai completam o Grupo B. A primeira fase vai até o dia 2 de fevereiro, e os países de cada bloco se enfrentaram entre si em partidas únicas.

As duas melhores seleções de cada chave avançam para o quadrangular final, cujos jogos serão realizados até o dia 11 de fevereiro. O campeão e o vice-campeão do Pré-Olímpico garantem vaga nos Jogos de Paris 2024. O Brasil disputará seus confrontos do Grupo A em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. Se avançar para a próxima fase, a Amarelinha disputará seus jogos em Barquisimeto, no Estádio Metropolitano.

Quem são os convocados pela seleção brasileira sub-23 para o Pré-Olímpíco?

  • Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Matheus Donelli (Corinthians);
  • Laterais: Kaiki Bruno (Cruzeiro), Khellven (CSKA) e Rikelme (Cuiabá)
  • Zagueiros: Ronald (Grêmio), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Michel (Palmeiras), Luan Patrick (Athletico-PR) e Lucas Fasson (Lokomotiv)
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Gomes (Coritiba), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), e Gabriel Pirani (DC United)
  • Atacantes: Marquinhos (Nantes), Geovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)

Os destaques brasileiros no Torneio Pré-Olímpico

Obviamente, o maior destaque do Brasil no Torneio Pré-Olímpico é Endrick. O centroavante foi o artilheiro do Palmeiras na conquista do Brasileirão Série A em 2023, com 11 gols em 31 jogos, sendo apenas 18 como titular. Brilhando cada vez mais entre os profissionais, a joia alviverde tem tudo para comandar a seleção brasileira sub-23 até às Olimpíadas de Paris.

Quem também tem tudo para fazer a diferença sob o comando de Ramon Menezes é John Kennedy. O atacante foi a grande sensação do Fluminense na última temporada, contribuindo ativamente para o título inédito da Copa Libertadores. O jogador de 21 anos disputou 52 partidas em 2023, quando também chegou a ser emprestado à Ferroviária, marcando 18 gols e distribuindo quatro assistências.

Vale ressaltar que o capitão da Canarinho é Andrey Santos, ex-Vasco e atualmente no Chelsea. O volante de 19 anos quer provar que já é uma realidade. Outros nomes conhecidos pelos torcedores brasileiros são o atacante, Gabriel Pec, que está de saída do Vasco para assinar com o LA Galaxy, o meia-atacante Maurício, do Internacional, e o volante Alexsander, do Fluminense.

Provável escalação da seleção brasileira para a estreia contra a Bolívia

Com base na preparação realizada na Granja Comary e nos treinos realizados na Venezuela, a provável escalação de Ramon Menezes para a estreia da seleção brasileira contra a Bolívia pela 2ª rodada do Grupo A do Pré-Olímpico é: Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Michel, Kaiki Bruno; Bruno Gomes, Andrey Santos, Mauricio; Marquinhos, John Kennedy e Endrick. A informação é da Placar.

Todos as partidas do Brasil Olímpico na busca por uma vaga nos Jogos de Paris

Além da seleção boliviana sub-23, o Brasil Olímpico enfrenta a Colômbia na próxima sexta-feira (26), às 20h (horário de Brasília). Já no dia 29 de janeiro, a seleção brasileira sub-23 encara o Equador, às 17h (horário de Brasília). Por fim, no dia 1 de fevereiro, o time de Ramon Menezes pega a Venezuela, às 20h (horário de Brasília).

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo