Pré-Olímpico: onde assistir, formato, jogos da Seleção Brasileira e mais
Seleção Brasileira estreia no Pré-Olímpico na próxima terça-feira (24), buscando classificação para defender bi das Olimpíadas
A primeira fase do torneio Pré-Olímpico, que garante uma vaga nas Olimpíadas de Paris, inicia neste sábado (20) com os confrontos entre Equador x Colômbia e Venezuela x Bolívia. A Seleção Brasileira, treinada por Ramon Menezes, já está na Venezuela, sede do torneio, mas só estreia na próxima terça-feira (23), quando enfrenta os bolivianos. O selecionado brasileiro busca se classificar para defender o título de atual bi-campeã olímpica, conquistados em 2016, no Rio de Janeiro (primeira medalha de ouro no futebol), e em 2021, em Tóquio.
Disputado pelas 10 seleções afiliadas à Conmebol, o torneio conta com dois grupos, onde os dois melhores avançam para um quadrangular, todos contra todos em jogos únicos, no qual as duas seleções em primeiros vão aos Jogos Olímpicos. Na última edição, a Argentina ficou na liderança e a Seleção Brasileira em segundo.
No Pré-Olímpico de 2024, o Brasil está no grupo A, ao lado de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador, seleções que jogarão no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas. A chave B, com jogos no Estádio Misael Delgad, em Valencia, tem Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru.
A fase inicial segue de amanhã até 2 de fevereiro, enquanto o quadrangular final é disputado nos dias 5, 8 e 11 de fevereiro na cidade Barquisimeto, mais especificamente no Estádio Metropolitano.
Ramon teve alguns problemas com a convocação, que passou por várias mudanças. O goleiro Andrew, os laterais Vinícius Tobias, Luan Cândido e Patryck, os zagueiros Kaiky Fernandes e Robert Renan e o meio-campista Danilo não foram liberados por seus clubes, enquanto o lateral/meio-campista Matheus Dias foi cortado por lesão (veja a convocação completa abaixo).
Nos primeiros treinos, o técnico do selecionado já definiu o time titular com Mycael; Khellven, Arthur Chaves, Michel e Kaiki Bruno; Bruno Gomes e Andrey Santos; Maurício, Marquinhos, John Kennedy e Endrick.
¡Las jóvenes figuras de Sudamérica están listas para salir a la cancha! ¡Comienza el #CONMEBOLPreolímpico! 😍
As jovens figuras da América do Sul estão prontas para entrar em campo! Começa o #CONMEBOLPreolímpico! ⚽️#CreeEnGrande | #AcrediteSempre pic.twitter.com/dpkKZDsZ5I
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) January 19, 2024
Os grupos do Pré-Olímpico
Grupo A
- Brasil
- Venezuela
- Colômbia
- Bolívia
- Equador
Grupo B
- Argentina
- Uruguai
- Chile
- Paraguai
- Peru
Todos os jogos da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico
- Brasil x Bolívia – 23/01 (terça-feira), às 17h (horário de Brasília);
- Brasil x Colômbia – 26/01 (sexta-feira), às 20h;
- Brasil x Equador – 29/01 (segunda-feira), às 17h;
- Brasil x Venezuela – 01/02 (quinta-feira), às 20h.
Veja a convocação da Seleção Brasileira
- Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras) e Matheus Donelli (Corinthians);
- Laterais: Khellven (CSKA) Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Rikelme (Cuiabá);
- Zagueiros: Luan Patrick (Athletico-PR), Lucas Fasson (Lokomotiv Moscou), Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu) e Michel (Palmeiras);
- Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Ronald (Grêmio), Bruno Gomes (Coritiba), Marlon Gomes (Vasco), Alexsander (Fluminense), Gabriel Pirani (DC United) e Maurício (Internacional);
- Atacantes: Marquinhos (Nantes), Giovane (Corinthians), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians), Endrick (Palmeiras) e John Kennedy (Fluminense).
Onde assistir?
Todas as partidas da Seleção Brasileira no torneio Pré-Olímpico serão transmitidas pelo SporTV, nos canais a cabo. O Globoplay, do mesmo conglomerado de mídia, é a opção via streaming.
Maiores campeões do Pré-Olímpico
As seleções já classificadas aos Jogos Olímpicos
A Conmebol é uma das últimas confederações continentais a definir seus classificados. Uefa, Concacaf, OFC (Oceania) e CAF (África) já tem seus representantes, que ocupam 10 das 16 vagas. Assim como a América do Sul, a AFC, da Ásia, ainda confirmará quem são seus classificados.
Veja os 10 classificados para as Olimpíadas de Paris, disputada entre julho e agosto desse ano.
- França (país-sede);
- Egito;
- Marrocos;
- Mali;
- República Dominicana;
- Estados Unidos;
- Nova Zelândia;
- Espanha;
- Israel;
- Ucrânia.