São Paulo já não tinha laterais, e agora perde dupla de zaga titular enquanto defesa não para de vazar
Arboleda e Diego Costa estão suspensos justamente quando o São Paulo vê a média de gols sofridos triplicar

Thiago Carpini perdeu seu lateral-direito titular, o reserva e o terceiro reserva para lesões nesta temporada. A situação é tão grave, que ele se viu obrigado a improvisar Bobadilla no setor nas duas últimas partidas, mesmo que o volante nunca tenha atuado na posição. Pode até parecer impossível, mas acredite, torcedor: a vida do sistema defensivo não só podia piorar, como de fato piorou.
Isso, porque a dupla de zaga titular, Arboleda e Diego Costa, virou desfalque do Tricolor para a partida contra o Guarani, no próximo domingo (25), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro, pelo Paulistão. O lateral-esquerdo Welington deve ser o único titular da linha defensiva à disposição na partida.
Os dois zagueiros estão suspensos por cartões recebidos no empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, no último sábado (17), no MorumBIS. Arboleda foi expulso na partida, após cometer uma falta em Tallison no segundo tempo – o árbitro sequer havia assinalado infração, mas depois reviu o lance no VAR e decidiu não apenas pela falta, como pelo vermelho direto para o equatoriano. Diego Costa, por sua vez, recebeu o terceiro amarelo minutos mais tarde, praticamente no lance seguinte, novamente por uma entrada em Tallison.

Baixas vêm no pior momento da defesa em 2024
A ausência da dupla de zaga titular coincide com aquele que é disparado o pior momento da defesa do São Paulo na temporada. A média de gols sofridos pela equipe simplesmente triplicou nos últimos três jogos, em comparação às seis primeiras partidas da temporada.
O Tricolor foi vazado cinco vezes nas derrotas para Ponte Preta (2 a 0) e Santos (1 a 0) e no empate com o Red Bull Bragantino (2 a 2) – uma média de 1,6 gol por partida. Antes, nos seis jogos anteriores, foram apenas três gols sofridos, com média de 0,5 por partida. Agora, Carpini terá de restabelecer a solidez de seu sistema defensivo com a dupla Alan Franco e Ferraresi. Luiz Gustavo também é opção.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Mas Carpini tem esperança de retornos contra o Guarani
Para não dizer que a situação é totalmente desesperadora, Carpini ao menos espera contar com alguns retornos de jogadores que estão no departamento médico para a partida contra o Guarani. E isso envolve um dos laterais-direitos. O treinador tem expectativa de que Igor Vinicius possa ficar à disposição. Ele se recupera de um edema muscular na coxa direita. Lucas Moura e Wellington Rato, outros dois jogadores que tratam problemas musculares, também têm chances de estar em campo em Campinas.
Tudo será decidido no decorrer desta semana – a primeira livre para Carpini desde o início da temporada. O treinador usará este período para descansar seus jogadores e fazer ajustes na equipe. Além, claro, de recuperar os jogadores lesionados.
– Se tem uma pessoa comemorando muito a semana aberta, sou eu. Primeiro pelo descanso, mas para poder recuperar mentalmente essa sequência de jogos. O São Paulo teve um início de temporada muito difícil, com uma decisão em 15 dias, e um clássico que nunca tinha vencido. Muita boa coisa acontecendo. O reflexo é isso. Sete jogadores no DM, dos sete, quatro ou cinco com jogadores muito grande. O bom é a gente aproveitar o máximo essa semana. Com possibilidade real de retornos de Lucas, Igor e Wellington Rato – diz o técnico.
Desfalques do São Paulo:
- Rodrigo Nestor (cirurgia no joelho esquerdo);
- Igor Vinicius (edema na coxa direita);
- Lucas Moura (lesão muscular na coxa esquerda);
- Rafinha (lesão na perna esquerda);
- Moreira (lesão muscular na coxa direita)
- Rodriguinho (entorse no tornozelo direito);
- Wellington Rato (lesão na coxa esquerda)
- Arboleda (suspenso);
- Diego Costa (suspenso).
> Os próximos jogos do São Paulo:
- 25/02/2024 – Guarani x São Paulo, às 18h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa;
- 28/02/2024 – Inter de Limeira x São Paulo, às 21h35 (horário de Brasília), no Mané Garrincha;
- 03/03/2024 – São Paulo x Palmeiras, às 20h (horário de Brasília), no MorumBIS.