Brasil

São Paulo sofre (e muito), mas vira sobre o Carajás e garante classificação antecipada na Copinha

São Paulo joga pouco e sai atrás no placar, mas consegue virada por 3 a 2 sobre o Carajás na Copinha

Após estrear com um goleada, o São Paulo esperava garantir a classificação antecipada à fase de mata-matas da Copinha neste sábado (6). Os são-paulinos só não contavam, porém, que voltariam a sofrer (e muito) para vencer o Carajás de virada por 3 a 2 na Fonte Luminosa, pela segunda rodada do Grupo 7 da competição. Pois o Tricolor inclusive voltou a sofrer com um Valdivia. Claro, não aquele chileno do Palmeiras que sempre infernizava o Tricolor em clássicos. Mas o homônimo camisa 20 do Carajás, autor do primeiro gol da equipe paraense, que chegou a abrir vantagem de dois gols em Araraquara no primeiro tempo.

Para azar dos azarões (com o perdão da redundância), o São Paulo reagiu, e como, no segundo tempo. O Tricolor se lançou ao ataque e construiu uma virada muito mais na base da vontade do que na organização. Faisal, Caio Matheus e Palmberg (meio sem querer, mas também vale) anotaram os gols do 3 a 2 que garantiu a classificação antecipada para os mata-matas.

Carajás surpreende um São Paulo perdido no primeiro tempo

Se esperava que o São Paulo entrasse em campo com uma postura imponente para dominar o jogo desde o primeiro instante – como aconteceu na estreia. Mas essa expectativa nunca esteve sequer perto de virar realidade. O Tricolor teve dificuldades na criação desde o início e pagou caro por seus erros de desconcentração no sistema defensivo. O Carajás que nada tinha a ver com isso tomou o controle da partida para si e se aproveitou do nervosismo crescente do adversário para abrir 2 a 0 em poucos minutos.

De fato, os dois gols da primeira etapa foram separados por um intervalo de apenas quatro minutos. Após cobrança de escanteio fechada aos 15, Valdivia apareceu no primeiro poste e desviou de primeira, quase sem ângulo. A bola passou por todo mundo e enganou o goleiro Leandro, que saía para fazer a defesa, antes de morrer nas redes. O segundo gol veio em nova falha do sistema defensivo são-paulino. Davi aproveitou o rebote e ampliou a vantagem para o Carajás, que já vencia por dois gols de diferença aos 19 do primeiro tempo.

A desvantagem no placar deixou o São Paulo ainda mais nervoso em campo. A equipe tinha dificuldades nas trocas de passe e parecia afobada para tentar diminuir o marcador. Tanto, que o Tricolor mal criou até o intervalo, salvo uma finalização do goleiro Leandro em cobrança de falta.

São Paulo evita vexame com reação no segundo tempo

O segundo tempo, este sim, foi como o esperado. O São Paulo se lançou ao ataque para buscar ao menos um empate para apagar (ou ao menos reduzir) o vexame do primeiro tempo. O Carajás, por sua vez, até tentou escapar em alguns contra-ataques, mas foi engolido pelo Tricolor: se limitou a defender com tudo o que podia. O problema é que esse “tudo” não foi suficiente para evitar a reação são-paulina.

Pois o São Paulo reagiu com a imposição que tanto se esperava dele no primeiro tempo. De fato. Foi muito mais na vontade e na força do que na organização ou na qualidade técnica. Aos 20, o ganês Faisal aproveitou cruzamento de Paulinho e descontou para um Tricolor que se lançou de vez ao ataque. De tanto pressionar, a equipe paulista conseguiu um pênalti já no final da partida. Caio Matheus converteu para anotar o que parecia ser um empate… Até Palmberg, já passados os 40 do segundo tempo, tentar cruzar e acertar o ângulo adversário. Menos mal que sem querer também vale.

São Paulo perde a liderança, mas está classificado; veja o próximo jogo

Mesmo com a vitória, o São Paulo perde a liderança do Grupo 7 da Copinha, mas está matematicamente classificado para a próxima fase, com seis pontos. A Ferroviária também venceu os seus dois jogos na chave e assumiu a liderança graças ao saldo de gols. Todas as partidas do grupo são disputadas em Araraquara.

  • Ferroviária x São Paulo – 9 de janeiro (terça-feira), às 19h15 (horário de Brasília)

Veja a lista completa de inscritos do São Paulo

  • Goleiros: Leandro, Felipe Preis e João Pedro
  • Laterais: Igor, Basile, Guilherme Reis, Felipe e Miranda
  • Zagueiros: Andrade, Lucas Loss, Kauê, Ythallo, Igão e Osório
  • Meio-campistas: Brian, Iba, Negrucci, Luiz Henrique, Ferreira, Mateus Amaral, Palmberg e Guilherme Batista
  • Atacantes: Ryan Francisco, Caio, Henrique, William Gomes, Faisal, Paulinho, Thierry e Takada
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo