Por que São Paulo não se preocupa com janela de apenas um reforço até agora
Marcos Antônio, que ainda nem estreou, é a única contratação do clube para o segundo semestre
O São Paulo tem até esta sexta-feira (9) para inscrever reforços para as oitavas de final da Libertadores. E salvo uma reviravolta de última hora, Marcos Antônio deve ser a única novidade na lista de inscritos a tempo do duelo com o Nacional, na próxima quinta-feira (15), em Montevidéu.
Até porque o volante — que ainda nem estreou pelo clube — é também o único jogador que chegou na janela de transferências do meio do ano.
A falta de contratações deixa torcedores preocupados nas redes sociais. Especialmente porque Luis Zubeldía já admitiu que o clube precisa de mais três peças de reposição: um zagueiro, um lateral-esquerdo e outro volante. Mas a ausência de reforços nesta janela não tira o sono da diretoria.
São Paulo não consegue fechar negócios com alvos no mercado e preocupa Zubeldía@eduardodeconto explica à Trivela como estão os bastidores do Tricolor, leia ⬇️https://t.co/VoH9vXIdw7
— Trivela (@trivela) August 2, 2024
Por que a diretoria não se preocupa com a janela
A avaliação dos dirigentes é de que o elenco atual é melhor do que o grupo montado para 2023. A diretoria entende que a janela para fazer investimentos era a do início do ano. E eles foram feitos.
Antes de Marcos Antônio, o clube fez seis contratações (veja abaixo). O suficiente para construir um plantel suficiente para os compromissos da temporada, na avaliação do presidente Julio Casares.
O São Paulo trata a janela de meio de temporada como o momento de fazer apenas negócios de ocasião em posições pontuais do elenco.
— Talvez as pessoas não prestem atenção que esse time foi montado na primeira janela. A segunda janela é de oportunidades, desde que não comprometam o orçamento. O São Paulo é muito sério nisso e faz o que é possível fazer. O elenco é mais forte do que o do ano passado. Nós fizemos uma janela em janeiro muito boa, muito competitiva — Julio Casares à Amazon Prime.
> Os reforços contratados pelo São Paulo em 2024
- Erick (atacante)
- Luiz Gustavo (volante)
- Bobadilla (volante)
- Ferreira (atacante)
- André Silva (atacante)
- Sabino (zagueiro)
- Marcos Antônio (volante)
São Paulo acumula frustrações na janela
Mesmo diante da tranquilidade do presidente, a verdade é que o São Paulo acumula negativas e frustrações nesta janela. E mesmo quando as negociações pareciam certas.
A negativa mais recente foi por Pol Fernández, volante do Boca Juniors pedido pelo treinador. O São Paulo chegou a acertar com o jogador, mas a negociação travou na liberação por parte do clube argentino.
Além disso, o Tricolor ainda não conseguiu avançar na contratação de Thiago Mendes após a pedida de 6 milhões de euros do Al Rayyan para liberar o jogador. Na lateral esquerda, o clube ainda vê Alex Sandro priorizar permanecer na Europa.
— O São Paulo é um clube que está numa reconstrução financeira. Não podemos fazer qualquer tipo de ação. Queremos o Thiago Mendes, ele também quer vir. Para o Alex Sandro, nós colocamos a nossa intenção e ele disse que ia jogar ainda na Europa portanto. (Pelo Pol), nós chegamos a fazer uma proposta, e o Boca não quer liberar. Se tiver uma possibilidade nós faremos mais sem nenhum tipo de aventura no sentido de comprometer o clube que está em reconstrução — Julio Casares.
Mas o caso mais emblemático para evidenciar os insucessos do São Paulo no mercado é o de Maurício Lemos. O Tricolor estava a detalhes de fechar a contratação de Maurício Lemos e até já preparava o anúncio do zagueiro uruguaio, mas desistiu do negócio devido a um desacerto entre o defensor e o Atlético-MG.
Até quando o São Paulo pode contratar jogadores?
A janela de transferências de meio de temporada abriu no dia 10 de julho e vai até o dia 2 de setembro. O São Paulo tem até esta data para reforçar o seu elenco de olho nas decisões da temporada.
> Próximos jogos do São Paulo:
- São Paulo x Atlético-GO — Brasileirão — domingo (11 de agosto), às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (pay-per-view);
- Nacional x São Paulo — Libertadores — quinta-feira (15 de agosto), às 19h (horário de Brasília) — Transmissão: Paramount + (streaming);
- Palmeiras x São Paulo — Brasileirão — domingo (18 de agosto), às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: a definir.