Brasil

São Paulo assina com a WTorre e dá primeiro passo para o Morumbi para 85 mil pessoas

São Paulo fecha o ano com mais um acordo gerador de receita para o seu estádio, desta vez para a ampliação do Morumbi

O São Paulo, que já havia vendido os naming rights e assinado contrato com a uma das maiores produtoras mundiais de shows, fechou, nesta sexta-feira (29), um acordo para reformar o estádio do Morumbi.

O contrato foi firmado com a WTorre, que reformou e administra o Allianz Parque, do Palmeiras, e tem um acerto com o Santos para também reformar a Vila Belmiro.

O acordo prevê modernização da arena até o fim de 2030, ano em que o clube tricolor vai comemorar o seu centenário. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela Trivela.

Pelo que se sabe do projeto, o estádio poderá receber shows para até 100 mil pessoas, depois de reformado. O contrato com a LiveNation prevê 20 grandes shows no estádio até 2025. O Morumbi também terá um anfiteatro modular para 20 mil pessoas e um estacionamento para dois mil veículos.

No contrato com a Wtorre, o São Paulo assegurou a prerrogativa de vetar datas de shows. O que indica que a WTorre terá com o São Paulo o mesmo tipo de acordo do Palmeiras, no qual a construtora, por meio de uma empresa própria (Real Arenas, no caso), também faz a gestão da agenda.

A construtora tem seis meses para apresentar um projeto, que será votado para aprovação no clube. A WTorre vai captar os recursos financeiros para viabilizar a reforma.

O “S” mais rentável do mundo do futebol

Ainda sem conhecer detalhes do acordo, é difícil imaginar algo mais rentável e confortável para o clube, pensando em acordos do tipo, do que o acerto com a Mondeléz, que mudará o nome do Morumbi para MorumBis por três anos.

Diferentemente de outros contratos de naming rights, o novo nome do estádio muda pouco o nome pelo qual o local já é conhecido.

O Allianz Parque, por exemplo, chamava-se oficialmente Estádio Palestra Itália, e popularmente, “Parque Antarctica”. O “Parque” do nome escolhido pela Allianz até faz certa alusão ao nome popular, mas insere sua marca de maneira ostensiva e direta.

A Neo Química Arena, assim como a Allianz, já começa por anglicizar o nome da casa do Corinthians, ao colocar a palavra “Arena” no fim da denominação oficial. A primeira palavra que se fala ao mencionar o estádio é a marca.

Já no Morumbi, a Mondeléz basicamente manteve o nome com o qual o estádio já é mundialmente conhecido, apenas mudando muito levemente a sonoridade e a grafia do termo.

Outro ponto diz respeito ao fato de o acordo apenas rentabilizar uma propriedade que já existe. Basicamente, o São Paulo só teve o trabalho de dizer “sim” à proposta.

Ativações de marketing

“Estamos muito felizes com a chegada da Mondelēz Brasil à nossa casa, que agora passará a ser o MorumBIS. O São Paulo é uma marca forte e global, assim como a nossa nova parceira. O Morumbi é um estádio vibrante e ao mesmo tempo tradicional, assim como BIS. A junção dessas duas potências é um casamento perfeito”, afirmou Eduardo Toni, diretor executivo de Marketing do São Paulo.

O contrato entre o clube e a companhia dos EUA prevê também a realização de ativações de marketing dentro e fora do Morumbi. Procurado pela Trivela, o Tricolor preferiu não comentar a negociação.

– É uma imensa felicidade fazer esse anúncio que para nós faz todo sentido. Sabe todos os momentos da nossa vida que pedem bis? Aqueles que queremos repetir e deixam um gostinho de quero mais? Então, assim será o MorumBIS. Mais uma música, mais um show, mais um gol, mais da torcida cantando junto – celebra Alvaro Garcia, VP de Marketing da Mondelēz Brasil.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
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