Entenda a estratégia do São Paulo para ‘sobreviver’ à altitude em decisão na Libertadores
Tricolor enfrenta a LDU nesta quinta-feira (15), em Quito, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores
Hernán Crespo até afirmou na entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo que o São Paulo entrará em campo com a “mesma ideia de jogo” para enfrentar a LDU nesta quinta-feira (18), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Casa Blanca, pela ida das quartas de final da Libertadores.
Mas o Tricolor deve mudar um pouco a sua estratégia para sobreviver na temida altitude de 2,8 mil metros de Quito, a capital do Equador.
— Eu joguei na altitude pela seleção. É um pouco diferente, mas a ideia de jogo é a mesma. Sabemos que é importante, mas a gente tem bola para jogar. Tenho confiança, mas sei que Libertadores nunca se sabe o que acontecerá — disse o treinador no último domingo (14).

A estratégia do São Paulo para vencer a altitude
O São Paulo deve entrar em campo com uma postura menos agressiva do que a habitual, não apenas para conter o ímpeto inicial da LDU, mas para que os jogadores se adaptem à altitude.
À medida que os atletas se acostumem com as condições, a ideia é que o São Paulo consiga sair mais para o jogo. Há um cuidado especial também com o desgaste por conta do ar mais rarefeito e preocupação também com os minutos finais da partida.
A palavra ouvida pela reportagem da Trivela é que a equipe precisa “sobreviver” nestes primeiros minutos de jogo. Não à toa. A LDU sustenta uma invencibilidade de 28 partidas em casa e está invicta como mandante em 2025.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Atenção no início e no fim
A preocupação com os minutos iniciais do primeiro tempo e com os minutos finais do segundo tempo também faz sentido.
A equipe equatoriana marcou nove de seus 35 gols como mandante em 2025 antes dos 30 da primeira etapa. E foram 16 gols marcados após os 25 minutos da segunda etapa.
Todos esses números fazem o São Paulo reviver o trauma de 2023, ano em que a equipe caiu para a LDU nos pênaltis nas quartas de final da Sul-Americana. No duelo de ida, o Tricolor perdeu por 2 a 1, mas foi pouco, diante do domínio dos equatorianos.
São Paulo precisou mudar logística para jogo em Quito
Além da dificuldade natural de se jogar a 2,8 mil metros de altura, o São Paulo ainda precisou alterar a sua logística para o jogo em Quito.
A ideia inicial do clube era embarcar rumo a Guayaquil, cidade ao nível do mar, na terça-feira (16) e ainda realizar um treino por lá na quarta (17) antes de seguir para Quito.
O problema é que obras na pista do aeroporto de Guayaquil forçaram o Tricolor a mudar seus planos.
O São Paulo viajará rumo a Quito na quarta-feira e passará a noite na capital equatoriana antes da partida.
Os próximos jogos do São Paulo
- LDU x São Paulo – Libertadores – quinta-feira, 18 de setembro, às 19h (horário de Brasília)
- Santos x São Paulo – Campeonato Brasileiro – domingo, 21 de setembro, às 20h30
- São Paulo x LDU – Libertadores – quinta-feira, 25 de setembro, às 19h
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.qui.



