Brasil

São Paulo traça plano para ter técnico campeão da Copinha no time principal

Allan Barcellos passou por todas as categorias de Cotia e é visto como um treinador para o futuro do clube

Campeão da Copa do Brasil sub-20 em dezembro de 2024, campeão da Copinha em janeiro de 2025. Allan Barcellos desfruta de merecidos dias de descanso após empilhar títulos pelo São Paulo.

O treinador viajou ao Rio Grande do Sul natal ainda no último sábado (25), horas depois de ver sua equipe vencer o Corinthians de virada por 3 a 2 na grande decisão no Pacaembu.

Assim que voltar a Cotia, o técnico retomará a rotina de trabalhos do time sub-20, já em preparação para o Campeonato Brasileio da categoria.

Mas ao que tudo indica, o trabalho de Allan Barcellos no CT de Cotia está com os dias contados.

— Hoje ele é técnico do Sub-20, está fazendo um grande trabalho, tem missões ainda aqui no Sub-20, mas o futuro mostra que ele pode ser útil em todas as hipóteses dentro do time profissional principal — Julio Casares, presidente do São Paulo.

São Paulo traça plano para Allan subir ao profissional

O coordenador técnico Muricy Ramalho já afirmou mais de uma vez que o São Paulo deveria formar não apenas jogadores, mas também treinadores em Cotia. Allan é hoje o maior expoente disso.

O gaúcho chegou ao time sub-12 em 2022 com apenas um pedido: gostaria de passar por todas as categorias da base antes de assumir o sub-20. E assim o fez.

Em dois anos e meio, ele passou também por sub-13, sub-14, sub-15 e sub-17 antes de assumir o sub-20 para comandar uma reformulação no ano passado.

O passo natural é subir para a comissão técnica do principal. E o presidente Julio Casares afirma que há um planejamento para que Allan “suba” em um futuro com prazo indeterminado.

— O Allan é um grande técnico, nós somos muito felizes com o trabalho dele, independente do resultado. Desde a época que o Alex estava aqui, nós já programávamos que o treinador do Sub-20 vai integrando gradativamente o profissional. Isso iria acontecer com o Alex, e deverá acontecer com o Alan, mesmo com o Zubeldia junto. Eu acho que isso é uma coisa que é um processo natural — Julio Casares.

Allan Barcellos, por sua vez, não tem pressa para dar o próximo passo em sua carreira. Em seu planejamento pessoal, o treinador estipulou que pretende ficar ao menos dois anos no time sub-20.

O foco total, claro, está nos compromissos restantes da equipe nesta temporada.

—  Eu não tenho essa pressa. Eu sou um cara muito ambicioso, mas não sou apressado. Eu nem tenho um ano de sub-20. Vou fazer no final de maio. Eu projeto desfrutar no mínimo dois anos no sub-20 — disse o treinador.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Não é só ganhar, é merecer

O trabalho de Allan Barcellos no São Paulo segue alguns princípios que ele chama de “inegociáveis” para seus jogadores.

Na principal categoria da base do clube, o treinador sabe que precisa aliar a formação dos garotos com resultados positivos.

É um trabalho de fomentar a mentalidade vencedora e fazer com que a equipe atue de acordo com o DNA do Tricolor.

— A gente fala muito sobre identidade tricolor, identidade de Cotia, o DNA do clube. São comportamentos chave que precisam estar presentes de uma maneira coletiva e também individual.

— Para que todos os atletas respeitem esses critérios inegociáveis em sua performance no que diz respeito à identidade do clube. Uma identidade competitiva, protagonista, que busca o tempo inteiro a vitória e o gol — Allan Barcellos.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo