Clássico do Vale entre Taubaté e São José acontece após nove anos; Duelo é recheado de muita tradição e história
Estádio Joaquinzão será o palco do 83º duelo entre as equipes de maior rivalidade na região do Vale do Paraíba

Taubaté e São José protagonizam o 83º Clássico do Vale na noite desta quarta-feira (21), em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista A2, no Estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, em Taubaté. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília). Em momentos distintos na competição, as equipes prometem um duelo nervoso e muito disputado por conta da intensa rivalidade entre as torcidas. Outro ingrediente que promete fazer do jogo um duelo à parte no campeonato é o fato dos times não se enfrentarem há nove anos.
O último confronto entre os times aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2015, em confronto válido pelo Campeonato Paulista A3. Na ocasião, São José e Taubaté ficaram no empate por 1 x 1, em jogo realizado no mesmo palco desta quarta-feira, o Estádio Joaquinzão. Este ano, a Águia do Vale faz uma campanha impecável na A2, somando dois empates e sete vitórias, sendo três seguidas, e liderança isolada com 23 pontos. Já o Burro da Central vem de uma sequência ruim de três derrotas consecutivas após seis jogos de invencibilidade.
A equipe do Taubaté é a nona colocada e neste momento está fora da zona de classificação para a próxima fase da competição. O Canal Futebol Paulista no YouTube transmite a este confronto ao vivo e com imagens, assim como todos os jogos da 10ª rodada do Campeonato Paulista A2.
Surgimento da rivalidade São José x Taubaté
O primeiro confronto entre São José e Taubaté data do dia 18 de abril de 1937. Na ocasião, os dois times disputaram um amistoso no Campo do Bosque, ainda como equipes amadoras, e o Burro da Central levou a melhor, goleando pelo placar de 5 x 0. Aliás, a primeira vitória da Águia do Vale no clássico aconteceu somente na 11ª edição do Clássico do Vale, em 1942, quando o time de São José dos Campos venceu o rival pelo placar de 2 x 1 em jogo disputado no antigo Estádio Martins Pereira.
Podemos separar o confronto entre São José e Taubaté em dois momentos distintos, já que os clubes se enfrentaram tanto na época do futebol amador como na era profissional dos clubes. Segundo informações do livro “A História de uma Rivalidade, de autoria de Alberto Simões e de Moacir dos Santos”, o primeiro período do confronto vai de 1937 até 1976, com 31 jogos disputados, com 17 vitórias do Burro da Central, sete empates e sete vitórias do Formigão do Vale, apelido dado ao São José em um primeiro momento.
A partir de 1977, o São José passou a ser chamado de Águia do Vale, o que marcou a segunda era do Clássico do Vale, válida até os dias atuais. Neste cenário foram disputados mais 51 jogos e a vantagem é do time de São José dos Campos, que venceu 17 vezes, contra 14 do rival, além de outros 20 empates.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Retrospecto geral do Clássico do Vale
Somando os dois períodos do confronto, São José e Taubaté se enfrentaram em 82 oportunidades. São 31 vitórias do Burrão, 27 empates e 24 triunfos do time joseense, em número de gols marcados, o time taubeteano marcou 120, enquanto a Águia do Vale balançou as redes em 80 oportunidades. Analisando somente o período em que os times se enfrentaram após a sua profissionalização, o Clássico do Vale aconteceu em 68 oportunidades.
O primeiro jogo profissional dos dois times aconteceu no dia primeiro de maio de 1964, no feriado do Dia do Trabalho. A partida terminou empatada pelo placar de 1 x 1 e a partir dali acendeu a rivalidade entre os times. De lá para cá foram 21 vitórias do Taubaté, 22 do São José e 25 empates.
Taubaté quer aproveitar o mando de campo para virar a chave na A2
Vindo de três derrotas consecutivas, o time treinado por Wilson Júnior quer apagar o mau momento dos últimos jogos e arrancar rumo à classificação a partir do confronto diante do líder do Campeonato Paulista A2. Um dos problemas enfrentados pelo treinador é a falta de entrosamento da equipe, que foi praticamente montada do zero, com a contratação de 25 jogadores para a atual temporada.
Alguns jovens que se destacaram na Copinha foram promovidos ao time principal também, o Burro da Central chegou até a terceira fase da principal competição de base do Brasil. A única mudança do time foi a saída do lateral-esquerdo Daciel, que não foi relacionado um jogo sequer e a chegada do meio-campista Gustavo Melo. Wilson Júnior terá o retorno de Eliandro, lateral-direito que esteve suspenso diante do Rio Claro na última rodada, na derrota do Burrão por 3 x 2 fora de casa.
Entretanto, Vitinho e Xavier estão no departamento médico e são dúvidas para o confronto de logo mais.
Provável escalação do Taubaté: Leandro; Eliandro, Pedro Vitor, Eduardo Grasson e Fernando Júnior; Khevin Fraga, Cleiton, Warian e Yamada; Alvinho e David Ribeiro. Técnico: Wilson Júnior.
Melhor visitante do Paulista A2, Águia do Vale pode encaminhar classificação nesta quarta
Ao contrário do Taubaté, o São José é o melhor time do Campeonato Paulista A2 em todas as frentes e se aproveitou da manutenção da base da equipe da última temporada para fazer uma campanha invejável até o momento em 2024. O time é o melhor mandante da competição com cinco vitórias em cinco jogos, e ao lado do São Bento e do XV de Piracicaba é também um dos melhores visitantes do campeonato com duas vitórias e dois empates.
Responsável pela melhor campanha de um clube no Paulistão A2 até a nona rodada nos últimos anos, os comandados de Ricardo Costa podem praticamente encaminhar a classificação às quartas de final nesta rodada. Restando cinco jogos até o final da primeira fase após esta rodada, o São José tem 11 pontos de distância para o Taubaté e pode aumentar a distância para 14 caso vença o seu rival nesta noite.
Na última rodada a Águia do Vale goleou o Comercial de Ribeirão Preto por 4 x 0 e deve manter o mesmo time para o duelo diante do Taubaté logo mais.
Provável escalação do São José: Ariel; Léo Pereira, Caio César, Léo Gobo e Rafael Verrone; Marzagão, Wagner Balotelli, e João Gabriel; Matheus Serafi, Nicholas e Jackson. Técnico: Ricardo Costa.
Prefeitura de Taubaté reforça a segurança para o clássico
Um forte esquema de segurança foi montado para garantir o conforto dos torcedores que irão até o Estádio Joaquinzão para acompanhar ao Clássico do Vale. Serão 150 policiais ao redor do estádio e na escolta dos torcedores do time visitante. Todos os profissionais são do 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e com o apoio da Cavalaria, Canil e Força Tática de São Paulo.
Cada torcida terá uma rota específica de chegada em forma de comboio. Os torcedores que chegarem até a entrada de Taubaté, receberão a devida orientação da Polícia Militar que vai indicar o melhor local para desembarque e estacionamento. Será proibida a entrada de torcedores munidos de rádios de pilha, guarda-chuva, qualquer tipo de recipiente, como garrafas ou latas e bandeiras de mastro