Brasil

São José faz campanha irretocável na Série A2 do Paulista e pode voltar para a elite estadual após 25 anos

Águia do Vale está invicta na disputada segunda divisão estadual com seis vitórias e dois empates

O São José Esporte Clube é o líder absoluto da Série A2 do Campeonato Paulista. Em oito jogos, a Águia do Vale soma seis vitórias e dois empates. Além disso, a equipe treinada por Ricardo Costa detém o melhor ataque da competição com 14 gols marcados e a melhor defesa com apenas três gols sofridos. O meia João Gabriel é o artilheiro do time na temporada, com quatro gols marcados e é a principal arma ofensiva da equipe, que joga em um 4-3-3 muito ofensivo e sólido defensivamente.

A principal virtude do São José para esta temporada foi ter mantido a base do time que foi vice-campeão do Paulista A3 e da Copa Paulista em 2023. A manutenção do trabalho de Ricardo Costa foi outro fator importante para que a Águia do Vale se mantivesse jogando em alto nível. Na última rodada da segunda divisão estadual, a equipe de São José dos Campos foi até Monte Azul Paulista e venceu a equipe da casa pelo placar de 2 x 0, somando sua segunda vitória consecutiva e abrindo três pontos de distância para o São Bento, vice-líder do campeonato.

Um dos fatores que chama a atenção em relação a esta campanha do São José é o nível técnico do Paulista A2, que é muito equilibrado. Tanto é que a distância do São Bento, vice colocado da competição, para a Portuguesa Santista, oitava colocada é de apenas cinco pontos. Neste momento, a Águia do Vale está voando alto e batendo qualquer adversário, independente se joga dentro ou fora de casa.

Chegou a hora de vencer um título?

O ano de 2023 foi até certo ponto traumático ao time do São José. A equipe de Ricardo Costa chegou nas finais do Campeonato Paulista A3 e foi derrotada pelo Capivariano, mas chegou próximo de conquistar o título. No jogo de ida, a Águia do Vale venceu o Leão da Sorocabana pelo placar de 1 x 0 em São José dos Campos, mas acabou perdendo o segundo jogo por 3 x 0, em Capivari, ficando com o vice-campeonato da competição.

Na Copa Paulista, da mesma forma, o São José ficou na segunda colocação do Grupo C, com os mesmos 23 pontos da Portuguesa, que ficou na frente da chave por conta do saldo de gols. Nas quartas de final, classificação sem sustos diante do Marília após duas vitórias, sendo na ida por 2 x 1 fora de casa e 4 x 0 no Estádio Martins Pereira, que se tornou um alçapão para a equipe ao longo destes dois anos.

Na semifinal, nova classificação tranquila, dessa vez diante do bom time do Grêmio Prudente. Na ida, empate por 1 x 1, na volta vitória por 2 x 0 em casa e classificação para a sua segunda final em 2023. Porém, o adversário da final foi a Portuguesa Santista, que levou a melhor em Santos, batendo a Águia do Vale por 1 x 0 e arrancando um empate heroico por 2 x 2 e até certo ponto improvável no jogo da volta em São José dos Campos.

A expectativa do torcedor com o futebol apresentado até o momento é de que o time do São José finalmente conquiste um título após chegar tão perto em duas oportunidades em 2023. É claro que a Série A2 do Paulista muda a sua configuração a partir das quartas de final e nem sempre o time que foi líder na primeira fase, segue em frente no mata-mata. Mas pelo que tem apresentado, o São José tem tudo para voltar a elite do futebol paulista após 25 anos.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Calendário cheio é mais um alento ao São José

Com o vice-campeonato da Copa Paulista, o São José terá a chance de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D no segundo semestre de 2023. A Portuguesa Santista, campeã da competição, optou por disputar a Copa do Brasil. Desde a década de 90 a Águia do Vale não sabe o que é disputar uma competição nacional deste porte e o calendário cheio em 2024 é mais um trunfo de toda a diretoria e comissão técnica do clube.

Em 1989, o São José foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série B e disputou a elite nacional em 1990, mas acabou rebaixado após terminar a primeira fase do torneio em 19ª lugar, em uma campanha com três vitórias, nove empates e sete derrotas.

Relembre a última vez em que o São José disputou o Paulistão

Vice-campeão paulista em 1989, o São José foi uma das maiores forças do futebol de São Paulo nos anos 80 e 90 e disputou a elite do futebol paulista pela última vez em 1999. Naquele ano, os times “grandes” não disputaram a primeira fase do Paulistão daquele ano, pois estavam na disputa do antigo Torneio Rio-São Paulo. Sendo assim os demais times da competição foram divididos em dois grupos com seis times, se classificando para a segunda fase da competição os quatro melhores de cada chave.

Os últimos de cada grupo seriam reunidos em um “quadrangular da morte” para definir os dois times que seriam rebaixados para a Série A2 do ano 2000. O São José acabou a primeira fase na quinta colocação do Grupo A, com apenas 11 pontos ganhos em uma campanha com duas vitórias, cinco empates e sete derrotas em dez jogos. No quadrangular que definiria os rebaixados, a Águia do Vale acabou fazendo uma campanha ainda pior, não venceu um jogo sequer e acabou rebaixado para a segunda divisão do futebol paulista.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo