O grupo que o Santos não faz mais parte: quem são os incaíveis mundo afora?
Pela primeira vez, o Santos vai disputar a Série B do Brasileirão, mas ao redor do mundo ainda existem os incaíveis
O Santos pela primeira vez disputará a Série B do Brasileirão. A queda sacramentada na última quarta-feira, com a derrota para o Fortaleza dentro da Vila Belmiro, faz o centenário clube da Baixada Santista deixar um seleto grupo de equipes que nunca saíram das respectivas elites dos campeonatos nacionais.
No Brasil, entre os clubes de maior popularidade, somente Flamengo e São Paulo ainda não caíram para a segunda divisão brasileira. Além dos finalistas da Copa do Brasil deste ano, o Cuiabá também nunca caiu da elite nacional desde a promoção, em 2021.
A lista pequena de times que nunca caíram se estende para as principais ligas do futebol mundial. Não ser rebaixado é algo raro até para grandes clubes, ainda mais em um cenário cada vez mais competitivo e que não perdoa erros administrativos; talvez, este, o grande pecado do Santos no Brasileirão 2023.
Argentina: Boca Juniors, Defensa y Justicia, Patronato e Central Cordoba
Nos confusos regulamentos, com diversas alterações de tempos em tempos, o Boca Juniors é o único grande a resistir na elite. O rebaixamento do River Plate em 2011, inclusive, tornou-se uma das maiores provocações dos xeneizes para com os rivais.
Além do Boca, Defensa y Justicia (2014), Patronato (2016) e Central Cordoba (2019) nunca mais retornaram à segunda divisão depois de chegarem ao topo do futebol argentino.
Inglaterra: ninguém
Sim, todos os clubes que pisaram na elite do Campeonato Inglês, incluindo os tradicionais do Big Six (Manchester City, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Tottenham), deixaram a elite do país pelo menos uma vez. São mais de 100 anos de liga na Inglaterra.
Itália: Internazionale e Sassuolo
Na Itália, somente a Internazionale nunca caiu para a Série B do país entre os grandes. Em 115 anos de história, a atual líder do calcio resiste na elite desde a primeira participação na primeira divisão.
A Inter teve a companhia da Juventus até 2006, quando a equipe alvinegra acabou rebaixada como punição ao escândalo Calciopoli – esquema de manipulação de resultados flagrado pelas autoridades.
O Sassuolo, que chegou à primeira divisão em 2013, também nunca retornou à Série B.
Espanha: Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao
Os gigantes Real Madrid e Barcelona jamais deixaram a elite do futebol espanhol nos seus mais de 100 anos de história. Os dois clubes possuem a companhia do Athletic Bilbao.
Mesmo com restrições para a contratação de jogadores, com a exigência de que tenham ligação com o País Basco, o que limita o mercado, o Bilbao resiste até hoje na primeira divisão espanhola.
Portugal: Benfica, Porto e Sporting
Em Portugal, vale a máxima provocativa de que “time grande não cai”. Em toda a história da liga do país, apenas os gigantes Benfica, Porto e Sporting permanecem ilesos ao rebaixamento.
Holanda: Ajax, PSV, Feyenoord e Utrecht
Os três gigantes holandeses, assim como os portugueses, jamais experimentaram o desgosto da queda para a segunda divisão. O Ajax começou a atual temporada flertando com o perigo e chegou a ocupar a lanterna da Eredivise pela primeira vez na história.
Além de Ajax, PSV e Feyenoord, o Utrecht também nunca caiu para a segunda divisão holandesa. Desde 1970, ano em que foi fundado, o clube permanece no cenário mais competitivo do país.
Alemanha: Bayern, Bayer, Wolfsburg, Hoffenheim, Augsburg, RB Leipzig e Union Berlin
Desde a criação da Bundesliga, na década de 1970, sete clubes jamais caíram de divisão. Clubes como os tradicionais Bayern e Bayer têm a companhia de equipes que chegaram ao topo há menos tempo, como Hoffenheim (2008), Leipzig (2016) e Union Berlin (2019).
França: PSG
Em um país com equipes tradicionais, apenas uma equipe jamais caiu de divisão: o PSG. O principal time do país nos últimos anos tem uma questão polêmica sobre essa disputa.
No início da década de 1970, o clube se dividiu em dois, e o Paris FC ficou com a vaga na elite. O PSG recomeçou na terceira divisão e alcançou a Ligue 1 em 1974. Desde então, nunca caiu.