Após acordo, Santos rescinde o contrato de Mendoza, que acerta transferência à Turquia
Adana Demirspor será o novo clube de Mendoza após a rescisão contratual com o Santos
Uma das piores contratações do Santos para 2023, o atacante Mendoza deixou a Vila Belmiro. Fora dos planos do técnico Fábio Carille, o colombiano fez um acordo com o Peixe e assinou, nesta segunda-feira (5), a sua rescisão contratual. Segundo o apurado pela Trivela, o jogador de 31 anos abriu mão de parte dos salários que tinha para receber até o encerramento do seu vínculo, que terminaria em dezembro de 2025, e irá ver o Alvinegro depositar a outra parte parceladamente. Os valores e o número de parcelas são mantidos em sigilo.
Livre no mercado, Mendoza já acertou a sua transferência para o Adana Demirspor, da Turquia. O Santos, que comprou o colombiano do Ceará, no início de 2024, manteve 20% dos direitos econômicos do jogador.
No futebol turco, Mendoza irá atuar na mesma equipe do atacante italiano Mario Balotelli, de 33 anos. Com 24 partidas disputadas na Super Lig, o Adana Demirspor ocupa a 9ª colocação, com 31 pontos conquistados. A liderança pertence aos arquirrivais Fenerbahçe e Galatasaray, que estão empatados com 63 pontos. O Fenerbahçe leva vantagem no saldo de gols.
Trivela antecipou o destino de Mendoza
Em 19 de janeiro, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, revelou, em entrevista coletiva, que Mendoza estava perto de ser negociado. O mandatário, no entanto, não revelou qual seria o destino do colombiano. A reportagem, então, apurou que o atacante tinha sido procurado por alguns clubes da Turquia, mas tinha conversas adiantadas com uma determinada equipe do país.
Depois de acertar tudo com o Adana Demirspor, Mendoza passou as últimas semanas negociando a sua rescisão com o Santos. E o entrave estava justamente nos valores que o jogador tinha para receber.
Mendoza não caiu nas graças da torcida
Com tudo resolvido, Mendoza, que teve o carro incendiado na porta do estádio após o rebaixamento do Santos no Brasileirão, encerra a sua passagem pela Vila Belmiro com 45 partidas disputadas, 10 gols e duas assistências distribuídas. Ele foi o vice-artilheiro do Santos na temporada passada atrás apenas de Marcos Leonardo – recentemente vendido ao Benfica -, que balançou as redes adversárias 21 vezes em 2023.
Segundo os seguranças do lado de fora da Vila Belmiro, um dos carros incendiados é do atacante Mendoza pic.twitter.com/pvJHFWvj0B
— Bruno Lima (@unollima) December 7, 2023
Apesar dos números, o colombiano não conseguiu agradar a torcida do Santos por conta da sua postura em campo. Por vezes aparentando descompromisso, o atleta foi bastante cobrado e, incomodado, chegou a discutir com torcedores.
Mendoza não seria aproveitado no Santos
Em razão do que demonstrou em campo na temporada passada, Mendoza iniciou 2024 ciente de que não seria aproveitado pelo técnico Carille. Por conta disso, o jogador passou praticamente o último mês treinando no período da manhã junto com os outros atleta que não estão nos planos da comissão técnica e da diretoria.
Só falta resolver a situação de Dodô
Com a rescisão de Mendoza, Dodô, entre aqueles que estavam no elenco profissional, é o único que tem o futuro indefinido. Antes do atacante, o Santos já havia definido as saídas de João Basso, por empréstimo, ao Estoril, de Portugal, e Lucas Lima, na semana passada, ao Sport.