Santos corre contra o tempo (e transfer ban) para inscrever Jorge e Brazão no Paulista
Santos precisa derrubar o transfer ban para inscrever Jorge e Gabriel Brazão na primeira fase do Campeonato Paulista

Proibido de registrar novos jogadores em razão do transfer ban aplicado pela FIFA, o Santos tem menos de uma semana para resolver a situação e inscrever o lateral-esquerdo Jorge e o goleiro Gabriel Brazão na primeira fase do Campeonato Paulista. O prazo estipulado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) se encerra no próximo dia 16. Se o Peixe não entrar em acordo com o técnico Fabián Bustos, que ganhou a ação na entidade máxima do futebol, até lá, os dois jogadores terão que torcer para a punição cair e eles serem registrados para as fases eliminatórias do Estadual.
O prazo para registrar jogadores nas quartas de finais, semifinais e final permanecerá aberto até o dia 15 de março, dois dias antes dos primeiros confrontos das quartas de final da competição. Líder isolado do Grupo A com 15 pontos, o time da Vila Belmiro está com a sua classificação encaminhada.
O Santos foi punido com o transfer ban por conta do não pagamento da multa rescisória e direitos de imagem a Bustos, demitido em julho de 2022. No julgamento da ação, a FIFA e o CAS condenaram o Peixe a indenizar o treinador em cerca de R$ 4 milhões. Irritado com o clube, Bustos está decidido a manter a queixa até receber o montante à vista. Ocorre que o Santos não dispõe desse valor no momento e ofereceu o valor em 10 parcelas.
Por que Jorge não foi inscrito no Paulista?
Contratado por empréstimo do Palmeiras, o lateral-esquerdo Jorge se apresentou ao Santos junto com a maior parte do elenco, em 6 de janeiro. Porém, diferentemente das outras contratações, o jogador não foi inscrito porque o Santos precisou renegociar as bases do contrato com o Alviverde.
JORGE ESTÁ DE VOLTA AO SANTOS! ⚪⚫
O Santos Futebol Clube segue ativo no mercado e acertou a contratação por empréstimo de um ano do lateral-esquerdo Jorge! O retorno do atleta será formalizado após realização dos exames médicos no início de 2024. ? pic.twitter.com/PrLtrniMx4
— Santos FC (@SantosFC) December 27, 2023
Ainda sem data para entrar em campo devido à lesão no joelho sofrida enquanto defendia o Fluminense, no ano passado, Jorge segue em tratamento com os médicos do Santos. Por isso, a cúpula alvinegro entrou em contato com a diretoria do alviverde pedindo a revisão do acordo.
A solicitação santista foi de que o Palmeiras arcasse com 100% dos salários do atleta até que o mesmo seja liberado para jogar. Fora dos planos do técnico Abel Ferreira, os dirigentes palmeirenses aceitaram tal condição para não perder o negócio e receber Jorge de volta.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Santos só irá pagar salários de Jorge após recuperação
Assim que o lateral-esquerdo voltar a jogar, o Santos irá arcar com aproximadamente 30% dos vencimentos mensais de Jorge até o final do empréstimo.
Diante de tal renegociação e do tratamento no joelho, o Santos demorou para inscrevê-lo. Quando entrou em acordo com o Palmeiras, o Peixe foi notificado pela FIFA sobre o transfer ban.
Gabriel Brazão chegou na semana da punição
Comprado da Internazionale, da Itália, por um valor simbólico, o goleiro Gabriel Brazão chegou ao Santos praticamente junto com o transfer ban. Na semana que o goleiro iniciou os treinamentos no CT Rei Pelé, o Peixe ficou proibido de fazer novos registros de atletas.
Diante disso, Brazão, contratado a pedido do técnico Fábio Carille, segue treinando com os demais companheiros, mas ainda sem saber quando poderá ser relacionado para os compromissos do Santos.